sexta-feira, 19 de outubro de 2018

MENSAGEM ESPÍRITA - CARIDADE - CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS BÍBLICAS CONCERNENTES À CRIAÇÃO - PARA REFLEXÃO

MENSAGEM: COM CARIDADE

“Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 16:14.)

        Ainda existe muita gente que não entende outra caridade, além daquela que se veste de trajes humildes aos sábados ou domingos para repartir algum pão com os desfavorecidos da sorte, que aguarda calamidades públicas para manifestar-se ou que lança apelos comovedores nos cartazes da imprensa.
        Não podemos discutir as intenções louváveis desse ou daquele grupo de pessoas; contudo, cabe-nos reconhecer que o dom sublime é de sublime extensão.
        Paulo indica que a caridade, expressando amor cristão, deve abranger todas as manifestações de nossa vida.
        Estender a mão e distribuir reconforto é iniciar a execução da virtude excelsa. Todas as potências do espírito, no entanto, devem ajustar-se ao preceito divino, porque há caridade em falar e ouvir, impedir e favorecer, esquecer e recordar. Tempo virá em que a boca, os ouvidos e os pés serão aliados das mãos fraternas nos serviços do bem supremo.
        Cada pessoa, como cada coisa, necessita da contribuição da bondade, de modo particular.
        Homens que dirigem ou que obedecem reclamam-lhe o concurso santo, a fim de que sejam esclarecidos no departamento da Casa de Deus, em que se encontram. Sem amor sublimado, haverá sempre obscuridade, gerando complicações.
        Desempenha tuas mínimas tarefas com caridade, desde agora. Se não encontras retribuição espiritual, no domínio do entendimento, em sentido imediato, sabes que o Pai acompanha todos os filhos devotadamente.
        Há pedras e espinheiros? Fixa-te em Jesus e passa.

Mensagens Espírita: O livro dos Espíritos
ALLAN KARDEC – Tradução Matheus R. Camargo

Perguntas e respostas
CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS BÍBLICAS CONCERNENTES À CRIAÇÃO

59 – Os povos formaram ideias bem divergentes sobre a Criação, conforme o grau de suas luzes. A razão, apoiada na Ciência, reconheceu a inverossimilhança de algumas teorias. O que foi revelado pelos Espíritos confirma a opinião há muito tempo admitida pelos homens mais esclarecidos.
      A objeção que se pode fazer a essa teoria é a de estar em contradição com o texto dos livros sagrados. No entanto, uma análise séria leva a reconhecer que essa contradição é mais aparente que real, e que resulta da interpretação dada a um sentido muitas vezes alegórico.
      A questão do primeiro homem, representado por Adão, como único tronco da humanidade, não é, de forma alguma, a única a respeito da qual as crenças religiosas tiveram que se modificar. O movimento da Terra pareceu, numa certa época, tão contrária ao texto sagrado, que não há forma de perseguições de que essa teoria não tenha sido o pretexto. E, no entanto, a Terra gira, apesar dos anátemas, e hoje em dia ninguém poderia contestar este fato sem pôr em risco a sua própria razão.
      A Bíblia diz igualmente que o mundo foi criado em seis dias, e fixa a época da criação em cerca de 4.000 anos antes da era cristã. Até então, a Terra não existia; ela foi tirada do nada. O texto é formal; e eis que a Ciência positiva, a Ciência inexorável vem provar o contrário. A formação do globo terrestre está escrita em caracteres irrecusáveis no mundo fóssil, e está provado que os seis dias da criação constituem outros tantos períodos, cada um deles possuindo, talvez, várias centenas de milhares de anos. Isso não é mais um sistema, uma doutrina, uma opinião isolada; trata-se de um fato tão certo como aquele do movimento da Terra, que a teologia não pôde deixar de admitir, prova evidente do erro a que se está sujeito quando se tomam ao pé da letra as expressões de uma linguagem que quase sempre é figurada. Com isso, devemos então concluir que a Bíblia é um erro? Não; mas que os homens se enganaram ao interpretá-la.
      Ao explorar os arquivos da Terra, a Ciência descobriu a ordem em que os diferentes seres vivos aparecem na superfície, e essa ordem está de acordo com aquela indicada no Gênesis, com a diferença de que, em vez de ter saído miraculosamente das mãos de Deus em algumas horas, realizou-se, sempre por sua vontade, mas segundo a lei das forças da Natureza, em alguns milhões de anos. Deus seria, por essa razão, menos grandioso e menos poderoso? Sua obra seria menos sublime por não gozar do prestígio da instantaneidade? Evidentemente não; seria necessário ter uma ideia bem mesquinha da Divindade para não reconhecer Sua onipotência nas leis eternas que estabeleceu para reger os mundos. A Ciência, longe de desmerecer a obra divina, apresenta-a para nós sob um aspecto mais grandioso e mais conforme às nações que temos do poder e da majestade de Deus, pelo fato mesmo de que ela se realiza sem derrogar as leis da Natureza.
      A Ciência, quanto a isso de acordo com Moisés, coloca o homem por último na ordem da criação dos seres vivos. Contudo, Moisés coloca o dilúvio universal no ano de 1654, enquanto a geologia nos mostra o grande cataclisma como anterior a aparição do homem, visto que até hoje não se encontra, nas camadas primitivas, nenhum indício de presença humana nem de animais pertencentes à mesma categoria do homem, do ponto de vista físico. Porém, nada prova que isso seja impossível; diversas descobertas já lançaram dúvidas a esse respeito. Portanto, pode ser que de uma hora para outra se adquira a certeza material dessa anterioridade da raça humana, e, então, reconhecer-se-á que, nesse ponto como em outros, o texto bíblico é uma figura. A questão que resta a saber é se o cataclisma geológico é o mesmo que o de Noé. Ora, a duração necessária para a formação de camadas fósseis não permite confundi-los, e a partir do momento em que se tiver descoberto os indícios da existência do homem antes da grande catástrofe, ficará provado que Adão não é o primeiro homem, ou que sua criação se perde nos confins dos tempos. Contra a evidência não há raciocínios possíveis, e será preciso aceitar esse fato, como se aceitou o do movimento da Terra e os seis períodos da Criação.
      A existência do homem antes do dilúvio geológico é, na verdade, ainda hipotética, mas não nos parece ser tanto assim. Admitindo-se que o homem tenha surgido pela primeira vez sobre a Terra há 4.000 anos antes de Cristo, e que 1650 anos mais tarde toda a aça humana foi destruída, com exceção de uma única família, conclui-se que o povoamento da Terra date somente da época de Noé, ou seja, 2.3350 anos antes da nossa era. Ora, quando os hebreus emigraram para o Egito, no século XVIII a.C., encontraram esse país bastante povoado e já bem avançado em civilização. A História prova que, nessa época, as Índias e outras regiões eram igualmente prósperas, mesmo sem leva em conta a cronologia de certos povos, que remota a uma época bem mais remota. Teria sido então necessário que, do século XXIV a.C., ao XVIII a.C., ou seja, no espaço de seiscentos anos, não somente a posteridade de um único homem tivesse podido povoar todas as imensas regiões então conhecidas, supondo-se que as outras não o fossem, mas que, nesse curto intervalo, a espécie humana tivesse podido elevar-se da ignorância absoluta do estado primitivo ao mais alto grau de desenvolvimento intelectual, o que contraria todas as leis antropológicas.
      A diversidade de raças vem ainda reforçar essa opinião. O clima e os hábitos produzem, sem dúvida, modificações nas características físicas, mas sabe-se até onde pode ir a influência dessas causas, e, além disso, o exame fisiológico prova haver, entre certas raças, diferenças estruturais mais profundas que aquelas produzidas pelo clima. O cruzamento das raças produz os tipos intermediários; ele tende a apagar os caracteres extemos, mas não os produz; apenas cria variedades. Ora, para que tenha ocorrido cruzamento de raças, seria necessário que houvesse raças distintas. Como explicar a existência delas, atribuindo-se-lhes um tronco comum e, sobretudo, tão próximo? Como admitir que, em alguns séculos, certos descendentes de Noé tivessem se transformado a ponto de produzir a raça etíope, por exemplo? Tal metamorfose não é mais admissível do que a hipótese de um tronco comum para o lobo e a ovelha, o elefante e o pulgão, a ave e o peixe. Ainda uma vez: nada pode prevalecer contra a evidência dos fatos. Tudo se explica, pelo contrário, admitindo-se a existência do homem antes da época que lhe é comumente designada; admitindo-se a diversidade das origens; Adão como alguém que viveu há 6.000 anos e povoou uma região ainda desabitada; o dilúvio de Noé como uma catástrofe parcial confundida com o cataclisma geológico; levando-se em conta, enfim, a forma alegórica característica do estilo oriental, que se encontra nos livros sagrados de todos os povos. Por isso é prudente não acusar tão levianamente de falsas as doutrinas que podem, cedo ou tarde, e como tantas outras, oferecer provas de sua autenticidade àqueles que as combatem. As ideias religiosas, longe de perderem algo, engrandecem-se quando caminham ao lado da Ciência. É o único meio de não mostrar ao ceticismo um lado vulnerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário