quarta-feira, 17 de outubro de 2018

SONETO: ACROBATA DA DOR - CRUZ E SOUSA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Soneto: Acrobata da Dor


Gargalha, ri, num riso de tormenta,
Como um palhaço, que desengonçado,
Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
De uma ironia e de uma dor violenta.

Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
Agita os guizos, e convulsionado
Salta, gavroche, salta clown, varado
Pelo estertor dessa agonia lenta ...

Pedem-se bis e um bis não se despreza!

Vamos! retesa os músculos, retesa
Nessas macabras piruetas d’aço...

E embora caias sobre o chão, fremente,
Afogado em teu sangue estuoso e quente,
Ri! Coração, tristíssimo palhaço.
                                                            Cruz e Sousa

Gavroche: garotos de Paris, figuradamente artista.
Estertor: respiração anormal própria de moribundos.
Fremente: vibrante, agitado, violento.
Estuoso: que ferve, ardente, febril.

Entendendo o soneto:

01 – Fazendo uma análise mais detalhada do soneto, assinale a afirmação incorreta:
a) ao longo do texto, constata-se que o acrobata da dor, desempenhando o papel de um triste e sofrido palhaço, é metáfora do próprio coração.
b) o acrobata precisa acolher a manifestação da audiência e seguir desempenhando seu papel, mesmo que o leve à morte.
c) essa espécie de clown, que vive de agradar às multidões, paga um preço alto: a ocultação de sua dor interior.
d) cena grotesca, o bis é a sedução da plateia que acaba conduzindo o acrobata para a tragédia.
e) a plateia pedindo bis corresponde à elite política que exige do cidadão, em sua luta diária, as maiores acrobacias.

02 – Ainda sobre o soneto, assinale a afirmação errônea:
a) há uma alusão ao fato de o palhaço, interiormente dilacerado, mascarar seus sentimentos para transmitir alegria.
b) a fachada de alegria e o sofrimento interior compõem a natureza conflitante do coração do poeta, sensibilizando o público.
c) há um vocabulário sugestivo, remetendo ao coração: “gargalhada sanguinolenta”, “convulsionado”, “retesa os músculos”.
d) o poema pode ser visto também como uma metáfora da condição do artista, em que se revelam as relações entre arte e poeta.
e) a condição do artista se espelha na do palhaço, sendo este forçado a rir, numa espécie de tortura interna e eterna.

03 – Assinale o item em que a expressão utilizada possui uma carga semântica que destoa das demais:
a) “riso de tormenta”
b) “gargalhada atroz, sanguinolenta”
c) “agonia lenta”
d) “Pedem-se bis”
e) “macabras piruetas”

04 – Assinale a alternativa em que a indicação entre parênteses não está de acordo com o verso:
a) “Gargalha, ri, num riso de tormenta,” (pleonasmo vicioso)
b) “salta, gavroche, salta clown, varado” (assonância)
c) “Da gargalhada atroz, sanguinolenta,” (sinestesia)
d) “nessas macabras piruetas d’aço...” (metáfora)
e) “afogado em teu sangue estuoso e quente,” (aliteração).



3 comentários:

  1. Parabéns muito bem fundamentado 😘👍👏🖒😆😎😉😇

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  2. Que verso reforça a ideia de que essa dor se repete a alimenta continuamente o espetáculo?

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  3. Que verso reforça a ideia de que essa dor se repete a alimenta continuamente o espetáculo?

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