terça-feira, 30 de outubro de 2018

POEMA: ESSA QUE EU HEI DE AMAR - GUILHERME DE ALMEIDA - COM GABARITO

POEMA: ESSA QUE EU HEI DE AMAR


GUILHERME DE ALMEIDA

Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
será tão louca, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem pela janela,
trazer luz e calor a esta alma escura e fria.

E, quando ela passar, tudo o que eu não sentia
da vida há de acordar no coração, que vela...
E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela
como sombra feliz... – Tudo isso eu me dizia,
quando alguém me chamou. Olhei: um vulto louro,

e claro, e vagaroso, e belo, na luz de ouro
do poente, me dizia adeus, como um sol triste...

E falou-me de longe: “Eu passei a teu lado,
mas ias tão perdido em teu sonho dourado,
meu pobre sonhador, que nem sequer me viste!”

                                    ALMEIDA, Guilherme de. Meus versos mais queridos.
                                                                     Rio de Janeiro: Ediouro, 1988.

1 -   A que elemento da natureza a mulher amada é comparada? Em seu caderno, copie o verso do poema que confirma sua resposta.
     A mulher amada é comparada ao sol: “que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela”.

2 -     Que palavras e expressões foram usadas na comparação citada na atividade 1?
     O eu poético usou as seguintes palavras e expressões: “loura”, “clara”, ‘luz”, “calor”, “vulto louro e claro”, “luz de ouro do poente”, “sol triste”.

3 -    Que relação a expressão “sonho dourado” estabelece com a comparação feita no poema?
     A relação é entre o sol e a palavra “dourado”, característica que pode ser atribuída ao sol e, consequentemente, à mulher amada.

4 -   Identifique e transcreva em seu caderno os trechos do poema que podem comprovar que o eu poético fala de um amor futuro e que a mulher é alguém que ele ainda não conhece.
     O trecho “Essa que eu hei de amar” apresenta o verbo no futuro, “hei”, indicando que o fato ainda não aconteceu, que ainda está na esfera do desejo, da possibilidade. Além disso, o poema não identifica a mulher, referindo-se a ela por meio de pronomes: “essa”, “ela”, “alguém”.

5 -   Que oposição de ideias é apresentada na primeira estrofe? Identifique-a e explique o significado da metáfora presente nesse verso.
     A oposição entre “luz e calor” X “escuro e frio”, explicitada no quarto verso do poema. “O sol” é metáfora da mulher que traz “luz e calor” à alma do eu poético, que estava “escura e fria”.

6 -   Na terceira estrofe, o eu poético apresenta uma repetição. Identifique-a e explique que efeito de sentido ela provoca no texto.
     A repetição da conjunção “e” no verso “um vulto louro, e claro, e vagaroso, e belo, na luz de ouro”. A repetição dá ênfase à quantidade e diversidade das qualidades da mulher amada. Deixa também a leitura desse trecho mais lenta.

7 -   O eu poético consegue viver o seu amor com a mulher descrita no poema? Explique sua resposta e transcreva em seu caderno um trecho que a comprove.
     Não. A fala da amada na última estrofe comprova que ele a deixou escapar.



22 comentários:

  1. Quantas estrofes tem este poema?
    E qual outro titulo darias a este poema?

    ResponderExcluir
  2. Muito obg me a judô muito na minha atividade

    ResponderExcluir
  3. Qual a função da repetição da condução E , e o seu efeito de sentido no texto

    ResponderExcluir
  4. Qual a função da repetição da conjução E , e o seu efeito de sentido no texto ?

    ResponderExcluir
  5. Qual escola literária é esse poema? Quais as características?
    Que critica o autor faz?

    ResponderExcluir
  6. Ajudou-me a compreender melhor o poema

    ResponderExcluir
  7. Na tua opinião,a idealização do amor pode impedir que as pessoas reconheçam e vivam um amor ideal?É possível chamar amor a um sentimento que permanece no plano dos sonhos,sem se expressar em acções?

    ResponderExcluir
  8. Identifique e transcreva do poema os pares de rima que o compõe

    ResponderExcluir
  9. Podemos afirmar que o poema de Guilherme de Almeida é um soneto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porque as duas primeiras estrofas sao cuartetos e as duas últimas sao tercetos

      Excluir
  10. A qual tempo verbal se refere o título do poema a qual tempo verbal se refere o título do poema

    ResponderExcluir
  11. a) As rimas do poema “Essa que eu hei de amar” são internas ou externas?
    b) Classifique as rimas das duas primeiras estrofes do poema “Essa que eu hei de amar”

    ResponderExcluir
  12. b) Classifique as rimas das duas primeiras estrofes do poema “Essa que eu hei de amar”

    ResponderExcluir