Poema: O
Mosquito Escreve
CECÍLIA MEIRELES
O mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.
O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U, e faz um I.
Este mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí,
se arredonda e faz outro O,
mais bonito.
Oh!
Já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever seu nome.
Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?
E ele está com muita fome.
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.
O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U, e faz um I.
Este mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí,
se arredonda e faz outro O,
mais bonito.
Oh!
Já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever seu nome.
Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?
E ele está com muita fome.
Cecília Meireles.
Entendendo o poema:
01 – O que o mosquito faz?
Pica as pessoas para sugar o sangue.
02 – O que o mosquito faz com as pernas?
Trança as pernas.
03 – Do que o mosquito se alimenta?
Ele alimenta-se de sangue.
04 – Escreva quantas letras o mosquito faz no poema:
Escreve 08 letras.
05 – Quem escreveu esse poema? escreva o nome da autora:
Cecília Meireles.
06 – Em quantos versos esse poema foi inscrito?
Possui 24 versos.
07 – Quantas estrofes o poema tem?
06 estrofes.
08 – Qual é o título do poema?
O mosquito escreve.
09 – Marque com um x se o texto do poema é:
( ) Texto narrativo;
(X) Texto poético.
10 – Você já ouviu falar em
mosquito da Dengue? Onde (locais) ele se reproduz:
Resposta pessoal
do aluno.
11 – Quais os cuidados que
devemos tomar em nossa casa para que o mosquito da dengue não se reproduza?
Eliminar toda a
água parada, ou seja, tampar bem.
12 – Você sabe quais são os sintomas da Dengue?
Resposta pessoal do aluno.
13 – O que as pessoas devem
fazer caso sintam os sintomas dessa doença?
Procurar
imediatamente um atendimento médico. Nos Hospitais ou Posto de Saúde.
14 – Este mosquito do texto é diferente? Por quê?
Sim. Porque esta sabe escrever seu nome.
15 – Quais foram as letras
do alfabeto que ele escreveu com as suas pernas? E que palavra ele formou?
Comece da 1ª estrofe.
M – O – S – Q – U
– I – T – O.
16 – O que significa
analfabeto?
Pessoas que não
sabem ler e escrever.
17 – Você conhece alguém
analfabeto? Quem?
Resposta pessoal
do aluno.
18 – Agora vamos entender
melhor as palavras do poema:
(1)
Oblongo. (4) Entrelaçar.
(2)
Arredondada. (3) Que não sabe ler e escrever.
(3)
Analfabeto. (2) Que tem a forma redonda.
(4)
Trançar. (1) Que tem mais comprimento que
largura.
19 – Marque a palavra que
rima com MOSQUITO:
( ) Escreve. (X) Esquisito. (
) Desce.
20 – Qual palavra que rima
com ANALFABETO:
( ) Ninguém. (
) Cruza. (X)
Inseto.
21 – Você conhece outro
mosquito que transmite doença? Qual?
Resposta pessoal
do aluno.
Quais os versos em que a poeta se dirige de forma direta ao público infantil
ResponderExcluir