segunda-feira, 20 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): O CIO DA TERRA - MILTON NASCIMENTO/CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): O Cio da Terra
                   Milton Nascimento e Chico Buarque

                                    
Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão

Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação
E fecundar o chão.

Interpretação da música:
01 – “O Cio da Terra” é considerado como?
      Um trabalho agrário, sagrado, pois constitui de um milagre, um ato de intervenção Divina, a arte de transformar a natureza (trigo) em cultura (pão).

02 – Segundo, os autores em que se inspiraram para compor a canção?
      Segundo Milton compôs inspirado no canto das mulheres camponesas na colheita do algodão; já Chico diz que foi feita como: “Homenagem ao árduo Trabalho Agrário”.

03 – Segundo o dicionário Aurélio a palavra forjar significa “aquecer e trabalhar na forja; caldear, fabricar, fazer (...)”. O que o significa o verso do poema “forjar do trigo o milagre do pão”?
      Significa fazer do trigo o milagre do pão.

04 – Que críticas podemos perceber na canção?
      Críticas entre os ciclos da vida vegetal, trigo e cana-de-açúcar, deixando implícita a comparação entre o ciclo da reprodução vegetal e da reprodução humana.

05 – UEL 2009:
        Os quatro últimos versos da música referem-se a importância do solo para a agricultura. Nas regiões tropicais do Brasil, os solos que perdem sua cobertura vegetal para permitir o cultivo ficam sujeitos a uma elevada pluviosidade. A grande infiltração de água no solo desencadeia dois processes importantes:
1 – O surgimento de crostas formadas a partir da concentração de hidróxidos de ferro e alumínio em certos tipos de solo, o que pode impedir a penetração das raízes, e.
2 – A remoção do solo, de sais minerais hidrossolúveis, o que diminui a sua fertilidade.
Assinale a alternativa que respectivamente identifica os processos descritos.
a)   Desidratação e compactação.
b)   Laterização e lixiviação.
c)   Compactação e lixiviação.
d)   Salinização e desidratação.
e)   Laterização e salinização.

06 – A música remete a alguns elementos e fenômenos biológicos.
Sobre eles é correto afirmar:
a)   “Recolher cada bago do trigo”, refere-se à baga, tipo de fruto do trigo, cujo tegumento da semente fica totalmente ligado ao pericarpo.
b)   “Forjar no trigo o milagre do pão” remete à utilização de lactobacillus, sendo que as pequenas bolhas formadas pelo oxigênio eliminado pelo levedo na massa contribuem para tornar o pão leve e macio.
c)   “Roubar da cana a doçura do mel”; assim como a produção do álcool etílico, o açúcar é resultado da fermentação pela  saccharomyces cerevisae.
d)   “Cio da terra, a propícia estação” refere-se às estratégias de polinização dos insetos, associados a problemas ecológicos existentes em seus hábitats.
e)   “E fecundar o chão”, remete à semeadura, porém existem sementes ditas dormentes que não germinam, mesmo quando em condições ambientais favoráveis.

07 – Na letra da música, a expressão “Cio da Terra” é utilizada para indicar.
a)   A fertilidade da terra.
b)   O momento da colheita.
c)   Que estão própria de colher os grãos.
d)   O momento adequado para colher.

08 – Nesse poema, porque os compositores escolheram os verbos no Infinitivo?
      Para exprimir a ação no sentido genérico ou indefinido, pois dá mais sentido ao poema.


2 comentários:

  1. Alguém pode me ajudar né uma tarefa sobre o cio da terra perginta número 3)há uma sequência de ações ,tanto no que diz a respeito ao trabalho com trigo comi a cana i que determina a ordem dessas ações 4)repare no padrão repetitivo usado na construção das estrofes letra A)a que classe de palavras pertence a primeira palavra de cada estrofes B) a que classe de palavras pertence a última palavra de todos os versos 5) observe os verbos na canção letraA)classifique os como estão flexionados - infinitivo,gerúndio,ou particípio B) procure imaginar uma situação em que essa canção poderia ser cantada e quem a cantaria 6 observe a forma como os autores terminam os versos da canção a Quais são as rimas dessa canção B qual é a particularidade da Rima final na canção número 7 os últimos quatro versos da canção falam da terra de um modo geral a terra de modo geral onde se planta o Trigo e a cana escreva Quais são as ações dirigidas a terra a que normalmente costumamos dirigir a essa canção respondam por favor

    ResponderExcluir
  2. aponte os versos da cancao que retratam a terra como fonte de alimentacao

    ResponderExcluir