CRÔNICA: O que é Riqueza e Pobreza
Um dia, um pai de família rica levou seu
filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as
pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda
de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai
perguntou ao filho:
“- Como foi a
viagem?”
“- Muito boa, Papai!”
“- Você viu como as pessoas podem ser
pobres?”
“- Sim.” Respondeu o menino.
“- E o que você aprendeu?”, o pai
perguntou.
O filho respondeu:
“- Eu vi que nós temos um cachorro em casa,
e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do
jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com
luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma
floresta inteira.”
O pequeno garoto estava acabando de
responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto
nós somos pobres…”.
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Questões
1) Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:
É a
diferença do que é riqueza para um e o que é pobreza para o outro.
2) “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do
texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a
que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos: são os bens materiais
que o narrador possuem.
Eles têm: são os bens
oferecido pela natureza a família pobre.
3) Releia esta passagem:
“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu
pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos
pobres…”.
Note que foi empregada a palavra “estupefato” para
expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outros
vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem
interferência no sentido do texto:
Pode ser colocados: espantado, admirado, surpreso, perplexo, etc.
4) Explique o porquê da utilização do sinal de aspas
em quase toda a extensão textual:
Foram usadas para realçar certas partes do texto.
5) Justifique o emprego da vírgula nestes trechos,
em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:
“- Muito boa, Papai!”
Serve para separar explicações.
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos
pobres…”.
Ela
serve para invocar o receptor da mensagem.
6) Ocorre a omissão de um termo oracional no
seguinte período:
a) “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa,
e eles têm quatro.”.
b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim;
eles têm um riacho que não tem fim.”.
c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz,
eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.
d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm
uma floresta inteira.”.
Muito bom
ResponderExcluirajudou pra caramba, valeu!
ResponderExcluirAJUDOU muito
ResponderExcluirMe ajudo muito, obrigado
ResponderExcluirMuito obrigada,Deus o (a) aberçoe.
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