sexta-feira, 10 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): O CADERNO - TOQUINHO E MUTINHO - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): O Caderno

                                        Toquinho e Mutinho.
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer.

Interpretação do texto:


Entendendo o texto:
01 – Marque o verso que deixa evidente que o caderno citado no poema pertence a uma pessoa do sexo feminino:
       A - ( ) “Sou eu que vou ser seu colega”
       B - ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”
       C - (X) “Quando surgirem seus primeiros raios de mulher”

       D - ( ) “E você vai rasgar meu papel…”

02-  A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.

03 -  No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem:
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.

04-  A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno:
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.

05 – O texto está em:
      (  ) Prosa.                   (X) Poesia.

06– É escrito mais para o público:
      (  ) Masculino.            (X) Feminino.

07 – O Caderno do texto é:
      (  ) Um diário.
      (X) Um caderno de aulas.

08– “Seus primeiros raios de mulher”. Isso se diz quando a menina:
      (  ) Começa a se pintar.
      (X) Começa a sentir mudanças no corpo.
      (  ) Passa dos dez anos.
      (  ) Começa a tingir os cabelos com reflexos coloridos.

09 – Complete: O texto O Caderno está organizado em 05 estrofes com 31 versos. Agora responda: Que tipo de texto é? Poesia.

10 – Relacionar os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:
(A)Companheirismo.
(B)Solidariedade.
(C)Tristeza.
(D)Amizade.
(E)Fidelidade.

(D)”Sou eu que vou ser seu amigo.”
(C)”Seus problemas ajudar a resolver.”
(E)”Serei sempre seu confidente fiel.”
(A)”Sou eu que vou seguir você.”
(B)”Sofrer também nas provas bimestrais junto com você.”

11 – Identifique os pares de rimas presentes.
      Fiel/papel; amigo/abrigo; quiser/mulher; carrossel/papel e perder/qualquer.

12 – Quem é o personagem principal do texto?
       O Caderno.

13 – Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
      Resposta pessoal do aluno.

14 – E você, o que responderia para ele?
      Resposta pessoal do aluno.

15 – Por que o caderno “sofre” nas provas bimestrais com o dono?
      Porque percebe a dificuldade às vezes de você entender algumas disciplinas / conteúdos.

16 – Por que você acha que o Caderno pede para não ser esquecido num canto qualquer? Será que acontece isso? Você tem seus cadernos dos primeiros anos escolares?
      Resposta pessoal do aluno.

17 – Narrador é quem conta uma história, no texto, quem é o narrador?
      O Caderno.

18 – Para você como o caderno pode ser um confidente fiel?
      Resposta pessoal do aluno.

19 – Muitas pessoas tem diário, que é um caderno especial para registrar alguns fatos da vida de cada um. Você tem diário? O que você escreve nele?
      Resposta pessoal do aluno.




36 comentários:

  1. caderno .toquinho Que gênero o texto pertence

    ResponderExcluir
  2. No poema um verso que caracteriza a infância?

    ResponderExcluir
  3. Porque VC acha que o caderno pode para não ser esquecido num canto

    ResponderExcluir
  4. Por favor me ajudem o narrador se encontra heim primeira ou terceira pessoa

    ResponderExcluir
  5. O que vc falaria pro seu caderno?
    E o que ele te responderia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falaria que eu nunca esqueceria dele.e ele falaria muito obrigado por vc fala isso para mim

      Excluir
  6. Retire do texto 2 encontros consonantais,
    O texto é o caderno
    Toquinho e Moutinho?

    ResponderExcluir
  7. Que apelo o caderno nas ultimas linhas da historia


    Me ajudem e urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O apelo dele que ele pede para ele não esquecer ele no canto qualquer

      Excluir
  8. De quantas estrofes é formada a musica

    ResponderExcluir
  9. Em que genero textual pertence o texto

    ResponderExcluir
  10. Quem conta a História desse poema?

    ResponderExcluir
  11. Quais os substantivos que aparecem na música

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo brilhante trabalho e a excelência do material produzido e disponibilizado para as atividades pedagógicas Show amei. PARABÉNS!!!! GRATIDÃO!!!!

    ResponderExcluir