Música(Atividades):
Estudo Errado
Gabriel O Pensador
– Atenção pra chamada! Aderbal?
- Presente!
- Aninha?
- Eu!
- Breno?
- Aqui!
- Carol?
- Presente!
- Douglas?
- Alô!
- Fernandinha?
- Tô aqui.
- Geraldo?
- Eu!
- Itamarzinho?
- Faltou.
- Juquinha?
Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e
"estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais
tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa
pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que
é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o
segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou
gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ignorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah,
deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que
preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não aguentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra
sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus
pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância,
a exploração, e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio
Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe
deixar sem recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora senão eu perco o meu emprego.
Interpretação da música:
1 – Qual o tema da música?
O
Sistema Educacional Tradicional.
2 – Destaque os pontos em que o compositor levanta
problemas sociais.
No verso: “A rua é perigosa...” fala da
violência; já no verso: “A maioria das matérias que eles dão acho inútil” diz
sobre a educação, e no verso: “Vocês tratam a educação como um negócio onde a
ganância, a exploração, e a indiferença são sócios.
3 – Qual tipo de linguagem
utilizada na música?
Linguagem Informal.
4 – O texto é uma crítica?
Em caso afirmativo a quem e o que.
Sim. É uma crítica ao sistema educacional
do país, mostrando a realidade decadente em que a educação se encontra.
5 – A quem o compositor se
dirige no final da música quando diz “Encarem as crianças?”
Aos políticos que
tem sucateado as escolas públicas, desviando as verbas destinadas a elas em
benefício próprio. Causando assim, um grande caos na educação.
6 – Você concorda com os
argumentos de Gabriel o Pensador? Por quê?
Sim. Pois a música faz refletir sobre a
postura de uma educação tradicionalista, pela qual as escolas não cumprem seu
papel corretamente, de forma que envolva realmente o aluno para que o mesmo
possa aprender a conhecer seu real valor dentro da sociedade.
7 – Você acha que o
compositor é argumentativo?
Sim, para, cada parte da música ele usa
um argumento, como exemplo na primeira parte indaga sobre a importância de
estudar; na 2ª parte efetua uma crítica à falta de consciência política e
estrutura familiar, e assim em toda a música.
8 – Por que o cantor diz
“Não me digam que o Brasil foi descoberto por acaso?
Ele faz uma insinuação sobre o
“descobrimento” do Brasil, que é um eufemismo... (figura de linguagem que tem o
objetivo de suavizar uma palavra ou expressão), uma maneira de tentar esconder
o verdadeiro caráter da expedição que foi de invasão e dominação, pois já era
habitado por índios.
9 – No trecho: “Meu pai
nunca tem tempo pra nada”, o que o autor quis dizer?
Que há uma
falência da atmosfera familiar e diretamente influência a vida escolar da
criança.
10 – Nos versos: “Não / A
maioria das matérias que eles dão eu acho inútil / Em vão, pouco interessantes,
pro colégio!” Podemos perceber o que?
Denota a falta de atenção dos alunos em
relação a importância dos materiais estudadas na escola, ele não vê relevância
para a sua vida no que está aprendendo, o que o deixa completamente
desestimulado.
Boa noite!
ResponderExcluirEssa questão 10, não concordo com a interpretação que afirma "a falta de atenção dos alunos em relação a importância das materiais estudadas na escola".
Entendo que: Ele (aluno) não tem prazer em estudar aquilo que só é imposto e quase que como uma "Educação bancária".
Ele se considera um crítico social, então o que ele quer é falar, se expressar como todo ser humano que pensa em conjunto com a sociedade!