domingo, 5 de novembro de 2017

POEMA: AMIZADE - PAULO LEMINSKI - COM GABARITO

POEMA: AMIZADE
                  Paulo Leminski

Meus amigos
Quando me dão a mão
Sempre deixam
Outra coisa

Presença
Olhar
Lembrança-calor

Meus amigos
Quando me dão
Deixam na minha
A sua mão.

                   LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo, Brasiliense, 1983. p.86.

 INTERPRETAÇÃO:

1.Quantas estrofes e quantos versos tem o poema?
      Possui três estrofes; onze versos.

2. O poema tem rimas finais? Tem rimas internas?
      Rima final, só na última estrofe: dão/mão. Rimas internas: dão/mão (1ª estrofe); presença/lembrança (calor) (2ª estrofe)

3. A “presença” dos amigos que fica nas mãos do poeta marca – se por duas sensações: uma física e uma psicológica. Identifique – as.
      Física: calor; psicológica: lembrança.

4. É possível afirmar que os traços dessa presença são tão fortes que o poeta não consegue separá–los. Que recurso ele teve de empregar para expressar esse fato?
      Um substantivo composto: lembrança-calor.

5. Na última estrofe, o poeta omite intencionalmente uma palavra que já ocorreu no texto. Qual palavra?
      Mão, no segundo verso.

6. A palavra mão tem muitos significados em português s. Atribua a ela um significado adequado em cada frase:

a) Tinha ótima mão para cerâmica.
      Habilidade, destreza.

b) O poder passou às mãos da oposição.
      Controle.

c) Cuidado! Esta rua não dá mão à esquerda!
      Sentido em que um veículo deve transitar.

d) Acho que esta sua redação tem mão de seu pai…
      Influência, intervenção.




Um comentário: