terça-feira, 28 de novembro de 2017

TIRINHAS COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO

TIRINHAS

1 – Níquel Náusea, Fernando Gonsales


a)   O que leva a mulher a observar que o papagaio “fala tudo errado”?
A mulher identifica, na fala do papagaio, diferenças entre a maneira de ele pronunciar certas palavras e a pronúncia socialmente aceita como “correta” das mesmas palavras.

b)   A que conclusão se espera que o leitor chegue, ao ler o segundo quadrinho, sobre o motivo que leva o papagaio a falar como fala?
Quando o leitor lê a fala da pessoa de quem a mulher supostamente comprou o papagaio, identifica o mesmo tipo de pronuncia observada no papagaio. O papagaio aprendeu a falar da mesma maneira como o dono que ensinou.

c)   O que a observação da mulher sugere a respeito da maneira como as pessoas costumam avaliar diferentes maneiras de falar?
A reação da mulher, ao classificar como “errada” a fala do papagaio, deixa implícita uma expectativa característica dos membros de qualquer comunidade linguística: a de que existe apenas uma forma “correta” de pronunciar as palavras.

2 – O melhor de Calvin, Bill Watterson

a)   A graça da tira está no uso que Calvin e sua mãe fazem da linguagem nos três primeiros quadrinhos. Explique essa afirmação.
A graça da tira está no estranhamento com relação à linguagem utilizada por Calvin e sua mãe nos três primeiros quadrinhos. Isso deve-se ao fato de que a língua falada por eles é extremamente formal em um contexto de informalidade.

b)   No último quadrinho, Calvin pergunta se não há nenhum seriado policial em que as pessoas falem como “gente de verdade”. Como seria a fala de “gente de verdade”?
Calvin faz uma crítica à linguagem utilizada em um “seriado de polícia” a que ele e sua mãe assiste. Para ele, essa linguagem não corresponderia à que ele conhece e que, de fato, deveria ser usada em programas de televisão.


3 – leia a tira e responda:

a)   Para entender a tira, é preciso identificar o contexto estabelecido em cada um dos quadrinhos. Quais são esses contextos?
No primeiro quadrinho, vemos uma dona de casa que faz uso de uma vassoura para limpar o chão.
No segundo, uma bruxa voa com o auxílio de uma vassoura.
No terceiro quadrinho, um homem utiliza uma vassoura para matar um rato.

b)   Embora a fala das personagens seja exatamente a mesma, ela traduz um sentido diferente para cada uma das situações em que ocorre. Quais são esses sentidos?
No primeiro quadrinho, o uso da vassoura provoca dor nas costas da mulher. Por isso ela afirma, “essa vassoura está me matando”.
No segundo quadrinho, observa-se que bruxa está em queda livre e, se não conseguir controlar sua vassoura voadora, vai se espatifar no chão.
No terceiro quadrinho, o desejo do homem é utilizar a vassoura para matar o rato. A fala dita pelo rato, deve ser entendida que se ele for atingido provavelmente morrerá.

c)   Explique por que a identificação do contexto é fundamental para a compreensão do sentido do enunciado “Essa vassoura está me matando”.
Somente vendo as imagens podemos traduzir que os sentidos são diferentes um do outro, embora a fala dos personagens são exatamente a mesma.
4 – Leia a tira abaixo:

a)   Para responder de modo adequado à primeira pergunta, o homem de terno verde deve interpretá-la de uma determinada maneira. Explique.
A primeira pergunta deve ser entendida como um questionamento sobre a capacidade do homem de terno para usar computadores em um contexto profissional.

b)   Como ela foi interpretada pelo homem de terno verde?
O homem de terno verde interpretou a pergunta como se referindo à sua capacidade de “provocar” ou “irritar” um computador.

c)   O que, na tira, indica que foi dada outra interpretação à pergunta inicial?
A atitude da personagem que, logo após a pergunta, passa a “ofender” o computador, chamando-o de “calculadora de bolso” e perguntando se ele tinha sido importado de Neanderthal.

d)   Que termo, na fala inicial, desencadeou a segunda interpretação? Por quê?
O termo que gerou essa interpretação foi o verbo mexer, que pode significar tanto “ter habilidade para uma determinada tarefa” quanto “provocar, irritar”.

e)   Considerando o contexto em que as duas personagens se encontram, essa segunda interpretação é possível? Explique.
Não. O contexto de uma entrevista de emprego, como o que está retratado, impede que se interprete o verbo mexer como sinônimo de “irritar”.

