segunda-feira, 13 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): ATÉ QUANDO? GABRIEL O PENSADOR - COM ANÁLISE E GABARITO

Música(Atividades): Até Quando?

                            Gabriel O Pensador
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

Até quando você vai ficar usando rédea?
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
Muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem Terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada
Até quando vai ficar sem fazer nada
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando você vai levando.

Compreendendo a canção:

01 – Observe o título da canção. Por que, os autores criaram esse título?
      Para chamar atenção das pessoas para irem a luta e não aceitarem tudo calado, sem reagir.

02 – Os compositores apontam problemas que ocorrem em nossa sociedade.
Destaque frases da letra da canção apontando três diferentes problemas.
      -- “Seu filho sem escola, seu velho tá sem dente.” – Educação e saúde.
      -- “Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante.” – Desemprego.

03 – Dos problemas citados, os quais afetam a sua vida?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – A que os compositores estão se dirigindo?
      A todo povo brasileiro para que sejam agentes transformadores, exercendo seus papéis de cidadãos críticos e reflexivos.

05 – Um dos versos da letra diz: “Você pode, você deve, poder crer.” Segundo os compositores, o que devemos fazer?
      Mudar nossa postura, pois quando mudamos a gente anda pra frente e quando a gente manda ninguém manda na gente.

06 – Como você responderia às perguntas que formam o refrão da música:
                     “Até quando você vai levando?
                      Até quando vai ficar sem fazer nada?
                      Até quando você vai levando?
                      Até quando vai ser saco de pancada?”
      Resposta pessoal de aluno.

07 – No verso: “Até quando você vai ficar usando rédea?” Que figura de linguagem percebemos neste verso?
      Metáfora.

08 – Este rap usa no sentido figurado as frases como:
“Até quando vamos levar porrada sem fazer nada, ou levando cascudo, mudo.” Para mostrar as pessoas o quê?
      Que estamos deixando tudo do jeito que está e estamos calados, precisamos nos unir para um bem comum, para protestar por nossos direitos.

09 – Analisando a música nesse contexto social, o trecho: “Na mudança do presente a gente molda o futuro”, em que o autor embasa-se?
      Embasa no sentido em que ao pensarmos em “sociedade” devemos ter visão geral de comunidade, de grupo, pensar em conjunto para moldarmos em futuro digno através de nossas ações.

10 – ENEM 2013:
                Até quando?
      Não adianta olhar pro céu
      Com muita fé e pouca luta
      Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
      E muita greve, você pode, você deve, pode crer
      Não adianta olhar pro chão
      Virar a cara pra não ver
      Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
      Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
                                                     Gabriel, O Pensador.

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto:
a)   Caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
b)   Cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.
c)   Tom de diálogo, pela recorrência de gírias.
d)   Espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
e)   Originalidade, pela concisão da linguagem.


11 – A que classe gramatical pertencem as palavras "mudo" e "muda"? Por que essa escolha?
      Mudo – adjetivo.
      Muda – verbo (mudar).
      A escolha no sentido de que mudo = calado, e muda = ação, pois ele repete duas vezes muda, muda. Exigindo uma mudança de postura.

12 – Podemos afirmar que a letra de música em questão possui características do gênero "manifesto"? Justifique sua resposta:
      Sim, pode ser considerado, pois é uma declaração pública, escrita e de ideias políticas.

13 – O verso "Muda, que quando a gente muda, o mundo muda com a gente" faz um forte apelo ao interlocutor, incitando-o à mudança. Que tipo de mudança seria essa? Comente:
      Quando mudamos a nossa mente, começamos a pensar a expressar a nossa opinião acerca de todos os fatos que nos cercam nós temos poder para mudar o mundo.

14 – O que significa a expressão "vai pro saco", presente na sexta estrofe?

      Significa que vai acabar e não dá pra fazer mais nada.


                    ANÁLISE

        Retrata os diversos problemas sociais, que a sociedade brasileira enfrentam e a postura passiva que os cidadãos têm diante delas.
        Com todos os problemas como: desemprego, corrupção, violência, vivenciado naquele momento histórico pelo fim do governo FHC, a música tenta convencer os ouvintes de uma forma apelativa a agirem de maneira crítica e reflexiva afim de que não fiquem de braços cruzados, que não sejam omissas diante da dificuldade e dos problemas.
      Também faz críticas a polícia e a televisão onde se mata e prende o inocente, e absolve-se os culpados, enquanto a televisão diverte e os mantém calados.
      Entretanto, relacionando o contexto histórico do ano em que a música foi composta com os dias atuais, podemos perceber que a sociedade ainda é passiva, daquilo que lhe é imposto.
      Embora haja certa mobilização para a conscientização dos indivíduos no sentido de mudanças e transformações, ainda sim assustam muito, causando medo e insegurança na sociedade. Sendo assim, a música é um alento para que a sociedade não se acostume a mesmice dos problemas por elas vivenciados, mas antes sejam agentes transformadores, exercendo seus papéis de cidadãos críticos e reflexivos.


7 comentários:

  1. - Muito interessante. Material ótimo, excelente, consegui fazer uma aula com os alunos do 8 ano, com base no Iluminismo. GrTO

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  2. obrigada por compartilhar uma atividade com essa letra.

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  3. Muito bom mesmo eu particularmente gostei muito porque abri os nossos olhos pra não ficarmos de braços crismados esperando que caia do céu que temos que ir a luta pra conseguirmos alguma coisa

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