terça-feira, 24 de julho de 2018

FÁBULA: A PALHA E O FÓSFORO - JON SCIESZKA - COM GABARITO

Fábula: A palha e o fósforo
              Jon Scieszka


        As férias estavam terminando. A Palha tinha feito tudo o que se podia imaginar. Já estava entediada. Resolveu ir brincar com alguém de quem a aconselharam a manter distância.
        -- “Vamos jogar damas”, propôs a Palha.
        -- “Tudo bem. Eu jogo com as brancas, eu começo, eu faço dois movimentos e você um”, falou o Fósforo.
        -- “Esqueça”, disse a Palha. “Vamos jogar pingue-pongue.”
        -- “Tudo bem. Eu fico com a melhor raquete, eu saco primeiro e você tem que jogar com um olho fechado”, falou o Fósforo.
        -- “Nem pensar”, disse a Palha. “Acho melhor a gente assistir TV.”
        -- “Tudo bem. Você senta no chão, e eu no sofá; eu fico com o controle, e vemos o que eu quiser”, falou o Fósforo.
        -- “Acho que minha mãe está chamando”, disse a Palha. “Tchau!”
        Moral: Não brinque com fósforos.

                  Jon Scieszka. Sapos não andam de skate: novas fábulas com novas morais. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2001.
Entendendo a fábula:
01 – Se você estivesse no lugar da Palha, como agiria em relação ao fósforo?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Em sua opinião, esse texto apresenta humor, isto é, é engraçado, divertido? Explique por quê?
      Sim. Porque os personagens escolhidos e as situações por eles vividas podem ser considerada engraçadas, bem-humoradas.

03 – Por que foram escolhidos os elementos palha e fósforo para serem os personagens dessa história?
      O autor escolheu a Palha e o Fósforo para serem personagens desta fábula, devido à fragilidade do elemento palha em relação ao elemento fósforo.

04 – Qual foi a maneira encontrada pela Palha para se livrar do Fósforo?
      Dizer que a mãe estava chamando.

05 – Em sua opinião, essa fábula critica o comportamento de algumas pessoas? Caso diga que sim, explique de que tipo de pessoas.
      Sim. Todas as pessoas que querem ter vantagens em tudo.

06 – Vamos reler a moral da fábula. “Não brinque com fósforos.” O que você entendeu por meio dela?
      É uma advertência, pode causar um incêndio. A frase também pode ser entendida literalmente ou textualmente, ou, ainda pode-se fazer uma outra leitura: Não se relacione com pessoas mandonas, opressoras e que querem ficar em vantagem em tudo.

07 – Você gostou do texto? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Para você, por que o texto lido pode ser considerado uma fábula? Justifique sua resposta.
      É considerado uma fábula porque utiliza-se de seres não-humanos, dando-lhes características humanas para transmitir um ensinamento.




TEXTO: AUMENTAM CASOS DE CIRROSE NA INFÂNCIA - COM GABARITO

Texto: Aumentam casos de cirrose na infância

      O Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem atendido diversas crianças com graves lesões no fígado causadas pelo consumo excessivo e constante de bebidas alcoólicas

        O menino M. S. tem oito anos e está com cirrose. Os médicos diagnosticaram como causa o consumo abusivo de bebida alcoólica. Criado numa família serrana de origem italiana, o garoto bebe vinho desde quando tinha dois anos de idade. Costume introduzido pelo pai, um pequeno agricultor e fabricante de graspa (aguardente de uva). “Homem se cria assim”, costumava alardear o colono.
        A cirrose que atinge M. S. não é um caso isolado. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem atendido vários outros meninos em situação semelhante, por força de um hábito imposto pelos pais.
        A médica Themis Reverbel da Silveira, que trabalha na unidade de Gastroenterologia pediátrica do Clínicas, revela que o ambulatório do hospital registrou recentemente seis casos de cirrose hepática em crianças. Destes, dois tinham fortes indícios de terem sido provocados por excessiva ingestão de álcool. “Esses dados estatísticos são preocupantes e revelam uma tendência”, constata a especialista.
        Intrigada com o crescimento no número de graves problemas hepáticos na infância e com indícios de consumo de álcool, Themis Reverbel coordenou há pouco um estudo realizado em Flores da Cunha, município da região de colonização italiana do Rio Grande do Sul. A pesquisa concluiu que mais da metade das crianças pesquisadas ingere bebidas alcoólicas de forma regular.

