sábado, 29 de dezembro de 2018

NOTÍCIA: CAMINHÃO-CÂMERA - RENATO LISBOA - COM GABARITO

Texto: Caminhão-Câmera  

    CLICA PAISAGENS DA CIDADE
                                          
    A paisagem potiguar será captada nos próximos dois dias pela maior câmera fotográfica móvel do mundo: um caminhão-baú com sete metros de comprimento, uma verdadeira casa sobre rodas que percorre o Brasil desde Monte Roraima até Foz do Iguaçu, totalizando 5 mil quilômetros de viagem. Os lugares fotografados no Rio Grande do Norte ainda serão definidos.
        A ideia é do fotógrafo português Mica Costa-Grande, que é acompanhado no projeto “Brasil pelo buraco da agulha” pela sua mulher, a jornalista Sofia Salgado, e seus dois filhos.
        A família deve chegar hoje à tarde a Natal e começar amanhã sua expedição potiguar. O casal tem planos de mostrar as fotos em exposições no exterior e de editar um livro fotográfico com as imagens panorâmicas.
        Os papéis das fotos têm a dimensão de 3,7 m por 1,27 m. “Não há nada de enigmático no processo. O que tem de diferente é o tamanho da câmera e a sua mobilidade”, diz Salgado. Feitas as imagens, o material é enviado o mais rápido possível para São Paulo, onde é feito o tratamento das imagens.
        Os lugares que poderão ser registrados por Costa-Grande são os seguintes: o mirante da Av. Café Filho (em frente ao Tribunal de Contas do Estado); a Redinha; o Centro de Convenções; Areia Preta, ao lado do restaurante Tábua de Carne, com o orifício da “câmera” voltado para as dunas da Redinha; por último, a praia de Pirangi.

        Adaptado de: LISBOA, Renato. 23 jan. 2008. Disponível em: http://canindesoares.com /2008/01/23/caminhão-camara-clica-paisagens-da-cidade.
                                                                                                        Acesso em 28 abr. 2011.
Entendendo o texto:
01 – Caminhão câmera clica paisagens da cidade é uma notícia. Releia o texto procurando informações que respondam às perguntas a seguir:
a)   O que a notícia relata?
O caminhão-câmera do projeto “Brasil pelo buraco da agulha” chegará a Natal, a fim de fotografar a paisagem potiguar.

b)   Quem são as pessoas envolvidas no fato noticiado?
O fotógrafo Mica Costa-Grande e sua mulher, a jornalista Sofia Salgado.

c)   Onde aconteceu ou acontecerá o fato?
Os lugares que poderão ser fotografados são: o mirante da Av. Café Filho, a Redinha, o Centro de Convenções, Areia Preta e a praia de Pirangi.

d)   Quando aconteceu ou acontecerá o fato?
Nos dias 23 e 24 de janeiro de 2008.

e)   Por que aconteceu ou acontecerá o fato?
O casal pretende mostrar as fotos em exposições no exterior e editar um livro com as imagens panorâmicas.

02 – No título da notícia está presente o verbo clicar.
a)   Qual o sentido desse verbo no contexto do título?
Fotografar.

b)   Observe esta frase, retirada de um site: “Para saber mais sobre a programação de nossa emissora de televisão, clique aqui”. Nela, o verbo clicar tem o mesmo sentido que tem no título da notícia? Se não, que sentido é esse? Consulte o dicionário, se necessário.
Apertar um dos botões do mouse sobre um ícone, numa página de internet.

c)   O verbo clicar vem do substantivo clique (do inglês click), que é uma onomatopeia: procura reproduzir um ruído curto e leve. Baseando-se nessa informação, responda: nos dois contextos em que o verbo clicar foi usado nos itens acima, o que faz esse “ruído curto e leve”?
No caso do título da notícia, o botão da câmera fotográfica. No caso do item B, o botão do mouse.

03 – A notícia foi extraída de um jornal que circula principalmente no estado do Rio Grande do Norte e, particularmente, em Natal. Copie trechos do texto que revelem essa circunstância.
      O próprio título do texto, Caminhão-câmera clica paisagens da cidade, pode ser mencionado: só os habitantes locais sabem a que cidade ele está se referindo. O quinto parágrafo também pode ser mencionado, pois se refere diretamente a pontos turísticos locais, o que indica que são familiares ao leitor a quem a notícia se dirige.

04 – Você acha que essa notícia tem interesse para pessoas que não vivem no Rio Grande do Norte? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois o projeto “Brasil pelo buraco da agulha” é culturalmente amplo: por meio das fotos que o caminhão-câmera fará tanto no Rio Grande do Norte quanto em outros estados brasileiros todos poderão conhecer um pouco mais sobre nosso país.


Um comentário: