sexta-feira, 19 de outubro de 2018

POEMA: CANÇÃO PARA UMA VALSA LENTA - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

Poema: Canção para uma valsa lenta
           Mário Quintana



Minha vida não foi um romance...
Nunca tive até hoje um segredo.
Se me amas, não digas, que morro
De surpresa... de encanto... de medo...

Minha vida não foi um romance,
Minha vida passou por passar.
Se não amas, não finjas, que vivo
Esperando um amor para amar.

Minha vida não foi um romance...
Pobre vida... passou sem enredo...
Glória a ti que me enches a vida
De surpresa, de encanto, de medo!

Minha vida não foi um romance...
Ai de mim... Já se ia acabar!
Pobre vida que toda depende
De um sorriso... de um gesto... um olhar...

QUINTANA, Mário. Poesias. Porto Alegre: Globo/MEC,1972.

Entendendo o poema:

01 – O primeiro verso: “Minha vida não foi um romance...”, segundo Quintana (1983, p. 106) diz que as velhinhas que vendiam rendas e bordados nos lares antigamente depois de uma pausa e um suspiro dizia esta frase. O que queriam dizer?
      Significa que passei muitas dificuldades na vida.

02 – A voz poética do texto repete que sua vida não foi um romance. Pelo que se lê em cada estrofe do texto, como deve ser a vida para ser “um romance”?
      Encontrar seu amor verdadeiro, com o qual todos nós sonhamos.

03 – Como o eu do texto qualifica a própria vida?
      Ele qualifica como triste, pela falta de alguém ao seu lado, como a grande maioria das pessoas desejam e uma intensa e verdadeira história de amor na sua vida.

04 – Observe os versos “Glória a ti que me enches a vida/ De surpresa, de encanto, de medo!” (3ª estrofe) e responda:
a) A quem se refere a palavra em destaque?
      Ao amor de sua vida.

b) O que acontece de diferente na vida do eu do texto, enchendo-a “De surpresa, de encanto, de medo!”?
      Ele encontrou a pessoa amada, por isso a surpresa, o encanto e o medo de perdê-lo.

05 – Perceba o ritmo do poema. Volte ao título... Você sabe o que é uma valsa?
      Uma valsa é um ritmo marcado em três tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário