domingo, 2 de dezembro de 2018

TEXTO: JUVENTUDE: A UTOPIA DA ONIPOTÊNCIA - FLÁVIO GIKOVATE - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: Juventude: A utopia da onipotência
    
   Flávio Gikovate

        – Para derrotar o medo, alguns jovens acreditam ser imunes a qualquer perigo. Vestem a couraça da onipotência e põem em risco seu futuro e sua vida. Até que um dia descobrem porque não são “imortais”.
        A adolescência é uma fase extremamente difícil da vida. Talvez a mais difícil. Temos que nos comportar como adultos sem dispor de cacife para isso. Temos que ser fortes e independentes quando ainda nos sentimos inseguros e sem autonomia de voo. Temos que mostrar autoconfiança sexual, mesmo sendo totalmente inexperientes. Temos que formar um juízo a nosso respeito – se possível positivo –, mas nos falta a vivência para aprofundar o autoconhecimento. Enfim, temos que ser ousados e corajosos, embora a cada passo surja o medo para nos inibir.
        O que fazer? Frente a tantas incertezas, acabamos seguindo os modelos sugeridos pela própria cultura. Passamos a imitar nossos heróis, “travestindo-nos” de super-homens e de mulheres maravilha. Assim, encobrimos nossas dúvidas e inseguranças. Elas que sejam reprimidas e enviadas para o porão do inconsciente. Nós seremos os fortes e destemidos, para nós nada de errado ou ruim irá acontecer. Construímos uma imagem de perfeição, de criaturas especiais, particularmente abençoadas pelos deuses. Resultado: nos sentimos onipotentes e, a partir daí, não há coisa no mundo que possa nos aterrorizar, uma vez que estamos revestidos de proteções extraordinárias.
        Este “estado de graça” irá perdurar por um tempo variável. É um período bastante complicado para as pessoas que convivem com o jovem, pois ele sabe tudo, faz tudo melhor, acha todo o mundo “alienado” e “burro”. Só ele é competente e sábio. No entanto, para o próprio jovem, a frase parece muito positiva. Ele, finalmente, se sente bem, forte, seguro e não tem medo de experimentar situações novas. Pode montar o cavalo mais selvagem com a certeza absoluta de que não cairá em hipótese alguma. Mais tarde, quando não for mais tão ousado e confiante, se lembrará dessa época da vida como a mais feliz. Afinal de contas, a sensação de euforia é sempre inesquecível.
        Na verdade, ninguém teria nada contra a onipotência, se ela correspondesse à realidade. Porém, não é isso que os fatos nos ensinam. Sabemos que, entre os jovens, são exatamente os mais confiantes aqueles que se envolvem em todo tipo de acidentes graves, quando não fatais. São estes jovens que dirigem seus carros na estrada, durante a madrugada, com o “pé na tábua”. Não sentem medo porque “é óbvio que os pneus não irão estourar” e “é lógico que não irão adormecer ao volante”. São estes jovens que saem de uma festa e, alcoolizados, vão a toda a velocidade para a praia. Sua “imortalidade” só é desmentida por um acidente fatal. Aliás, para ser sincero, parece incrível que não ocorra um maior número de acidentes.
        Alguns jovens, onipotentes e filhos diletos dos deuses, andam de motocicleta sem capacete. Desafiam a chuva e o asfalto molhado, depois de usar tóxicos ou ingerir álcool. Fazem curvas superperigosas. Não se intimidam porque “para eles nada de mal irá acontecer”. E morrem ou ficam paralíticos, interrompendo vidas que poderiam ser ricas e fascinantes. Estes mesmos jovens utilizam drogas em doses elevadas, porque se julgam imunes aos riscos da overdose e suas graves consequências. Chegam a compartilhar seringas, ao injetar tóxicos na veia, pois “é claro que não terão AIDS”. E, pela mesma razão, continuam a ter relações sexuais com parceiros desconhecidos, sem sequer tomar o cuidado de usar camisinha.
        Aqueles que não morrem ou não ficam gravemente doentes, um dia acordam desse sonho em que flutuavam em “estado de graça”. Acordam porque lhes aconteceu algo: aquele acidente considerado impossível. Caíram do cavalo. Eles também são mortais! Então, tomam consciência de toda a insegurança e de toda a fragilidade que os levaram a construir a falsa armadura da onipotência. Ao se tornarem criaturas normais, sentem-se fracos. Antes era muito melhor. Sim, mas era tudo mentira. Agora, o mundo perdeu as cores vibrantes da fantasia. Vestiu os meios-tons da realidade. Eles não conseguiram domar o cavalo selvagem e foram derrubados no chão. Terão de aprender a cair e se levantar. Terão de aprender a respeitar mais os cavalos! Terão de saber que todas as doenças, todos os acidentes, todas as faltas de sorte poderão persegui-los. E – o que é mais importante – terão de enfrentar com serenidade a plena consciência de que são vulneráveis. Este é um dos ingredientes da maturidade: ter serenidade na viagem da vida, mesmo sabendo que tudo pode nos acontecer.

                                                                             Flávio Gikovate
Entendendo o texto:

01 – O autor expõe as incertezas da adolescência e os métodos usados para enfrentar essa fase e atingir um “estado de graça”. No que constitui esse estado?

      Em um sentimento de onipotência, pois os adolescentes se acham revestidos de proteções extraordinárias.

02 – A onipotência da adolescência é real? Explique.

      Não é real, pois com o passar do tempo eles tomam consciência de sua fragilidade.

03 – O que o autor quer dizer sobre a adolescência com a frase: “Eles não conseguiram domar o cavalo selvagem e foram derrubados no chão”?

      Eles não conseguiram dominar a euforia e perceberam não ser onipotentes e sim vulneráveis aos acontecimentos.

04 – Qual é um dos ingredientes da maturidade? Você concorda com o autor? Por quê?

      Levar a vida com serenidade. Resposta pessoal do aluno.

05 – Flávio Gikovate, médico psiquiatra, discute nesse texto um problema relacionado ao jovem adolescente. No 1° parágrafo, várias vezes é empregada a 1ª pessoa do plural, como em "Temos que nos comportar como adultos [...]". A quem o autor se refere, ao empregar a 1ª pessoa?

      O autor se refere aos adolescentes.

06 – Com o emprego repetido do verbo ter, o 1° parágrafo passa a impressão de que cada um de nós tem de apresentar uma série de comportamentos exigidos pela sociedade. Observe alguns deles, enumerados pelo autor:

• Comportar-se como adulto.

• Mostrar autoconfiança sexual.

• Ter ousadia e coragem.

• Ser forte e independente.

• Formar um juízo de si mesmo.

Por que esses comportamentos são exigidos socialmente?

      Esses comportamentos são exigidos socialmente porque todos já esperam que não nos comportamos mais como crianças, mas como os adultos.

07 – Releia este trecho:

        "Frente a tantas incertezas, acabamos seguindo os modelos sugeridos pela própria cultura. Passamos a imitar nossos heróis, 'travestindo-nos' de super-homens e de mulheres maravilha."

Com base no 2° e no 3° parágrafos, responda:

a)     Que relação o autor estabelece entre o sentimento de onipotência do jovem e os modelos culturais?

Se sentem bem, forte, seguro e não tem medo de experimentar situações novas.

b)     Como é, para os familiares, conviver com um jovem que vive em "estado de graça"? Por quê?

Complicado, pois os jovens acham que sabem tudo, fazem tudo melhor e acham todo mundo burro.

08 – No 4° parágrafo, o autor afirma que "ninguém teria nada contra a onipotência, se ela correspondesse à realidade". Com esse comentário, Gikovate quer dizer que a sensação de onipotência é positiva ou negativa? Explique por quê.

      A sensação de onipotência é negativa, pois os jovens mais confiantes são aqueles que se envolvem em graves acidentes ou fantasias.

09 – No 5° parágrafo, no trecho "Alguns jovens, onipotentes e filhos diletos dos deuses [...]", o autor faz uso da ironia — uma figura de linguagem que leva à inversão do sentido comum das palavras — ao empregar a expressão filhos diletos dos deuses. Que efeito de sentido essa ironia causa no texto?

      O sentido causado por essa ironia é de que eles são imortais, por isso filhos prediletos dos deuses.

10 – Observe e compare estes dois trechos:

        "Pode montar o cavalo mais selvagem com a certeza absoluta de que não cairá em hipótese alguma." (3° parágrafo)

        "Caíram do cavalo. Eles também são mortais! [...] Eles não conseguiram domar o cavalo selvagem e foram derrubados no chão. Terão que aprender a cair e se levantar. Terão que aprender a respeitar mais os cavalos!" (Último parágrafo)

Em ambos os trechos, o autor usa a mesma imagem: a do cavalo e do cavaleiro.

a)   Em qual deles a imagem tem sentido denotativo e em qual tem sentido conotativo?

No último parágrafo ele é vulnerável (denotativo) e no 3° parágrafo ele é o melhor e domina tudo (conotativo).

b)   No trecho conotativo, além do sentido comum, que outros sentidos ganham:

• O cavalo selvagem?

Refere-se ao seus limites.

• A queda do cavalo?

Mostra que ele não respeitou seus limites e aconteceu o que ele achou que nunca aconteceria com ele.

• O respeito ao cavalo?

Fala que ele deve respeitar seus limites.

11 – No último parágrafo, o autor compara a vida a uma viagem, na qual um dia todos nós acordamos de em sonho e saímos do "estado de graça" em que nós achávamos.

a)    É fácil para o viajante abandonar o "estado de graça"? Por quê?

Não é fácil, porque quer dizer que eles perderam algo... a imunidade.

b)    De acordo com o texto, qual é o requisito fundamental para fazer a "viagem da vida" de modo tranquilo?

A serenidade.

12 – O texto foi publicado em Claudia, uma revista dirigida principalmente ao público formado por mulheres adultas.

Considerando o público a que se destina a revista, indique qual dos itens a seguir expressa a finalidade principal do texto:

a)   Orientar os pais sobre como envelhecer e como lidar com os filhos que chegam à maturidade.

b)   Explicar psicologicamente o que ocorre com o jovem adolescente na transição para a maturidade e orientar os pais sobre como lidar com os filhos nessa fase.

c)   Informar cientificamente o que ocorre com os jovens durante a transição para a maturidade e orientá-los sobre como aproveitar melhor os aspectos positivos dessa fase. 

d)   Instruir pais e filhos sobre como devem agir durante esse período em que os jovens se sentem onipotentes.

 


Um comentário:

  1. Retire do texto uma frase uma oração em um período? Alguém me ajudar

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