SIMULADO
SOBRE ARCADISMO
01 – Assinale o que não se refere ao Arcadismo:
a) Época do Iluminismo
(século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade.
b) Volta aos princípios
clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição,
a imitação da natureza).
c) Ornamentação
estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras.
d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.
e) Apóia-se em temas
clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”).
02 – Indique a alternativa errada:
a) Cultismo e conceptismo
são as duas vertentes literárias do estilo barroco.
b) O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco.
c) O conceptismo
correspondeu a um estilo fundado em “agudezas” ou “sutilezas” de pensamento, com
transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos.
d) O cultismo correspondeu
sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem
e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração
sonora.
e) O Arcadismo
tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo.
Nos exercícios 3 e 4,
assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem
ocorrer várias em cada exercício).
03 – A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:
a) o século XVIII ficou conhecido como “século das
luzes”;
b) os “enciclopedistas” construíram
os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;
c) o adiantamento cientifico
é uma das marcas desta época histórica;
d) a burguesia
conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;
e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da
Autoridade.
04 – Quanto à linguagem árcade:
a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;
a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;
b) tornou-se artificial, pedante, inatural;
c) procura o comedimento, a impessoalidade, a
objetividade;
d) manteve as ousadias expressionais do
Barroco;
e) promove um retorno às
“virtudes clássicas” da clareza, da simplicidade e da harmonia.
05 – Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo
Mineiro”, estão:
a) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del
Picchia.
b) Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio
Gonzaga.
c) Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga
Peixoto.
d) Cláudio Manuel
da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto.
e) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da
Costa.
06 – Qual a alternativa que apresenta uma associação
errada?
a) Barroco / Contra-Reforma.
b) Arcadismo / Iluminismo
c) Romantismo / Revolução Industrial.
d) Arcadismo / Anti-Classicismo
e) Arcadismo / Racionalismo.
07 – Poema satírico sobre os
desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que
governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:
a) Marília de Dirceu
b) Vila Rica
c) Fábula do Ribeirão do Carmo
d) Caras Chilenas
e) O Uruguai.
08 – Em seu poema épico,
tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio.
Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo
indígena.
São heróis desse poema:
São heróis desse poema:
a) Cacambo, Lindóia, Moema.
b) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema.
c) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura.
d) Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade.
e) n.d.a.
09 – (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta.
Assinale-a:
a) O escritor árcade
reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades
pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.
b) A produção literária do
Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser
lírico-amorosa, épica e satírica.
c) O árcade recusa o jogo de
palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a
clareza, a ordem lógica na escrita.
d) O poema épico Caramuru,
de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito
por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.
e) A morte de
Moema, índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e
amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da
Gama.
10 – (ITA) Dadas as
afirmações:
I) O Uruguai, poema épico
que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos
indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II) O(A) autor(a) do poema
épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual
Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual
menciona a natureza como refúgio.
III) Em Marília de Dirceu,
Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a
obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em
contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.
Está(ão) Correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Todas.
Parabéns professora pelo material
ResponderExcluir