domingo, 7 de outubro de 2018

TEXTO: PRIORIDADE PARA A COMPETÊNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA - SEE - COM GABARITO


Texto: Prioridade para a competência da leitura e da escrita

        A humanidade criou a palavra, que é constitutiva do humano, seu traço distintivo. O ser humano constitui-se assim um ser de linguagem e disso decorre todo o restante, tudo o que transformou a humanidade naquilo que é. Ao associar palavras e sinais, criando a escrita, o homem construiu um instrumental que ampliou exponencialmente sua capacidade de comunicar-se, incluindo pessoas que estão longe no tempo e no espaço.
        Representar, comunicar e expressar são atividades de construção de significado relacionadas a vivências que se incorporam ao repertório de saberes de cada indivíduo. Os sentidos são construídos na relação entre a linguagem e o universo natural e cultural em que nos situamos. E é na adolescência, como vimos, que a linguagem adquire essa qualidade de instrumento para compreender e agir sobre o mundo real.
        A ampliação das capacidades de representação, comunicação e expressão está articulada ao domínio não apenas da língua mas de todas as outras linguagens e, principalmente, ao repertório cultural de cada indivíduo e de seu grupo social, que a elas dá sentido. A escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo cultural da humanidade, seja artístico e literário, histórico e social, seja científico e tecnológico. Em cada uma dessas áreas, as linguagens são essenciais.
        As linguagens são sistemas simbólicos, com os quais recortamos e representamos o que está em nosso exterior, em nosso interior e na relação entre esses âmbitos; é com eles também que nos comunicamos com os nossos iguais e expressamos nossa articulação com o mundo.
        Em nossa sociedade, as linguagens e os códigos se multiplicam: os meios de comunicação estão repletos de gráficos, esquemas, diagramas, infográficos, fotografias e desenhos.
        O design diferencia produtos equivalentes quanto ao desempenho ou à qualidade. A publicidade circunda nossas vidas, exigindo permanentes tomadas de decisão e fazendo uso de linguagens sedutoras e até enigmáticas. Códigos sonoros e visuais estabelecem a comunicação nos diferentes espaços. As ciências construíram suas próprias linguagens, plenas de símbolos e códigos. A produção de bens e serviços foi em grande parte automatizada e cabe a nós programar as máquinas, utilizando linguagens específicas. As manifestações artísticas e de entretenimento utilizam, cada vez mais, diversas linguagens que se articulam.
        Para acompanhar tal contexto, a competência de leitura e de escrita vai além da linguagem verbal, vernácula – ainda que esta tenha papel fundamental – e refere-se a sistemas simbólicos como os citados, pois essas múltiplas linguagens estão presentes no mundo contemporâneo, na vida cultural e política, bem como nas designações e nos conceitos científicos e tecnológicos usados atualmente.

Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord.
Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2008. p. 16. Adaptado.

Entendendo o texto:

01 – Segundo o que é afirmado no primeiro parágrafo do texto, a criação da escrita:
a)   Diminuiu a capacidade de comunicação da linguagem oral.
b)   Permitiu que a linguagem falada fosse sendo aos poucos abandonada.
c)   Ampliou bastante a capacidade de comunicação do homem.
d)   Constituiu um fenômeno puramente acidental de associação de signos.
e)   Foi criada por Deus para a humanidade, para ser constitutiva do humano.

02 – A escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre as gerações, do ativo cultural da humanidade, seja artístico e literário, histórico e social, seja científico e tecnológico.
Considerando o período transcrito, analise as seguintes palavras:
I.             Risco.  
II.           Legado.  
III.          Patrimônio.  
    IV. Déficit.
        As palavras que poderiam substituir, sem perda relevante de sentido, a palavra “ativo” no período transcrito estão contidas, apenas, em:
    a) I e II.  
    b) II e III.  
    c) III e IV.  
    d) I, II e III.  
    e) II, III e IV.

03 – No trecho: “E é na adolescência, como vimos, que a linguagem adquire essa qualidade de instrumento para compreender e agir sobre o mundo real.”
Neste período do texto, considerando que o verbo compreender não pede a preposição sobre, como ocorre com agir, a construção ficaria sintaticamente mais adequada com a substituição da sequência “para compreender e agir sobre o mundo real” por:
a)   Para compreender o mundo real e agir sobre este.
b)   Para compreender e agir o mundo real.
c)   Para compreender sobre o mundo real e agir.
d)   Para compreender o mundo real e agi-lo.
e)   Para compreender o mundo real e agir-lhe.

04 – A humanidade criou a palavra, que é constitutiva do humano, seu traço distintivo.
        Considerando o contexto e o relacionamento sintático entre os elementos deste período do texto, verifica-se que humano é empregado como:
    a) Adjetivo.  
    b) Pronome indefinido.  
    c) Advérbio.  
    d) Substantivo.  
    e) Verbo.

05 – A mensagem principal do texto consiste em enfatizar que:
a)    As ciências não precisam de nenhuma linguagem para expressar-se.
b)    As artes constituem as linguagens preferenciais da matemática.
c)     A publicidade não é linguagem, mas apenas um meio de seduzir consumidores.
d)    A escola tem a obrigação fundamental de ensinar tecnologia.
e)    O ensino, para ser coerente com a realidade, deve focalizar as múltiplas linguagens.














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