Texto: Precisa-se de Professores
A figura do docente, com conhecimento
dos fundamentos didático-pedagógicos voltados para o ensino de conteúdos
específicos, parece que vem sendo desprestigiado nos concursos para professores
das universidades federais. Recentemente, acompanhei dois concursos para o
cargo de professor da UFRPE e fiquei impressionado com o pouco valor dado pelas
bancas de avaliação aos candidatos, de fatos professores, aqueles formados
tanto pela licenciatura como pela prática docente. [...] Fica o meu apelo para
que os dirigentes universitários deem a devida valorização à boa didática à
formação inicial do professor e aos saberes docentes.
J. C. Opinião, 29/08/10.
Interpretação do texto:
01 – O autor do texto acima
diz que ficou impressionado com o pouco valor dado à formação didática dos
professores e faz um apelo para a valorização da boa didática e dos saberes
docentes.
Segundo a filosofia, valor
significa:
a)
A necessidade de fusão com o ser e, ao mesmo
tempo, a necessidade de individualização.
b)
Uma experiência humana de escolha de vida.
c)
Uma relação de igualdade e de justiça entre
as pessoas do mesmo modo.
d)
Uma experiência sobre o que é, e uma
orientação para o que deve ser.
e)
Atribuir importância a alguma coisa
e não ficar indiferente a ela.
02 – Por que faltam
professores de matérias específicas nas salas de aulas do país?
O Brasil vem formando menos professores
para dar aulas em matérias específicas.
03 – Quais são os principais
motivos.
O principal motivo dessa falta de profissionais
são os baixos salários, e por isso eles preferem trabalhar nas empresas que
estão atrás de matemáticos, físicos e biólogos. Além disso, estão pagando muito
melhor.
04 – O autor enfatiza a
valorização da boa didática, por quê?
Na Didática reflete a formação deste
profissional, onde ele constrói e reconstrói sua identidade profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário