segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

TEXTO: ILUSTRE INJUSTIÇADO - REVISTA NOSSO AMIGUINHO - COM GABARITO

Texto: Ilustre injustiçado


       O coitado do corvo tem sido uma vítima de fofocas. Na literatura, nos desenhos animados, em ilustrações, ele está sempre ligado a figuras sinistras: bruxas, magos e malfeitores. Quando não, é o faminto destruidor de milharais e o terror dos agricultores.
        Na verdade, o corvo se nutre de moluscos e larvas que prejudicam as lavouras. Como é uma ave muito esperta, está sempre atenta à aproximação de caçadores e aves de rapina e faz o maior barulho para alertar outras espécies. Quando um companheiro seu se fere, o nobre pássaro se detém a ajuda-lo, coisa rara entre os outros emplumados.
        Por outro lado, ele é um tremendo imitador. Pode reproduzir com perfeição o cacarejar da galinha, o cocoricar de um galo e mesmo imitar um gato ou um cão. Um artista, não acham?

    Revista nosso amiguinho. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, ano 56, n. 199, 1990.
Entendendo o texto:
01 – Quais invenções e fofocas o povo criou a respeito dos corvos?
      Que são amigos de bruxas e malfeitores, que destroem plantações de milho.

02 – Nesse texto, o autor procura mostrar que o corvo não é malvado ou coisa parecida. Quais palavras ele usou para mostrar que essa ave tem uma fama injusta?
     Ilustre injustiçado, coitado, vítima de fofocas, ave muito esperta, nobre pássaro, um artista.

03 – Certos corvos imitam vozes de animais. Que outras aves também fazem isso?
      O papagaio, a arara, entre outras.
      Na Índia, há uma ave (o mainá) que imita vozes humanas melhor que o papagaio.

04 – O texto que você leu, extraído de uma revista para crianças, traz fatos reais ou imaginados sobre o corvo?
      Fatos reais, que podem ser comprovados cientificamente.

05 – Considerando a resposta da pergunta anterior, pode-se classificar esse texto como:
(   ) Literário.
(X) Jornalístico.

06 – Complete o quadro com as informações do texto lido. Você terá um texto organizado em itens, como uma ficha.

Características do corvo:
·        Come insetos que estragam lavouras.
·        Avisa seus companheiros...

... quando um caçador ou ave de rapina se aproximam.
·        Ajuda...

... os companheiros, quando estão feridos.
·        Imita...

... gato, galinha, cão, galo.
·        Sua voz é chamada crocito.

07 – Proponha outro título para o texto.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os Corvos; Uma ave injustiçada; etc.

08 – Que opinião você tinha sobre o corvo antes de ler esse texto? Mudou alguma coisa depois de lê-lo? O quê?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Quando nos referimos a um, dizemos “corvo”, mas quando se fala dois ou mais, a pronúncia do primeiro o muda de fechado para aberto, como se tivesse um acento agudo: “c[ó]rvos”.
Coloque as palavras abaixo no plural e repare que isso também acontece com elas.
·        Corpo: corpos.
·        Osso: ossos.
·        Fogo: fogos.
·        Ovo: ovos.
·        Olho: olhos.
·        Porto: portos.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário