domingo, 26 de novembro de 2017

SONETO: BENDITO SEJA O DIA, O MÊS, O ANO - PETRARCA - COM GABARITO

SONETO: Bendito seja o dia, o mês, o ano
                  Petrarca


Bendito seja o dia, o mês, o ano,
A sazão, o lugar, a hora, o momento,
E o país de meu doce encantamento
Aos olhos de lume soberano.

E bendito o primeiro doce afano
Que tive ao ter de Amor conhecimento
E o arco e a seta a que devo o ferimento,
Aberta a chaga em fraco peito humano.

Bendito seja o mísero lamento
Que pela terra em vão hei dispersado
E o desejo e o suspiro e o sofrimento.

Bendito seja o canto sublimado
Que a celebra e também meu pensamento
Que na terra não tem outro cuidado.

                                             Petrarca. Poemas de amor de Petrarca.
                                                Tradução de Jamil Almansur Haddad.
                                                  Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. p. 37.

Sazão: cada uma das estações do ano.
Afano: afã, aflição, ansiedade.
Cuidado: preocupação, interesse.

Interpretação do texto:
1 – Ao longo do poema, o eu lírico bendiz coisas de natureza diferente, como um dia, um país, um gesto. O que todos os elementos têm em comum?
      Eles tem em comum o fato de estarem ligados a mulher amada. Por esse motivo, o eu lírico bendiz o contexto em que a viu e por ela se apaixonou (dia, mês, ano, lugar, hora, estação do ano, etc.). Quando passa a bendizer comportamentos e sentimentos, também os relaciona à mulher amada.

2 – Os trovadores tratavam do tema do sofrimento amoroso em suas cantigas. No poema de Petrarca, o eu lírico também se refere a esse sofrimento. Em quais versos isso acontece?
      O eu lírico começa a fazer referência ao sofrimento amoroso nos versos finais da segunda estrofe (“[bendito] o arco e a seta a que devo o ferimento, / Aberta a chaga em fraco peito humano.”) e continua ao longo da terceira (“Bendito seja o mísero lamento, / Que pela terra em vão hei dispersado, / E o desejo e o suspiro e o sofrimento”).

      --- A abordagem do sofrimento amoroso, feita por Petrarca, assemelhasse às cantigas de amor trovadorescas? Por quê?
      Não. Nas cantigas de amor, o trovador afirma suas dores de amor como algo que pode enlouquece-lo ou leva-lo a desejar a morte. No poema de Petrarca, o sofrimento amoroso é visto como algo positivo, "bendito”.

3 – Releia:
      “E bendito o primeiro doce afano
      Que tive ao ter de Amor conhecimento
      E o arco e a seta a que devo o ferimento,
      Aberta a chaga em fraco peito humano.”
a)   Qual a metáfora utilizada para o amor pelo eu lírico?
A metáfora é a caracterização do amor como um “ferimento”.

b)   O eu lírico atribui o início do amor a Cupido. Que elementos do texto permitem essa identificação?
Os elementos mais evidentes são o arco e a seta responsáveis pelo “ferimento” que simboliza a entrada do amor no coração do eu lírico. Na mitologia, Eros é sempre representado como um menino alado que porta um arco e uma aljava cheia de setas. Com elas, desperta o amor nos corações humanos.

c)   A alusão a elementos da mitologia greco-latina é característica da produção do Renascimento. Por que a referência a esses mitos indica uma perspectiva diferente daquela predominante na Idade Média?
A visão de mundo medieval é teocêntrica, ou seja, Deus é a origem de todas as coisas. Quando o eu lírico responsabiliza um deus pagão, Eros, por seu amor, mostra que não adota uma postura marcada pela religiosidade medieval.

4 – Que características comuns podemos identificar entre o quadro de Ticiano e o poema de Petrarca?

      Nos dois casos, o desenvolvimento do tema é caracterizado por uma postura positiva, alegre. Além disso, as duas obras fazem referência à mitologia greco-latina.

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