sábado, 29 de dezembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MEU PAÍS - IVAN LINS - COM GABARITO

Música(Atividades): MEU PAÍS

                      Ivan Lins

Aqui é o meu país
No seio da minha amada
Nos olhos da perdiz
Na lua da invernada
Nas trilhas, estradas e veias
Que vão do céu ao coração

Aqui é o meu país
De botas, cavalos, estórias
De yaras e sacis
Violas cantando glórias
Vitórias, ponteios e desafios
No peito do Brasil

Me diz, me diz
Como ser feliz em outro lugar?
Me diz, me diz
Como ser feliz em outro lugar?

Aqui é o meu país
Dos sonhos sem cabimentos
Aqui sou um passarim
Que as penas estão por dentro
Por isso aprendi a cantar, cantar
Voar, voar, voar

Me diz, me diz
Como ser feliz em outro lugar?
Me diz, me diz
Como ser feliz em outro lugar?

                              Composição: Ivan Lins e Vitor Martins

Entendendo a canção:
01 – Que sentimentos o autor demonstra pelo lugar em que vive?
      Um sentimento de grande afeto pelo seu país, lugar onde ele é feliz.

02 – Em sua opinião o que o autor quis mostrar quando disse: “Aqui é o meu país... / ... Nas trilhas, estradas e veias que vão / Do céu ao coração”.
      Ele quis mostrar que existe uma ligação direta entre as características do seu país e seus sentimentos.

03 – Identifique no texto um verso ou uma estrofe em que o autor reconhece a importância dos costumes para identificar seu país.
      “Aqui é o meu país / De botas, cavalos, estórias / De iaras e sacis / Violas cantando glórias”.

04 – Explique o que o autor quis dizer com a frase: “Me diz, me diz / Como ser feliz em outro lugar”.
      Que não consegue imaginar outro país onde pudesse ser feliz como é no seu país.

05 – Como é o seu país? Que sentimentos você tem por ele?
      Resposta pessoal do aluno.

Um comentário: