Fábula: O segredo de nossa casa
Os segredos da nossa casa não devem ser
espalhados pelos vizinhos.
Há muito valemo-nos das fábulas para
dizer, de modo eufêmico, verdades cotidianas.
Assim, quando objetos e animais ganham
vozes e se submetem a acontecimentos diversos, melhor podemos analisar, na
alegoria da história contada, ações e reações nossas. Momento em que repensamos
os nossa hábitos e nossos crenças.
Abaixo, uma fábula africana que nos dá
oportunidade de ponderamos sobre a real necessidade de noticiar aquilo que
ocorre no íntimo dos nossos lares.
“Certo dia, uma mulher estava na
cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão.
O cão queixou-se:
– A senhora, por favor, não me queime!
Ela ficou muito espantada: um cão a
falar! Até parecia mentira…Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que
mexia a comida. Mas o pau também falou:- O cão não me fez mal. Não quero
bater-lhe!
A senhora já não sabia o que fazer e
resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.
Mas, quando ia sair de casa a porta,
com um ar zangado, avisou-a:
– Não saias daqui e pensas no que
aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
A senhora percebeu o conselho da porta.
Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe
desculpa e repartiu o almoço com ele.”
Moral
da história: É fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o
respeito mútuo, embora às vezes seja difícil...
Fábula africana. Editorial CONTI outra.
Entendendo a fábula:
01 – Nesta frase: “Certo
dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em
cima do seu cão.”, encontre os advérbios.
“Certo dia” (tempo); “na cozinha” (lugar)
02 – Que tipo de fala há na
conversa do cão e da porta?
Na fala do cão, há um apelo;
Na fala da porta, um conselho ou
exortação (observe-se o uso do verbo de elocução “avisou-a”.).
03 – Que pessoa do verbo é
usada nas falas do cão e da porta e com que intenção?
Na fala do cão, a
3ª pessoa do singular (“queime”) pode ter sido utilizada para demonstrar maior
familiaridade entre os interlocutores;
Na fala da porta, ocorre a 2ª pessoa do
singular (“saias” e “pensa”), talvez para manter maior distanciamento entre as
personagens.
04 – O que o uso do
“presente histórico” pode provocar?
O uso do chamado
“presente histórico” pode provocar efeito de aproximação dos fatos ou maior
envolvimento com eles.
05 – Marque com um (X) a alternativa correta:
a) O texto que você leu é
um:
(X)
Fábula.
( ) Poema.
b) Quem conta essa história?
(X) Uma
personagem da história.
( )
Alguém que não participa da história, mas a observa e conta o que
acontece.
06 – Quais personagens
aparecem na história?
A mulher, o cão,
o pau e a porta.
07 – Relacione as
personagens às suas falas:
(1) O cão.
(2) O pau.
(3) A porta.
(4) A senhora.
(3) Não saias daqui e pensa no que
aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
(1) A senhora, por favor, não me
queime!
(2) O cão não me fez mal. Não quero
bater-lhe!
(4) Pensou que tudo começara porque
tratara mal o seu cão.
08 – Qual a moral da
história?
“É fundamental
sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito mútuo, embora às
vezes seja difícil...”
09 – Recorde o que você
aprendeu sobre (palavras com m
antes de p e b e n antes de outra
consoante):
Ombro cumprimento mentira
Limpeza amendoim espantada
Zumbi
sons
companheiros
Silêncio semente
tempo.
10 – Complete as frases
abaixo com (am ou ão):
a) Eles compraram maçãs. (Passado)
b) Eles dormirão no hotel. (Futuro)
c) Eles cantarão na festa. (Futuro)
d) Eles viajaram de trem. (Passado)
e) Eles estudarão a lição. (Futuro).
11 – Numere de acordo com o
tempo em que os verbos se encontram nas frases abaixo:
(1)
Passado. (2) futuro
(2) Os meninos brincarão no sítio.
(1) As crianças compraram sorvete.
(2) Os cantores se presentarão no
show.
(1) Eles ganharam muitos presentes.
12 – Complete as frases conjugando
os verbos em destaque:
Comer
Ontem, eles comeram muito.
Amanhã, eles comerão pouco.
Dançar
Ontem, eles dançaram a noite inteira.
Amanhã, eles não dançarão nada.
Escovar
Ontem, eles escovaram os dentes após o jantar.
Amanhã, eles escovarão os dentes após o jantar.
13 – Separe o sujeito e
o predicado das frases abaixo:
a) O Sol ilumina a terra.
Sujeito: O sol
Predicado: ilumina a Terra.
b) O carro quebrou.
Sujeito: O carro
Predicado: quebrou.
c) Paulo fechou a
janela.
Sujeito: Paulo
Predicado: fechou a janela.
14 – Classifique as palavras
em sinônimos ou antônimos:
a) Orar e rezar são
sinônimos.
b) Morar e residir são
sinônimos.
c) Duro e mole são
antônimos.
d) Gostosa e saborosa são
sinônimos.
e) Bom e mau são
antônimos.
15 – Dê um sinônimo para as palavras:
Lindo: bonito.
Contente: alegre.
Depressa: ligeiro, rápido.
Comprido: longo.
16 – Dê um antônimo para as palavras:
Lindo: feio.
Contente: triste.
Depressa: lento.
Comprido: curto.
Quais sao os segredos da casa? Quero resposta por favor
ResponderExcluirnão sei
ResponderExcluirnão
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