Canto IV - Os Lusíadas
Dante Alighieri
[...]
À
vista descansada então lançado
Em
derredor, olhei detidamente,
A
ver onde me achava, e como, e quando.
[...]
Bem
à distância estávamos, mas não
Tanto
que eu não pudesse ver em parte
Que
a gente ali mostrava distinção.
“Ó
tu, que glorificam ciência e arte,
Quem
são estes”, falei, “com dignidade
Tal
que os conversa assim dos mais à parte?”
Disse-me,
então: “A notabilidade
Deles,
que soa lá onde tens vida,
Do
céu lhes houve a justa prioridade.”
[...]
O
meu bom mestre prosseguiu, falando:
“Olha
o que à mão aquela espada traz,
À
frente dos demais, como em comando:
É
Homero, cantor alto e capaz:
Com
Horácio, o satírico, ali vem;
Ovídio
logo após, Lucano atrás.
E
porque cada um comigo tem
Este
nome em comum que a voz entoa,
Disto
me orgulho, e a nada aspiro além.”
Assim
reunida a bela escola e boa
Eu
vi do mestre altíssimo do calmo,
Que
sobre os outros, como a águia, revoa.
Depois
de terem conversado a um canto,
Volveram-se
e fitaram-me, acenando:
E
meu mestre sorriu de favor tanto.
E
honra maior me foram demonstrando,
Tal,
que acolhido em sua companhia,
Eu
era o sexto aos mais ali somando.
[...].
Alighieri,
Dante. A divina comédia.
Tradução de Cristiano
Martins. 6. ed. Belo Horizonte:
Vila Rica,
1991. p. 128-134. v. 1. (Fragmento).
Notabilidade:
atributo de pessoa que é notável, admirável.
Lucano: poeta épico latino,
que viveu entre os anos 39 e 65 d.C. Escreveu Farsália, em que narra episódios
da guerra civil romana.
Interpretação
do texto:
1 –
A divina comédia, de Dante Alighieri, ilustra o olhar humanista para a religião
e o desejo de compreender e explicar as coisas do mundo, da vida e da morte que
caracterizam a literatura no Humanismo. Leia um trecho dessa obra.
a) No
catolicismo, as almas das pessoas não batizados são encaminhadas ao Limbo, pois
não podem permanecer em presença de Deus sem ter sido purificadas do pecado
original. De quem são as almas que Dante e Vergílio encontram no Limbo?
Dante e Vergílio encontram as almas de Homero, Horácio,
Ovídio e Lucano.
b) De
que modo Dante apresenta essas personagens?
As personagens são apresentadas como poetas por
meio da metáfora do canto. Homero é definido como o “cantor alto e capaz”.
2 –
Dante pergunta a Virgílio por que razão os poetas gregos e latinos encontram-se
separados das outras almas que estão no Limbo. Que explicação ele recebeu de
seu mestre?
Segundo Vergílio, a fama
que esses poetas têm no mundo (“lá onde tens vida”) é tão grande, que garantiu
a eles uma distinção entre as outras almas do Purgatório.
3 –
Além de chamar Virgílio de “mestre”, Dante revela, nessa passagem de A divina
comédia, que o considera superior aos outros poetas identificados. Transcreva
no caderno os versos que comprovam essa afirmação.
Os versos em que a
superioridade de Virgílio é afirmada por Dante são: “Eu vi do mestre altíssimo
do canto, / que sobre os outros, como a águia, revoa.”
a) O
que a referência à “bela escola e boa” revela sobre a importância desses poetas
na visão de Dante?
Além de chamar Virgílio de “mestre”, Dante
sugere que Homero, Horácio, Ovídio e Lucano constituem a “bela escola e boa” na
qual aprendeu a arte de escrever poesia. Essa forma elogiosa de fazer
referência aos poetas da Antiguidade ilustra a importância que é dada pelos
artistas do Humanismo à cultura greco-latina.
b) Qual
é a “maior honra” vivida por Dante nesse momento? Explique.
A maior honra é ser acolhido como um igual
entre os mestres clássicos. Essa é uma honra para Dante, porque significa que
foi capaz de produzir uma obra tão boa e importante quanto a dos seus modelos.
4 –
Que elementos desse trecho ilustram a tentativa, característica do Humanismo,
de conciliar a religião católica e as influências da cultura greco-latina? Por
quê?
O fato de Dante
escrever uma obra para explicar como seriam o inferno, o Purgatório e o Paraiso
revela a importância do cristianismo para o ser humano que vive nesse período.
O tratamento dado aos poetas clássicos, tratados como “mestres” formadores da
boa escola, revela que a cultura greco-latina era o modelo inspirador da arte
do período. A associação desses elementos ilustra a tentativa de conciliar
cristianismo e as influências greco-latinas.
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