quarta-feira, 22 de novembro de 2017

TEXTO: ORAÇÃO DE DOMINGO -PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

ORAÇÃO DE DOMINGO

Oração de Domingo Senhor,
Posto que hoje é domingo
Nesta terra que
Tu criaste
E assim cantam os sabiás,


Rogo a Ti o meu pedido,
Que neste momento, 
Acho-me a olhar o céu aberto, 
Assim de frente para dia de maio,
E tenho que bem dizer do sabor 
De contar da mesa farta
De água, arroz, feijão e um pouco de carne,
De modo que em todas as casas
Reúnam-se as famílias
Fazendo uma saudável refeição.
Das horas de trabalho
Que se seguirão durante a semana,
Não direi que não terei
Coragem e saúde,
Porque o Senhor 
Sempre tem esse cuidado.
E, portanto, meu Deus,
Sei que hei de estar contigo. 
Amém!
                                Teresa Cristina Sousa
                                 
1.O que levou o eu lírico a não pedir pela semana que se inicia foi:
     A)  a própria fé.
   B) a coragem e saúde que já tem.
   C) a mesa farta de domingo.
   D) o respeito a Deus.

2.No texto, considera-se que a oração é:
    A)  de quem pede perdão.
   B)  de uma pessoa que precisa ser lavado dos pecados.
  C)  para quem ainda não crê nas promessas de Deus.
  D) para glorificar a Deus.

3.Aexpressão: “o céu aberto”, no texto, tem o sentido de:

A)     Pedir por chuva.
     B) Esclarecer que o dia vai bem.
   C) Mostrar a natureza.
   D) Enfatizar o canto dos sabiás.

4.No texto, analisando-se as funções da linguagem, temos a predominância da função: 
A )  referencial.
B)fática.
C)emotiva.
D) metalinguística.




Nenhum comentário:

Postar um comentário