sábado, 25 de novembro de 2017

CANTO IV - OS LUSÍADAS - DANTE ALIGHIERI - COM GABARITO

Canto IV - Os Lusíadas
                    Dante Alighieri


  Após cruzarem o rio Aqueronte e entrarem no Limbo, o primeiro círculo do inferno, Dante e Virgílio encontram as almas dos grandes mestres gregos e romanos.
[...]
À vista descansada então lançado
Em derredor, olhei detidamente,
A ver onde me achava, e como, e quando.
[...]
Bem à distância estávamos, mas não
Tanto que eu não pudesse ver em parte
Que a gente ali mostrava distinção.

“Ó tu, que glorificam ciência e arte,
Quem são estes”, falei, “com dignidade
Tal que os conversa assim dos mais à parte?”

Disse-me, então: “A notabilidade
Deles, que soa lá onde tens vida,
Do céu lhes houve a justa prioridade.”
[...]
O meu bom mestre prosseguiu, falando:
“Olha o que à mão aquela espada traz,
À frente dos demais, como em comando:

É Homero, cantor alto e capaz:
Com Horácio, o satírico, ali vem;
Ovídio logo após, Lucano atrás.

E porque cada um comigo tem
Este nome em comum que a voz entoa,
Disto me orgulho, e a nada aspiro além.”

Assim reunida a bela escola e boa
Eu vi do mestre altíssimo do calmo,
Que sobre os outros, como a águia, revoa.

Depois de terem conversado a um canto,
Volveram-se e fitaram-me, acenando:
E meu mestre sorriu de favor tanto.

E honra maior me foram demonstrando,
Tal, que acolhido em sua companhia,
Eu era o sexto aos mais ali somando.
[...].
                                                      Alighieri, Dante. A divina comédia.
                        Tradução de Cristiano Martins. 6. ed. Belo Horizonte:
                                   Vila Rica, 1991. p. 128-134. v. 1. (Fragmento).

Notabilidade: atributo de pessoa que é notável, admirável.
Lucano: poeta épico latino, que viveu entre os anos 39 e 65 d.C. Escreveu Farsália, em que narra episódios da guerra civil romana.

Interpretação do texto:
1 – A divina comédia, de Dante Alighieri, ilustra o olhar humanista para a religião e o desejo de compreender e explicar as coisas do mundo, da vida e da morte que caracterizam a literatura no Humanismo. Leia um trecho dessa obra.
a)   No catolicismo, as almas das pessoas não batizados são encaminhadas ao Limbo, pois não podem permanecer em presença de Deus sem ter sido purificadas do pecado original. De quem são as almas que Dante e Vergílio encontram no Limbo?
Dante e Vergílio encontram as almas de Homero, Horácio, Ovídio e Lucano.

b)   De que modo Dante apresenta essas personagens?
As personagens são apresentadas como poetas por meio da metáfora do canto. Homero é definido como o “cantor alto e capaz”.

2 – Dante pergunta a Virgílio por que razão os poetas gregos e latinos encontram-se separados das outras almas que estão no Limbo. Que explicação ele recebeu de seu mestre?
      Segundo Vergílio, a fama que esses poetas têm no mundo (“lá onde tens vida”) é tão grande, que garantiu a eles uma distinção entre as outras almas do Purgatório.

3 – Além de chamar Virgílio de “mestre”, Dante revela, nessa passagem de A divina comédia, que o considera superior aos outros poetas identificados. Transcreva no caderno os versos que comprovam essa afirmação.
      Os versos em que a superioridade de Virgílio é afirmada por Dante são: “Eu vi do mestre altíssimo do canto, / que sobre os outros, como a águia, revoa.”

a)   O que a referência à “bela escola e boa” revela sobre a importância desses poetas na visão de Dante?
Além de chamar Virgílio de “mestre”, Dante sugere que Homero, Horácio, Ovídio e Lucano constituem a “bela escola e boa” na qual aprendeu a arte de escrever poesia. Essa forma elogiosa de fazer referência aos poetas da Antiguidade ilustra a importância que é dada pelos artistas do Humanismo à cultura greco-latina.

b)   Qual é a “maior honra” vivida por Dante nesse momento? Explique.
A maior honra é ser acolhido como um igual entre os mestres clássicos. Essa é uma honra para Dante, porque significa que foi capaz de produzir uma obra tão boa e importante quanto a dos seus modelos.

4 – Que elementos desse trecho ilustram a tentativa, característica do Humanismo, de conciliar a religião católica e as influências da cultura greco-latina? Por quê?
      O fato de Dante escrever uma obra para explicar como seriam o inferno, o Purgatório e o Paraiso revela a importância do cristianismo para o ser humano que vive nesse período. O tratamento dado aos poetas clássicos, tratados como “mestres” formadores da boa escola, revela que a cultura greco-latina era o modelo inspirador da arte do período. A associação desses elementos ilustra a tentativa de conciliar cristianismo e as influências greco-latinas.


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