terça-feira, 28 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): METEORO - LUAN SANTANA - COM GABARITO

Música(Atividades): Meteoro

                                             Luan Santana
Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade
Meteoro da paixão
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar
Ah! Como é bom poder te amar!

Depois que eu te conheci fui mais feliz
Você é exatamente o que eu sempre quis
Ela se encaixa perfeitamente em mim
O nosso quebra-cabeça teve fim

Se for sonho, não me acorde
Eu preciso flutuar
Pois só quem sonha
Consegue alcançar

Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade
Meteoro da paixão
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar
Ah! Como é bom poder te amar!

Depois que eu te conheci fui mais feliz
Você é exatamente o que eu sempre quis
Ela se encaixa perfeitamente em mim
O nosso quebra-cabeça teve fim

Se for sonho, não me acorde
Eu preciso flutuar
Pois só quem sonha
Consegue alcançar

Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade
Meteoro da paixão
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar
Ah! Como é bom poder te amar!

Tão veloz quanto a luz
Pelo universo eu viajei
Vem! Me guia, me conduz
Que pra sempre te amarei

Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade
Meteoro da paixão
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar
Ah! Como é bom poder te amar!

Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade
Meteoro da paixão
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar
Ah! Como é bom poder te amar!
Ah! Como é bom poder te amar!

Interpretação do texto:
01 – O eu lírico afirma que deu a alguém o sol, o mar. Isso é possível? O que ele quis dizer?
      Não. Significa que entregou seus sentimentos a alguém.

02 – O que é ganhar o coração? Que outros verbos podem substituir o ganhar?
      Ser amado, sentir que é correspondido pelo seu amor. Podem ser os verbos: apaixonar, conquistar.

03 – Que outras palavras aparecem no texto fora do sentido, que podemos encontra no dicionário?
      Meteoro, raio, explosão, universo, flutuar, etc.

04 – Complete com as figuras de linguagem os seguintes versos:
a)   “Te dei o sol, te dei o mar.”
Hipérbole, metáfora e anáfora.

b)   “Você é raio de saudades.”
Metáfora.

c)   “Meteoro da paixão / Explosão de sentimentos.”
Hipérbole, metáfora e comparação.

d)   “Coração no peito sofre.”
Hipérbole.

e)   “Minha terra, meu céu, meu mar.”
Ironia.

f)    “Pelo universo eu viajei.”
Hipérbole.

g)   “Tão veloz quanto a luz pelo universo eu viajei.”
Comparação.

05 – Meteoro (Sorocaba)
        Te dei o sol
        Te dei o mar
        Pra ganhar seu coração
        Você é raio de saudade
        Meteoro da paixão.
        Explosão de sentimentos que eu não pude acredita
        Aaaahh...
        Como é bom poder te amar [...]

O trecho da canção de autoria de Sorocaba, que ficou famosa na voz de Luan Santana, está escrito em linguagem coloquial. Quanto ao uso dos pronomes oblíquos, marque a alternativa correta.
a)   Se o autor tivesse optado pelo uso do pronome de acordo com a gramática normativa, e, desse modo, tivesse realizado a colocação do pronome oblíquo após as formas verbais com que se iniciam os dois versos do início da canção seria possível interpretações diferentes das apresentadas por conta da cacofonia (união sonoro de sílabas que provoca estranheza auditiva).
b)   O fato do texto trazer pronome oblíquos em vez de retos acentua a ideia de precisão ao escrever de acordo com as normas estabelecidas pela gramática normativa, pois os oblíquos, de uso mais elaborado que os retos, garantem mais legibilidade ao texto escrito ou falado.
c)   A opção pelo uso de pronomes oblíquos é um indício das tentativas do autor de gerar duplo sentido em seus enunciados, uma vez que nos dois primeiros versos houve ajuste preciso ao que se determina nas gramáticas de línguas portuguesa.

     d) Os pronomes oblíquos presentes no trecho da canção visam promover             elegância e estilo, uma vez que estão estritamente de acordo com o que           se preconiza nas gramáticas normativas

Um comentário:

  1. Eu simplesmente adorei. Pq eu precisava da resposta pra poder entregar logo. Eu procurei uma só pergunta e achei toda a tarefa feita e respondida. Muito obrigada 😊

    ResponderExcluir