quinta-feira, 25 de outubro de 2018

FÁBULA: O SEGREDO DE NOSSA CASA - AFRICANA - COM QUESTÕES GABARITADAS.

Fábula: O segredo de nossa casa


        Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
       Há muito valemo-nos das fábulas para dizer, de modo eufêmico, verdades cotidianas.
        Assim, quando objetos e animais ganham vozes e se submetem a acontecimentos diversos, melhor podemos analisar, na alegoria da história contada, ações e reações nossas. Momento em que repensamos os nossa hábitos e nossos crenças.
        Abaixo, uma fábula africana que nos dá oportunidade de ponderamos sobre a real necessidade de noticiar aquilo que ocorre no íntimo dos nossos lares.
        “Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão.
        O cão queixou-se:
        – A senhora, por favor, não me queime!
        Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira…Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:- O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!
        A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.
        Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a:
        – Não saias daqui e pensas no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
        A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele.”
        Moral da história: É fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito mútuo, embora às vezes seja difícil...

                                              Fábula africana. Editorial CONTI outra.
Entendendo a fábula:

01 – Nesta frase: “Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão.”, encontre os advérbios.
      “Certo dia” (tempo); “na cozinha” (lugar)

02 – Que tipo de fala há na conversa do cão e da porta?
      Na fala do cão, há um apelo;
      Na fala da porta, um conselho ou exortação (observe-se o uso do verbo de elocução “avisou-a”.).

03 – Que pessoa do verbo é usada nas falas do cão e da porta e com que intenção?
      Na fala do cão, a 3ª pessoa do singular (“queime”) pode ter sido utilizada para demonstrar maior familiaridade entre os interlocutores;
      Na fala da porta, ocorre a 2ª pessoa do singular (“saias” e “pensa”), talvez para manter maior distanciamento entre as personagens.

04 – O que o uso do “presente histórico” pode provocar?
      O uso do chamado “presente histórico” pode provocar efeito de aproximação dos fatos ou maior envolvimento com eles.

05 – Marque com um (X) a alternativa correta:
a) O texto que você leu é um:
    (X) Fábula.
    (  ) Poema.
b) Quem conta essa história?
    (X) Uma personagem da história.
    (  ) Alguém que não participa da história, mas a observa  e conta o que acontece.

06 – Quais personagens aparecem na história?
      A mulher, o cão, o pau e a porta.

07 – Relacione as personagens às suas falas:
(1) O cão.
(2) O pau.
(3) A porta.
(4) A senhora.
(3) Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.
(1) A senhora, por favor, não me queime!
(2) O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!
(4) Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão.

08 – Qual a moral da história?
      “É fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito mútuo, embora às vezes seja difícil...”

09 – Recorde o que você aprendeu sobre (palavras com m antes de p e b e n antes de outra consoante):
Ombro                  cumprimento                 mentira
Limpeza               amendoim                     espantada
Zumbi                   sons                              companheiros
Silêncio                semente                        tempo.

10 – Complete as frases abaixo com (am ou ão):
a)  Eles compraram maçãs. (Passado)
b)  Eles dormirão no hotel. (Futuro)
c)  Eles cantarão na festa. (Futuro)
d)  Eles viajaram de trem. (Passado)
e)  Eles estudarão a lição. (Futuro).

11 – Numere de acordo com o tempo em que os verbos se encontram nas frases abaixo:
 (1) Passado.       (2) futuro

(2) Os meninos brincarão no sítio.
(1) As crianças compraram sorvete.
(2) Os cantores se presentarão no show.
(1) Eles ganharam muitos presentes.

12 – Complete as frases conjugando os verbos em destaque:
Comer
Ontem, eles comeram muito.
Amanhã, eles comerão pouco.
Dançar
Ontem, eles dançaram a noite inteira.
Amanhã, eles não dançarão nada.
Escovar
Ontem, eles escovaram os dentes após o jantar.
Amanhã, eles escovarão os dentes após o jantar.

13 – Separe o sujeito e o predicado das frases abaixo:
a) O Sol ilumina a terra.
Sujeito: O sol
Predicado: ilumina a Terra.

b) O carro quebrou.
Sujeito: O carro
Predicado: quebrou.

c) Paulo fechou a janela.
Sujeito: Paulo
Predicado: fechou a janela.

14 – Classifique as palavras em sinônimos ou antônimos:
a) Orar e rezar são sinônimos.
b) Morar e residir são sinônimos.
c) Duro e mole são antônimos.
d) Gostosa e saborosa são sinônimos.
e) Bom e mau são antônimos.

15 – Dê um sinônimo para as palavras:
Lindo: bonito.    
Contente: alegre.
Depressa: ligeiro, rápido.
Comprido: longo.

16 – Dê um antônimo para as palavras:
Lindo: feio.    
Contente: triste.
Depressa: lento.
Comprido: curto.





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