Soneto: Acrobata da Dor
Gargalha, ri, num riso de
tormenta,
Como um palhaço, que
desengonçado,
Nervoso, ri, num riso
absurdo, inflado
De uma ironia e de uma dor
violenta.
Da gargalhada atroz,
sanguinolenta,
Agita os guizos, e
convulsionado
Salta, gavroche, salta
clown, varado
Pelo estertor dessa agonia
lenta ...
Pedem-se bis e um bis não se
despreza!
Vamos! retesa os músculos,
retesa
Nessas macabras piruetas
d’aço...
E embora caias sobre o chão,
fremente,
Afogado em teu sangue
estuoso e quente,
Ri! Coração, tristíssimo
palhaço.
Cruz e Sousa
Gavroche: garotos de Paris,
figuradamente artista.
Estertor: respiração anormal
própria de moribundos.
Fremente: vibrante, agitado,
violento.
Estuoso: que ferve, ardente,
febril.
Entendendo o soneto:
01 – Fazendo uma análise
mais detalhada do soneto, assinale a afirmação incorreta:
a) ao longo do texto,
constata-se que o acrobata da dor, desempenhando o papel de um triste e sofrido
palhaço, é metáfora do próprio coração.
b) o acrobata precisa
acolher a manifestação da audiência e seguir desempenhando seu papel, mesmo que
o leve à morte.
c) essa espécie de clown,
que vive de agradar às multidões, paga um preço alto: a ocultação de sua dor
interior.
d) cena grotesca, o bis é a
sedução da plateia que acaba conduzindo o acrobata para a tragédia.
e) a plateia pedindo bis corresponde à elite política que exige
do cidadão, em sua luta diária, as maiores acrobacias.
02 – Ainda sobre o soneto,
assinale a afirmação errônea:
a) há uma alusão ao fato de
o palhaço, interiormente dilacerado, mascarar seus sentimentos para transmitir
alegria.
b) a fachada de
alegria e o sofrimento interior compõem a natureza conflitante do coração do
poeta, sensibilizando o público.
c) há um vocabulário
sugestivo, remetendo ao coração: “gargalhada sanguinolenta”, “convulsionado”,
“retesa os músculos”.
d) o poema pode ser visto
também como uma metáfora da condição do artista, em que se revelam as relações
entre arte e poeta.
e) a condição do artista se
espelha na do palhaço, sendo este forçado a rir, numa espécie de tortura
interna e eterna.
03 – Assinale o item em que
a expressão utilizada possui uma carga semântica que destoa das demais:
a) “riso de tormenta”
b) “gargalhada atroz,
sanguinolenta”
c) “agonia lenta”
d) “Pedem-se bis”
e) “macabras piruetas”
04 – Assinale a alternativa
em que a indicação entre parênteses não está de acordo com o verso:
a) “Gargalha, ri,
num riso de tormenta,” (pleonasmo vicioso)
b) “salta, gavroche, salta
clown, varado” (assonância)
c) “Da gargalhada atroz,
sanguinolenta,” (sinestesia)
d) “nessas macabras piruetas
d’aço...” (metáfora)
e) “afogado em teu sangue
estuoso e quente,” (aliteração).
Parabéns muito bem fundamentado 😘👍👏🖒😆😎😉😇
ResponderExcluirQue verso reforça a ideia de que essa dor se repete a alimenta continuamente o espetáculo?
ResponderExcluirQue verso reforça a ideia de que essa dor se repete a alimenta continuamente o espetáculo?
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