domingo, 2 de dezembro de 2018

POEMA: QUERO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema: Quero
           Carlos Drummond de Andrade

Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.

Ouvindo-te dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado,

No momento anterior
e no seguinte,
como sabê-lo?

Quero que me repitas até à exaustão
que me amas que me amas que me amas.
Do contrário evapora-se a amação
pois ao dizer: Eu te amo,
desmentes
apagas
teu amor por mim.

Exijo de ti o perene comunicado.
Não exijo senão isto,
isto sempre, isto cada vez mais.

Quero ser amado por e em tua palavra
nem sei de outra maneira a não ser esta
de reconhecer o dom amoroso. 
                                 Carlos Drummond de Andrade, in 'As Impurezas do Branco' 

Entendendo o poema:
01 – O poema mostra como o eu lírico se sente diante da paixão, do amor. Que estrofe do poema você “diria”, “declamaria”, “declararia” à pessoa amada? Transcreva-a.
      “Quero que me repitas até à exaustão
       que me amas que me amas que me amas.
       Do contrário evapora-se a amação
       pois ao dizer: Eu te amo,
       desmentes
       apagas
       teu amor por mim.”

02 – No poema, a descoberta do amor não determina ao eu lírico a certeza de sua realização.
a)   Como eu lírico se mostra em todo o poema?
O eu lírico se mostra desesperado de amor querendo uma “sincera” retribuição com um “eu te amo” na raiz da palavra.

b)   O que representa a pessoa amada para o eu lírico?
Representa tudo para ele, o seu amor, que é loucamente expresso no poema.

03 – O título “Quero” transmite um tom incisivo (insistente) ao poema e se repete três vezes ao longo do texto.
a)   O que essa repetição indica em relação ao comportamento do eu lírico?
Que ele está muito apaixonado e quer desesperadamente ouvir um eu te amo até a exaustão de seu amor.

b)   A primeira estrofe revela o desejo intenso do eu lírico de ouvir “eu te amo”. Como é transmitida essa intensidade?
Que ele quer ouvir eu te amo todos os dias de sua vida, de meia em meia hora, de 5 em 5 minutos.

c)   O tom incisivo do “quero” permanece em todo o poema? Justifique.
Sim, pois o poema exprime a sentimento louco do amor que o eu lírico querendo ser retribuído.

04 – Na segunda e terceira estrofes, o eu lírico declara sua insegurança quanto ao que o ser amado sente.
a)   Em que momento essa insegurança desaparece?
Na 6ª e 7ª estrofe.

b)   Que recurso linguístico é empregado na terceira estrofe para evidenciar a ideia de exaustão a que o eu lírico se refere?
Na repetição do verso “que me amas”.

05 – Na quarta estrofe, o eu lírico torna-se ainda mais incisivo e objetivo.
a)   Identifique a forma verbal que leva a essa conclusão.
“Exijo de ti...”. Forma do verbo na 1ª pessoa, exigindo, querendo o amor da amada, “imperativa”.

b)   Observa-se também o emprego do pronome isto três vezes. O que o uso desse recurso indica sobre o jeito de o eu lírico ver o amor?
Que ele quer o amor cada vez sempre ele que “isto”, que é uma coisa boa.

06 – O desfecho do poema nos remete a uma situação de dependência do eu lírico em relação ao que o outro sente.
a)   Como você interpreta o verso: “Eu te amoamoamoamoamo”?
Eu interpreto que ele quer que seu amor se repita até a exaustão, ou seja, que esse amor é imenso e intenso.

b)   O que sugere a ligação entre as palavras no verso “Eu te amoamoamoamoamo” sobre o momento vivido pelo eu lírico?
Que o eu lírico estava desesperado pelo amor da amada, e o eu te amoamoamoamoamo representa a intensidade do amor, que na 7ª estrofe o eu lírico vê que se seu amor não for correspondido como tal é que essa coleção de objetos de não amor.

07 – Em sua opinião, o que a disposição, número de sílabas e o número irregular dos versos nas estrofes, enfatizam sobre o sentido do texto?
      No texto que lemos o número de sílabas e estrofes não interfere em nada, pois o que verdadeiramente está enfatizado na poesia é o amor sincero e desesperado do eu lírico, que só quer amar e ser amado, não estando nem aí como resto, somente preocupado em expressar seu amor...





Nenhum comentário:

Postar um comentário