5 – Leia a tira abaixo:

a)   No último quadrinho da tira, o galo reage enfurecidamente a algo que foi dito no segundo quadrinho. Por que o galo tem essa reação?
Ele imagina que a galinha está pensando em algum outro galo e, por isso, se enfurece.

b)   Que trecho da fala da galinha, permitiu a interpretação equivocada do galo?
Trecho: “... estou com esse belo galo na cabeça!”.

c)   Que sentido tem, para a galinha, esse trecho da sua fala?
A galinha faz referência ao calombo que se formou após ela ter batido a cabeça.

d)   O duplo sentido foi um efeito desejado pelo autor da tira para produzir o humor. Como ele produziu esse efeito?
O autor produz esse efeito ao fazer com que o galo não ouça o início da conversa. O duplo sentido, nesse caso, é gerado porque galo e galinha associam a expressão “esse belo galo”.

6 -  Leia a tira abaixo:

a)   Na tira, o general Dureza diz à sua secretária, dona Tetê, que não consegue retirar a aliança de casamento do dedo. A observação feita por dona Tetê, no último quadrinho, sugere que ela considera isso um problema. Por quê?
Ela imagina que a aliança esteja muito apertada no dedo e possa, por esse motivo, prejudicar a circulação de sangue no local.

b)   A resposta dada pelo general deixa claro que ele deu uma interpretação inesperada à fala de sua secretária. Que interpretação é essa?
Pela resposta do general Dureza, fica evidente que ele está se referindo à sua liberdade para fazer o que bem entender e ir a qualquer lugar que deseje. Circulação, esse caso, significa deslocamento de uma pessoa e não fluxo de sangue, como na pergunta de dona Tetê.

c)   Que opinião sobre o casamento fica implícita na fala do general?
Como o general atribui sua impossibilidade de se deslocar livremente ao fato de ter se casado, podemos concluir que ele julga que o casamento cerceia a liberdade das pessoas.

d)   Explique por que o efeito de humor da tira depende da dupla interpretação da fala da secretária.
É justamente a dupla interpretação dada à observação de que a aliança pode prejudicar a circulação que desencadeia o efeito de humor, porque ela permite ao general revelar sua opinião sobre o casamento.

7 – Leia a tira abaixo:

a)   Considerando as falas das personagens no primeiro quadrinho, explique por que Hagar imagina que o homem com quem conversa seria “sentimental”.
O homem diz que sente saudades do vento salgado batendo em seus cabelos. Hagar provavelmente associa esse sentimento a uma postura mais sentimental, de alguém que relembra o passado com nostalgia.

b)   A resposta dada pelo homem à pergunta de Hagar é a esperada? Justifique.
Não. A primeira fala da personagem, aludindo à saudade do vento batendo em seus cabelos, sugere que Hagar tem bons motivos para considera-lo sentimental. Sua resposta é surpreendente, porque muda completamente o foco do diálogo para uma condição física.

c)   Qual pode ter sido a intenção do autor da tira ao mudar o foco do diálogo? Explique.
O autor da tira provavelmente pretende provocar o riso do leitor com a resposta inesperada do interlocutor de Hagar.


8 – Leia a tira abaixo:

a)   Na tira a mãe de Calvin procura convencê-lo a comer um prato de comida vegetariana. Como o menino reage à sugestão da mãe?
Calvin demonstra aversão à comida vegetariana. Alega que não é vegetariano.

b)   Elabore uma hipótese, a partir da análise da estrutura da palavra vegetariana, para explicar a reação de Calvin.
Calvin conclui, pela observação do prato de comida, e também pelo adjetivo que a qualifica, que os alimentos presentes são todos vegetais.

c)   No último quadrinho, Calvin cria uma palavra para explicar suas preferências alimentares. Que palavra é essa?
Sobremesiano.

d)   Explique qual foi o processo de formação de palavras utilizado pelo menino.
Calvin faz uso da derivação por sufixação e cria, por analogia a vegetariano, o adjetivo sobremesiano.

9 – Leia a tira abaixo:

a)   Qual a intenção de Mafalda ao dizer que é um presidente?
Mostrar-se como uma autoridade superior, que toma as decisões sobre a sua própria vida.

b)   Por que a resposta da mãe deixou Mafalda sem ação?
Porque a mãe de Mafalda mostra que existem organizações internacionais que têm mais poder que um presidente.

c)   Você já ouviu falar em algum dos organismos internacionais citados pela mãe de Mafalda?
Resposta pessoal do aluno.



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