domingo, 26 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): COTIDIANO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Cotidiano

                                         Chico Buarque
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café

Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão

Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.


Interpretação da letra:
1 – Como é a rotina diária do personagem da música?
      A rotina de um trabalhador na década de 70, contexto da ditadura militar, onde a mulher era associada ao espaço privada.

2 – Como a mulher e retratada pelo compositor na canção? Retire do texto uma frase que mostre essa imagem da mulher.
      Como uma mulher dedicada e apaixonada.
      “Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar” / “E me beija com a boca de hortelã.”

3 – Qual seria o papel do homem na sociedade, de acordo com a canção? Retire do texto uma frase da canção que mostre o papel masculino.
      O papel do homem nesta época era ser o único provedor de uma família.
      “Me sacode as seis horas da manhã.”

4 – Os papéis do homem e da mulher mudaram em nossa sociedade, da data de lançamento da canção até hoje? Explique sua resposta e dê exemplos.
      Sim, a música foi composta na década 70, período da ditadura militar, nesta época era impossível para o autor pensar em uma música em que a mulher tivesse papel “ativo” ou “independente”. Já nos dias atuais cresce o número de mulheres chefes de família no país, segundo IBGE em 2014, 27,7 milhões de lares eram chefiados por mulheres.

5 – Em sua opinião, os papéis feminino e masculino são iguais na sociedade? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

6 – Como o personagem da música viveria a rotina?
      Como natural, pois não conhece uma outra forma.

7 – Em um texto literário, geralmente apresenta-se uma reflexão sobre a realidade. O autor recaia, através da linguagem, determinados fatos reais. Qual foi a realidade recriada pelo autor do texto?
      Recriou a rotina de um casal em que a mulher fica em casa, acorda o marido e o espera no portão no final do dia.

8 – Observe a forma como o texto como o texto se organiza. A primeira estrofe se repete no final, ou seja, o texto termina onde começou, como um círculo se fechando. Qual a relação entre essa estrutura circular, o título e o tema do poema?
      A relação com a vida que o casal tem, a rotina fazendo tudo igual na primeira estrofe e termina tudo se repetindo, por isso o título cotidiano.

9 – Quem é o “eu” do poema? E o “ela”?
      Um homem simples, levando uma vida de trabalhador. E “ela”, uma mulher dona de casa e apaixonada pelo seu marido.

10 – Comente a rotina do casal, apresentada na 1ª estrofe.
      Todo dia ela fazia tudo igual, acordava o marido as seis horas da manhã, sorri e o beija.

11 – A rotina do casal vai além da casa deles, isto é, é comum a outros casais. Transcreva um verso do poema que comprove esta afirmação.
  "  Todo dia eu só penso em poder parar
      Meio dia eu só penso em dizer não
      Depois penso na vida pra levar
      E me calo com a boca de feijão "

12 – O “eu” do poema se rebela diante a situação rotina. Em que momento isso acontece? Por quê?
      Ele se rebela todos os dias ele pensa em poder parar. “Todo dia eu só penso em poder parar” / “Meio dia eu só penso em dizer não.”

13 – Identifique no poema expressões ou palavras que expressam a ideia de rotina. Transcreva-as.
      “Acordar as seis horas da manhã” / “Diz que está me esperando pro jantar” / “Ela pega e me espera no portão”.

14 – O autor aproveita de outros dados, como o feijão que é um hábito alimentar comum no Brasil, para reforçar a ideia de rotineiro. Comente.
      Além de citar o feijão, também fala do café que faz parte da cultura do brasileiro.

15 – A linguagem coloquial escolhida pelo autor reforça a imagem de pessoa do povo. Comprove essa afirmação com exemplos do texto.
      Exemplos: pra/(para) e inicia vários versos com os pronomes (o, as, lhe, nos, te, me...) segundo as normas gramaticais não se inicia frases com os pronomes oblíquos.


16 comentários:

  1. Ela não tem um nome no poema oque pode significar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não tem um nome no poema O que pode significar isso

      Excluir
    2. Indica que a música refere-se ao trabalhador comum. Pode ser qualquer brasileiro. Poderia ser José, João etc.

      Excluir
  2. O que significa," ela me sorri com um sorriso pontual"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer sobre a certeza de que ela vai sempre sorrir

      Excluir
    2. Isso é uma figura de linguagem (pleonasmo). Serve para reforçar a intensidade de um termo

      Excluir
    3. significa que ela sempre sorri pra ele naquele horário, depois de acordá-lo ! Se tu analisar bem, a mulher desse cara era adorável. Quem não gostaria de ser acordado todo dia com um beijo e um sorriso?

      Excluir
  3. Qual a tipologia do herói quanto aos personagens e sua constituição e contribuição para a construção
    social do momento histórico a que pertence.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tambem recebeu tal atividade no zap na quarentena, caro amigo? eu lhe entendo se for

      Excluir
  4. dele deseja para com o quer e porque ?

    ResponderExcluir
  5. Qual verso a rotina é mais enfatizada?

    ResponderExcluir
  6. Um riquíssimo trabalho o Armazém do Texto constrói. Essa canção Cotidiano é muito impostante para trabalhos escolares. Temos a canção com 6 quartetos, e fazendo rimas de verso para verso. Estamos precisando ver essa canção classificada como um poema, porque tem tudo pra ser.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. No caso da canção COTIDIANO, de Chico Buarque, nota-se que ele procurou as diversas metáforas para deixar claro como viviam os homens no período da ditadura, e como se portava a mulher, ou mulheres conforme sua estirpe: mulher de classe alta- burguesa daquela época, classe média(a mulher do enredo narrativo),ou a mulher desfavorecida. Nesse enredo, só a mulher classe média fez o papel na narração.

      Excluir