        CHUPETA COM VINHO – Além de Themis, que coordena o curso de pós-graduação em Pediatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o trabalho contou com a participação dos médicos porto-alegrenses Leandro Batista Azevedo, Adelírio Bolzzoni e Mauro Soibelman. Bastou um contato pessoal para que os especialistas percebessem que a maioria das crianças tinha um hábito em comum: a ingestão d bebidas alcoólicas, em quantidades variáveis.
        Os médicos visitaram 92 domicílios da zona rural de Flores da Cunha. As entrevistas foram realizadas em casas onde havia pelo menos um morador com idade inferior a 15 anos. As perguntas não eram diretas, para evitar constrangimento aos entrevistados.
      O resultado é preocupante. Algumas crianças são introduzidas no hábito aos dois anos de idade, com uma chupeta embebida em vinho, dada para facilitar o sono. A maioria dos entrevistados tina seis anos de idade e já estava acostumada a tomar alguns copos de vinho por semana. Outros declararam ingerir grandes quantias, como um menino que toma até 1,3 litro da bebida por semana.

        ADEGA FAMILIAR – Foram entrevistadas 41 crianças e 24 delas admitiram tomar vinho com regularidade. Destas, 11 declararam que o costume foi introduzido antes dos três anos de idade. Outros 11 começaram a beber entre os quatro e sete anos de idade, apenas três provaram a bebida pela primeira vez após os oito anos. A maioria (67%) admitiu que bebia apenas vinho.
        Um dado demostra que a disponibilidade da bebida facilita o hábito; 71% das crianças que bebem de forma costumeira vivem em residências onde existe produção de vinho. Entre famílias onde a bebida não é produzida, o consumo atinge apenas 45% das crianças.
         Os dados da pesquisa parecem indicar que os menores de 15 anos oriundos da região de colonização italiana podem constituir um grupo de risco para problemas relacionados ao consumo de álcool. “Não podemos dizer que estas crianças são alcoolistas, até porque o consumo varia de pessoa para pessoa e não ficou comprovada dependência em relação à bebida”, ressalva Themis Reverbel da Silveira. A intenção é ampliar a pesquisa, verificando qual o porcentual de entrevistados que apresenta lesões relacionadas ao hábito de ingerir derivados alcoólicos e até investigar possíveis defeitos genéticos oriundos deste costume.
                                                Humbaerto Trezzi, Zero Hora (Porto Alegre).
Entendendo o texto:
01 – O que é cirrose?
      Doença crônica do fígado.

02 – Os médicos diagnosticaram – o que significa diagnóstico?
      Determinaram qual é a doença.

03 – Se a família é serrana, onde ela mora?
      Na serra, nas montanhas.

04 – O que quer dizer alardear?
      Divulgar, propagar, dizer em voz alta.

05 – O que trata a unidade de gastroenterologia pediátrica?
      Estômago e intestinos, de crianças.

06 – Esclareça o que é um ambulatório.
      É o lugar onde se atende paciente externo.

07 – Hepática é um adjetivo que se refere a fígado.

08 – Ingestão é o ato de ingerir. Um sinônimo de ingerir:
      Engolir.

09 – O que é tendência?
      Inclinação, propensão.

10 – Como é estar intrigada?
      Estar preocupada, desconfiada.

11 – Esclareça o que é constrangimento.
      Acanhamento, desagrado, insatisfação.

12 – O que é adega?
      Onde se guardam bebidas ou onde se fabricam bebidas.

13 – Qual o sentido de disponibilidade?
      Que está à disposição, está disponível.

14 – Um sinônimo de oriundos.
      Originários, vindos.

15 – Explique o que é grupo de risco.
      É um conjunto de pessoas com maior probabilidade de se tornarem alcoólatras, no caso.

16 – O que são defeitos genéticos?
      São defeitos de nascença.

17 – Como você e seus familiares se portam com relação a bebidas alcoólicas?
      Resposta pessoal do aluno.

18 – Você conhece alguma criança com problemas de alcoolismo? Comente.
      Resposta pessoal do aluno.


CONTO PARA SÉRIES INICIAIS: FORMIGUINHA DA ROÇA - COM GABARITO


Conto: Formiguinha da roça


        Formiguinha da roça
        Endoideceu.
        Com uma dor de cabeça
        Que lhe deu.

        Ai, pobre
        Ai, pobre formiguinha!
        Põe a mão na cabeça
        Ele faz assim ...e faz assim.
                                              Bia Bedran
Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “formiguinha da roça”.



02 – Qual é o personagem principal da história?
      A personagem principal é a formiguinha.

03 – Quem é o autor do texto?
      A autora do texto é Bia Bedran.

04 – Por que a formiguinha da roça endoideceu?
      Endoideceu com uma dor de cabeça que lhe deu.

05 – O que a formiguinha fazia para mostrar que estava com dor de cabeça?
      Colocava a mão na cabeça.

CONTO PARA SÉRIES INICIAIS: TADEU E ELIANA VÃO PARA A ESCOLA - COM GABARITO


Conto: Tadeu e Eliana vão para a escola


         Doli vê os meninos e late, ela quer ir com os meninos a aula.
         Tadeu diz:
         -- Doli, cães não vão à escola.
         Eliane fica com pena, por isso pega sua cadela no colo e a leva para dentro de casa.
         Doli sobe na janela e fica lá até os meninos voltarem da escola.

                                                       Publicado por Acessaber.

Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      Tadeu e Eliana vão para a escola.

02 – Quais são os personagens da história?
      São Tadeu, Eliana e Doli.

03 - Quem é Doli?
      Ela é a cadelinha das crianças.

04 – Por que a Doli fica latindo?
      Doli late porque quer ir com as crianças para a escola.

05 – Enquanto as crianças estão na escola o que faz Doli?
      Ela sobe na janela e fica lá até os meninos voltarem.


segunda-feira, 23 de julho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): À VONTADE - IVETE SANGALO (PART. WESLEY SAFADÃO) COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Á Vontade
                                  Ivete Sangalo (part. Wesley Safadão)
Vai começar      
A banda dando acordes de uma canção
Casais preparam pra entrar no salão
Anunciando que não dá pra parar
Ôôô, não para

Do lado daqui
Meu coração dispara só de te ver
E eu fingindo que você não está lá
Mas o balanço já começa a envolver
Ôôô, não para

Acenou de lá, dei um tchau daqui
Sugerimos um bate papo
Vou me apaixonar, tô ficando a fim
Só Deus sabe onde a noite vai dar

A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
 

A dançar

A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar

Muito prazer
Eu quero ver você mexer sem parar
Me aperte, vem colar seu rosto no meu
Segure firme, então, comece a girar
E não para

Mais uma vez
Me envolva nos seus braços, quero sentir
O seu calor numa dança bem sensual
E se prepare, eu vou querer outra vez
Ôôô, não para

Vem colar em mim, se perder no som
Eu já vi que essa noite é nossa
Tudo é bom assim, quando é natural
Quando a gente se atrai no salão

A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A dançar

A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
Vem dançar

Vem dançar
Se apaixonar
Vem, vem dançar
Se apaixonar

Acenou de lá, dei um tchau daqui
Sugerimos um bate papo
Vou me apaixonar, tô ficando a fim
Só Deus sabe onde a noite vai dar

A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A dançar

A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A gente começa a dançar

Vem, vem, vem dançar
(A dançar, iê)
Então, vem (vem, vem, vem dançar)
(A dançar, iê)
                                           Composição: Gigi / Ivete Sangalo.
Entendendo a canção:
01 – De acordo com a letra da canção o que “vai começar”?
      Um baile.     

02 – Analisando as ações dos personagens, na sua opinião qual gênero musical envolve o casal?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Explique com suas palavras qual é o tema principal da música?
      Um casal que sai para se divertir em um baile, porém ambos não se conheciam. Um olha para o outro e se interessam. Um acena outro dá um tchau e eles se envolvem na dança.

04 – Observe o título da canção “À vontade”.
        A expressão à vontade quer dizer sem restrições, quando existe liberdade de ação. … A expressão à vontade é uma locução adverbial de modo e sempre leva crase. Sem crase não é uma expressão, e sim a união de um artigo “a” mais o substantivo “vontade”, como em “essa foi a vontade de Deus”.
De acordo com a explicação acima o título da canção sugere que:
a) O eu lírico está agindo sem constrangimento, sem formalismo, ou seja, está fazendo algo que gosta.
b) O eu lírico está constrangido com a situação, ou seja, está envergonhado.

05 – Formule frases com as expressões e locuções formadas com as palavras femininas abaixo:
a) às avessas: resposta pessoal.
b) às ocultas: resposta pessoal.    
c) às vezes: resposta pessoal.      
d) à toa: resposta pessoal.    
e) à noite: resposta pessoal.
f) à beira: resposta pessoal.        
g) à medida de: resposta pessoal.   
h) às moscas: resposta pessoal.     
i) à tarde: resposta pessoal.        
j) à deriva: resposta pessoal.      

06 – Coloque o acento indicativo de crase, quando convier:
a) Andei a cavalo.
b) A resposta a questão apresentada é muito complexa, Pedro.
      ÀArtigo feminino.

c) E disse a professora que não poderia fazer a prova.
      À professora. V.T.D.I. rege preposição a.

d) Entreguei o bilhete a Maria.
      Facultativo.

e) Você o deveria ingerir o remédio gota a gota, e não de uma só vez.
      À.



FILME(ATIVIDADES): JORNADA NAS ESTRELAS - ROBERT WISE - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Filme(ATIVIDADES): JORNADA NAS ESTRELAS
Data de lançamento 18 de janeiro de 1980 (2h 10min)
Direção: Robert Wise
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A única nave que pode enfrentar esta força letal que ameaça a Terra é a U.S.S. Enterprise. O lendário comandante James T. Kirk (William Shatner) é convocado para a missão, mas um perigo não previsto pode destruir a U.S.S. Enterprise e toda a sua tripulação.

Entendendo o filme:

01 – Qual escritor adaptou os episódio da Série Clássica de Star Trek para vários livros?
a)   James Blish.
b)   Júlio Verne.
c)   J. W. M. P. A With Brown.
d)   Robert Louis Stevenson.
e)   Stephen King.

02 – Complete a frase: Estas são as viagens da nave estelar Enterprise em sua missão de cinco anos para explorar novos mundos, pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente Indo aonde nenhum homem jamais esteve.

03 – Em que ano foi criada a Série Clássica de Star Trek?
a)   1960.
b)   1980.
c)   1973.
d)   1966.
e)   1965.

04 – Como são chamados os fãs de Star Trek?
a)   Stars.
b)   Nerds.
c)   Viciados.
d)   Treks.
e)   Trekkers.

05 – Quantos episódios tem a Série Clássica?
a)   80 episódios.
b)   65 episódios.
c)   30 episódios.
d)   79 episódios.
e)   78 episódios.

06 – A Série Clássica é também chamada de:
a)   A Série.
b)   Série Antiga.
c)   A Original.
d)   Era de Ouro.
e)   Série Original.

07 – Quantos episódios tinha a série de desenhos de Star Trek?
a)   20 episódios.
b)   100 episódios.
c)   22 episódios.
d)   30 episódios.
e)   15 episódios.

08 – Em que ano foi lançado no cinema o filme Jornada nas Estrelas - O Filme?
a)   1979.
b)   1980.
c)   1975.
d)   1999.
e)   2013.

09 – Qual foi o episódio mais caro da Série Clássica de Star Trek?
a)   Cidade à Beira da Eternidade.
b)   Metamorfose.
c)   O Sucessor.
d)   Anos Mortais.
e)   Tempo de Loucura.

10 – Que episódio ganhou o Prêmio Hugo por "Melhor Apresentação Dramática" de ficção científica de 1967?
a)   Problemas aos Pingos.
b)   Nômade.
c)   Reflexo no Espelho.
d)   Cidade à Beira da Eternidade.
e)   A Maçã.

POEMA: BRANCOS, PRETOS, AMARELOS - TATIANA BELINKY - COM GABARITO


Poema: Brancos, pretos, amarelos
        
            I.L.Peretz / Trad.: Tatiana Belinky

Brancos, pretos, amarelos,
Vamos misturar as cores.
De um só pai nos descendemos,
São irmãos todos os homens.
Um só Deus criou a todos,
Uma pátria só – o mundo.
São irmãos todos os homens,
Isso está bem constatado.


São irmãos todos os homens,
Brancos, pretos, amarelos.
Diferentes são as cores,
Mas igual é a natureza.
[...]
São iguais todos os homens,
Brancos, pretos, amarelos.
Povos, raças – diferenças
São histórias inventadas.

Entendendo o poema:
01 – De que trata o poema?
      Trata-se da diversidade.

02 – O que levou o autor a escrevê-lo?
      O autor quer levar as pessoas a refletir sobre o preconceito ético racial.

03 – Busque em suas lembranças: você já leu alguma história em quadrinhos ou algum conto que tivesse um príncipe negro ou donzela negra?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Existe uma mensagem dentro do texto. Que mensagem é essa? Você concorda com ela? Comente.
      A mensagem é todos somos filhos do mesmo pai – Deus, então somos irmãos.
      Concordo sim, pois a Bíblia Sagrada nos mostra isto em várias passagens “... e vós todos sois irmãos.” (Mateus 23.8).