Texto: Ilustre
injustiçado
O coitado do corvo tem sido uma vítima
de fofocas. Na literatura, nos desenhos animados, em ilustrações, ele está
sempre ligado a figuras sinistras: bruxas, magos e malfeitores. Quando não, é o
faminto destruidor de milharais e o terror dos agricultores.
Na verdade, o corvo se nutre de
moluscos e larvas que prejudicam as lavouras. Como é uma ave muito esperta,
está sempre atenta à aproximação de caçadores e aves de rapina e faz o maior
barulho para alertar outras espécies. Quando um companheiro seu se fere, o
nobre pássaro se detém a ajuda-lo, coisa rara entre os outros emplumados.
Por outro lado, ele é um tremendo
imitador. Pode reproduzir com perfeição o cacarejar da galinha, o cocoricar de
um galo e mesmo imitar um gato ou um cão. Um artista, não acham?
Revista nosso amiguinho.
Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, ano 56, n. 199, 1990.
Entendendo o texto:
01 – Quais invenções e fofocas o povo criou a respeito
dos corvos?
Que são amigos de
bruxas e malfeitores, que destroem plantações de milho.
02 – Nesse texto, o autor
procura mostrar que o corvo não é malvado ou coisa parecida. Quais palavras ele
usou para mostrar que essa ave tem uma fama injusta?
Ilustre injustiçado, coitado, vítima de
fofocas, ave muito esperta, nobre pássaro, um artista.
03 – Certos corvos imitam
vozes de animais. Que outras aves também fazem isso?
O papagaio, a arara, entre outras.
Na Índia, há uma ave (o mainá) que imita
vozes humanas melhor que o papagaio.
04 – O texto que você leu,
extraído de uma revista para crianças, traz fatos reais ou imaginados sobre o
corvo?
Fatos reais, que
podem ser comprovados cientificamente.
05 – Considerando a resposta
da pergunta anterior, pode-se classificar esse texto como:
( ) Literário.
(X) Jornalístico.
06 – Complete o quadro com
as informações do texto lido. Você terá um texto organizado em itens, como uma
ficha.
Características do corvo:
·
Come insetos que estragam lavouras.
·
Avisa seus companheiros...
... quando um caçador ou ave de rapina se aproximam.
·
Ajuda...
... os companheiros, quando estão feridos.
·
Imita...
... gato, galinha, cão, galo.
·
Sua voz é chamada crocito.
07 – Proponha outro título
para o texto.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os Corvos; Uma ave injustiçada; etc.
08 – Que opinião você tinha
sobre o corvo antes de ler esse texto? Mudou alguma coisa depois de lê-lo? O
quê?
Resposta pessoal
do aluno.
09 – Quando nos referimos a
um, dizemos “corvo”, mas quando se fala dois ou mais, a pronúncia do primeiro o
muda de fechado para aberto, como se tivesse um acento agudo: “c[ó]rvos”.
Coloque as palavras abaixo
no plural e repare que isso também acontece com elas.
·
Corpo: corpos.
·
Osso: ossos.
·
Fogo: fogos.
·
Ovo: ovos.
·
Olho: olhos.
·
Porto: portos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário