Música(Atividades):
Absurdo
Vanessa da Mata
Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa ideia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Auto destrutivos,
Falsas vítimas nocivas?
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar.
Interpretação da canção:
01 – Os fatos apresentado na canção podem ocorrer na nossa realidade atual? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Enumere os fatos
narrados.
·
Mudança da natureza, na sua forma,
o estado e o lugar;
·
Tapetes fartos de folhas e flores
no chão;
·
Imagem infértil do desenho;
·
Desiquilíbrio que alimenta as
pragas, alterando grão, alterando pão;
·
Sujamos rios, dependemos das águas.
03 – Por que desmatam tudo e
depois reclamam do tempo?
Porque com o desmatamento e agravado os
processos erosivos, pois as árvores servem de anteparo para as gotas das
chuvas, que escorrem pelos seu troncos, infiltrando-se no subsolo, ajudando a
diminuir o escoamento artificial, evitando assim o impacto direto da chuva com
o solo, evitando a desagregação.
04 – Qual o tempo verbal
predominante na letra da música?
Pretérito imperfeito – expressa um fato
ocorrido num momento anterior ao atual, mas não foi completamente terminado.
05 – Leia a letra da música
e marque a alternativa CORRETA.
a)
A música exalta o progresso que foi
possibilitado pela exploração dos recursos naturais, fato que trouxe inúmeros
benefícios aos seres humanos.
b)
Há alguns anos, havia inúmeras belezas
naturais no Brasil, hoje, entretanto, todas foram destruídas em virtude da ação
do homem.
c)
Na letra da canção, encontram-se
indícios de que o impacto da ação humana sobre a natureza provoca efeitos
negativos que atingem o próprio ser humano.
d)
Apesar de lamentar o atual da natureza, a
letra da música é finalizada com a exposição de expectativa de que a situação
tende a melhor nos próximos anos.
e)
A busca pelo progresso das sociedades
modernas justifica os impactos ambientais, por isso, a música aponta que o
homem é o ser mais indicado para administrar os recursos naturais.
06 – Comente o tema tratado
na composição musical.
O tema é o
descaso humano para com a natureza, e em nome do progresso passou a explorar o
valor da vida.
07 – O eu lírico apresenta a
natureza em dois momentos: o antes e o depois.
Comprove esses momentos com palavras ou versos pertencentes à letra da canção.
“Naqueles rios a gente banhava”.
“Sujamos rios...”
08 – Comente os versos:
“Desequilíbrio que alimenta as pragas / Alterado o grão, alterado o pão.”
Com a transformação do meio ambiente são
inevitáveis os usos de agrotóxicos para melhor controle da praga e para que
haja aumento da produção as sementes tem alteração no DNA de sua composição,
principalmente os grãos.
09 – Na música, o eu lírico
afirma que a “mãe” sofre com a ingratidão do ser humano. De que “mãe” ele está
se referindo?
Refere-se a mãe natureza.
10 – Tomando por base o
verso “Essa ideia do natural ser sujo”, produza um poema, atentando para o
tema: “O lixo no ambiente escolar.”
Resposta pessoal
do aluno.
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