Música(Atividades):
Codinome Beija-Flor
Cazuza/Simone
Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou
Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, Beija-flor
Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor, nunca
Pra qualquer um na rua, Beija-flor
Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador
Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor.
Interpretação da Música:
01 – Qual a temática desta canção?
Fala sobre uma história de amor.
02 – “Pra que mentir/Fingir que perdoou/Tentar ficar
amigos sem rancor.”
Cazuza e a pessoa a qual a música é
destinada fingem que ainda tem o mesmo relacionamento de antes, mesmo tendo
acabado, mas é mentira.
03 – “A emoção acabou/Que
coincidência é o amor/A nossa música nunca mais tocou…”.
O relação deles acabou e coincidentemente
a música que era ‘deles’ nunca mais tocou, mas esta parte pode ser mais pura
poesia.
04 – “Pra que usar de tanta educação/Pra destilar
terceiras intenções”.
Ser
educados quando querem na verdade brigar.
05 – “Desperdiçando o meu
mel / Devagarzinho, flor em flor / Entre os meus inimigos, beija-flor”.
Desperdiçar o mel seria acabar com a
vida, de flor em flor, de pessoa em pessoa, matando uma a uma, por isso um
inimigo, distribuindo o vírus da AIDS.
06 – “Eu protegi o teu nome por amor/Em um codinome,
Beija-flor”.
Não necessariamente por amor, mas Cazuza
preferiu não usar nomes.
07 – “Não responda nunca, meu amor/Pra qualquer um na
rua, Beija-flor”.
Não
diga quem realmente es, apenas use esse codinome que lhe cai bem.
08 – “Que só eu que podia/Dentro da tua orelha fria.
Dizer segredos de liquidificador”.
Dizer segredos de liquidificador”.
Só
ele podia dizer-lhe (orelha fria para mostrar o quanto a pessoa não se
importava, era fria) dizer segredos barulhentos, que todos sabiam existir, quem
não era de fato segredos.
09 – “Você sonhava acordada/Um jeito de não sentir dor”.
Você sonhava não ter a doença, se enganava.
10 – “Prendia o choro e aguava o bom do amor/Prendia o
choro e aguava o bom do amor”.
Prendia
o choro fingia não ter o vírus, aguava o bom do amor, distribui o vírus, o bom
do amor, que na verdade é o HIV.
11 – Fazendo uma análise
racional e emocional, explique o porquê do codinome escolhido ser “beija-flor”?
Por ser o beija-flor um animal
poligâmico, que tem como 90% de sua alimentação o néctar das flores. Ele
simplesmente suga o “mel” de todas as flores que encontrar, sem distinção e não
se prende a uma flor em especial.
12 – Marque a alternativa
correta. No verso: “Dizer segredos de liquidificador”, que figura de linguagem
encontramos?
a)
Sinestesia.
b)
Pleonasmo.
c)
Metáfora.
d)
Hipérbole.
13 – Em sua opinião, é
possível “ficar amigos sem rancor” depois que o amor acaba? Justifique.
Resposta pessoal do aluno.
14 – Nos versos:
“Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou...
Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor.”
Assinale a alternativa
CORRETA sobre esse fragmento:
a)
Utiliza a ironia.
b)
É de caráter descritivo.
c)
Utiliza conotação e metáforas.
d)
Evita a linguagem figurada.
e)
Há exemplificação e paródia.
15 – Interprete o seguinte
versos: “A nossa música nunca mais tocou.”
Nos remete ao universo dos apaixonados,
porque no idílio dos relacionamentos, os casais sempre tem uma música deles,
quando diz que nunca mais tocou porque a relação acabou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário