quarta-feira, 8 de novembro de 2017

TEXTO: MÉDICO X "DR.GOOGLE" - COM GABARITO


Médico x “Dr. Google”

Não bastassem os alertas feitos durante as consultas, os meios de comunicação de massa estão sempre publicando reportagens e entrevistas com médicos sobre os riscos da automedicação. Se há algum tempo a Medicina tinha como grandes concorrentes os autodidatas e as crendices populares, com suas receitas infalíveis para todo tipo de doença, hoje o quadro ficou ainda mais grave. Com as infinitas informações veiculadas pela Internet, um certo senhor virtual armou-se de estetoscópio, colocou o jaleco e está disponível 24 horas para atender e diagnosticar os sintomas de pacientes desesperados em busca de alívio e cura para seus males. […]
Os benefícios da Internet são inegáveis, mas nada substitui o relacionamento direto. O médico precisa ver o paciente e se este hoje já entra no consultório com uma série de informações que antes não tinha, o profissional deve estar pronto para dialogar e apontar os caminhos corretos. Não basta fazer críticas à Internet. Para a pesquisadora da Universidade de São Paulo, Wilma Madeira, o conhecimento adquirido na rede pode fazer com que o paciente questione melhor os “médicos reais”, pois terá acesso e compreenderá o significado de termos técnicos e de protocolos de atendimento. “Se não entendo o especialista, como posso questioná-lo?”, ela pergunta, destacando que poderá haver uma melhora na relação médico-paciente: “Se o médico entende dúvidas e angústias do paciente, poderá diagnosticá-lo melhor”.
Mas não é a Internet quem deve fazer o diagnóstico e a prescrição dos remédios. Imaginem se o cidadão, leigo e com problema cardíaco, for interpretar determinado exame pela Internet. Ali poderá deduzir que sua doença é tal e que até corre o risco de uma morte súbita. Como a tendência é quase sempre valorizar o pior, com certeza terá seus batimentos cardíacos acelerados sobremaneira. Por isto, para evitar alardes, melhor ir diretamente ao médico. […]

(Fonte: https://prodoctor.net/blog/2015/08/medico-x-drgoogle/)

Assinale a alternativa correta a respeito do texto.
 a)  O autor acredita que a internet só trouxe prejuízos no que se refere à automedicação, uma vez que somente os médicos detêm conhecimento suficiente para receitar um medicamento, enquanto o “Dr. Google” oferece informações falsas.
 b)  Para o autor, há o lado positivo e o negativo quanto ao uso da internet, pois, ao mesmo tempo em que ela pode ofertar informações errôneas ao usuário, ela também pode lhe oferecer algum conhecimento para refletir sobre a atividade do médico profissional.
 c)  Segundo o autor, as crendices populares concorriam com a internet por ofertar conhecimento científico. Esse conhecimento evoluiu para o que conhecemos como sites de busca, que o autor chama de “Dr. Google”.
 d)  O título sugere que os médicos estão em constante compartilhamento de informações com o site de buscas “Google”. Isso se comprova pelo uso do “Dr.” antes de “Google”, o qual sugere que tanto os médicos quanto o Google exercem funções médicas na mesma área.

 e)  As aspas usadas em “Dr. Google” no título do texto sugerem que o Google pode substituir um ser humano no que diz respeito à medicina. Isso se comprova porque as aspas são utilizadas para personificar o Google, ou seja, dar status hum ano a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário