sexta-feira, 24 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): CANTEIROS - FAGNER - COM GABARITO

Música(Atividades): Canteiros
                                    Fagner

                                        
Quando penso em você
Fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa
Menos a felicidade

Correm os meus dedos longos
Em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego
Já me dá contentamento

Pode ser até manhã
Cedo, claro, feito o dia
Mas nada do que me dizem
Me faz sentir alegria

Eu só queria ter do mato
Um gosto de framboesa
Pra correr entre os canteiros
E esconder minha tristeza

E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida
Pois senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida

Eu só queria ter do mato
Um gosto de framboesa
Pra correr entre os canteiros
E esconder minha tristeza

E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida
Pois senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida.

Interpretação da canção:

01 – CANTEIROS
“E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza,
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida.”
                                       Meirelles, Cecília. Canteiros. In: Raimundo Fagner.

      Ao longo da sua carreira, o compositor e intérprete Fagner acrescentou música ao poema Canteiros, de Cecília Meirelles, associando duas manifestações artísticas. Com isso, o compositor:
a)   Prestigiou tanto a literatura quanto a música popular.
b)   Divulgou a temática das belezas naturais do Nordeste.
c)   Valorizou aspectos ainda pouco conhecidos da história do país.
d)   Prejudicou o valor literário do poema na medida em que o popularizou.
e)   Empobreceu seu repertório.

02 – Na 1ª e 2ª estrofe têm a figura de linguagem repetição de que palavra?
      Do pronome ME.

03 – Que tema é abordado pelo autor?
      Saudade da pessoa amada.

04 – Encontramos antonímia (significados contrários/palavras soltas no texto)
Na primeira estrofe em: muita / menos.
Na quinta estrofe em: morte / vida.

05 – Na quarta estrofe o eu lírico diz que só queria ter do mato/um gosto de framboesa/pra correr entre os canteiros/e esconder minha tristeza. Você já sentiu vontade de esconder sua tristeza? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Em qual estrofe possui uma figura de linguagem? Qual é o tipo? E Qual é a frase?

      Está na 4ª estrofe. Sinestesia. A frase é “Um gosto de Framboesa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário