terça-feira, 16 de outubro de 2018

CRÔNICA: COMUNICAÇÃO - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Crônica: Comunicação

        É importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que você quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um… um… como é mesmo o nome?
        “Posso ajudá-lo, cavalheiro?”
        “Pode. Eu quero um daqueles, daqueles…”
        “Pois não?”
        “Um… como é mesmo o nome?”
        “Sim?”

        “Pomba! Um… um… Que cabeça a minha. A palavra me escapou     por completo. É uma coisa simples, conhecidíssima.”
        “Sim senhor.”
        “O senhor vai dar risada quando souber.”
        “Sim senhor.”
        “Olha, é pontuda, certo?”
        “O quê, cavalheiro?”
        “Isso que eu quero. Tem uma ponta assim, entende? Depois vem assim, assim, faz uma volta, aí vem reto de novo, e na outra ponta tem uma espécie de encaixe, entende? Na ponta tem outra volta, só que esta é mais fechada. E tem um, um… Uma espécie de, como é que se diz? De sulco. Um sulco onde encaixa a outra ponta; a pontuda, de sorte que o, a, o negócio, entende, fica fechado. E isso. Uma coisa pontuda que fecha. Entende?”
        “Infelizmente, cavalheiro…”
        “Ora, você sabe do que eu estou falando.”
        “Estou me esforçando, mas…”
       “Escuta. Acho que não podia ser mais claro. Pontudo numa ponta, certo?”
        “Se o senhor diz, cavalheiro.”
      “Como, se eu digo? Isso já é má vontade. Eu sei que é pontudo numa ponta. Posso não saber o nome da coisa, isso é um detalhe. Mas sei exatamente o que eu quero.”
        “Sim senhor. Pontudo numa ponta.”
        “Isso. Eu sabia que você compreenderia. Tem?”
        “Bom, eu preciso saber mais sobre o, a, essa coisa. Tente descrevê-la outra vez. Quem sabe o senhor desenha para nós?”
        “Não. Eu não sei desenhar nem casinha com fumaça saindo da chaminé. Sou uma negação em desenho.”
        “Sinto muito.”
        “Não precisa sentir. Sou técnico em contabilidade, estou muito bem de vida. Não sou um débil mental. Não sei desenhar, só isso. E hoje, por acaso, me esqueci do nome desse raio. Mas fora isso, tudo bem. 0 desenho não me faz falta. Lido com números. Tenho algum problema com os números — mais complicados, claro. 0 oito, por exemplo. Tenho que fazer um rascunho antes. Mas não sou um débil mental, como você está pensando.”
        “Eu não estou pensando nada, cavalheiro.”
        “Chame o gerente.”
        “Não será preciso, cavalheiro. Tenho certeza de que chegaremos a um acordo. Essa coisa que o senhor quer, é feita do quê?”
        “É de, sei lá. De metal.”
        “Muito bem. De metal. Ela se move?”
        “Bem… É mais ou menos assim. Presta atenção nas minhas mãos.
        É assim, assim, dobra aqui e encaixa na ponta, assim.”
        “Tem mais de uma peça? Já vem montado?”
        “É inteiriço. Tenho quase certeza de que é inteiriço.”
        “Francamente…”
        “Mas é simples! Uma coisa simples. Olha: assim, assim, uma volta aqui, vem vindo, vem vindo, outra volta e dique, encaixa.”
        “Ah — tem dique. É elétrico.”
        “Não! Clique, que eu digo, é o barulho de encaixar.”
        “Já sei!”
        “Ótimo!”
        “O senhor quer uma antena externa de televisão.”
        “Não! Escuta aqui. Vamos tentar de novo…”
        “Tentemos por outro lado. Para o que serve?”
        “Serve assim para prender. Entende? Uma coisa pontuda que prende. Você enfia a ponta pontuda por aqui, encaixa a ponta no sulco e prende as duas partes de uma coisa.”
        “Certo. Esse instrumento que o senhor procura funciona mais ou menos como um gigantesco alfinete de segurança e…”
        “Mas é isso! É isso! Um alfinete de segurança!”
        “Mas do jeito que o senhor descrevia parecia uma coisa enorme, cavalheiro!”
        “É que eu sou meio expansivo. Me vê aí um… um… como é mesmo o nome?”
                Luís Fernando Veríssimo. Para gostar de ler — Crônicas.

Entendendo o texto:

01 – Na última fala “É que eu sou meio expansivo. Me vê aí um,.. um… como é mesmo o nome?”, o protagonista caracteriza a si mesmo como “meio expansivo”.
a)   Pelos dados textuais, por que o protagonista emprega “meio expansivo” em vez de “expansivo”?
Ele quis dizer que é um pouco extrovertido.
b)   Empregue outro adjetivo para caracterizar esse protagonista.
Pode ser: comunicativo.

02 – A palavra sulco, na frase “Uma espécie de, como é que se diz? De sulco. Um sulco onde encaixa a outra ponta, a pontuda...”, pode ser substituída, sem alterar o sentido da frase por:
a) risco                 
b) caixa                
c) botão               
d) fenda                               
e) tampa.

03 – Leia, com atenção, as seguintes frases:
a) “E hoje, por acaso, me esqueci do nome desse raio.”
b) “Lido com números.”
c) “É que eu sou meio expansivo.”
        De acordo com a sequência, por qual grupo de palavras podemos substituir as palavras destacadas? 
Assinale uma das alternativas:
a) coisa - trabalho – exagerado.                           
b) descarga elétrica - sofro - esquecido                        
c) luz intensa - esforço-me – comunicativo

04 – Esse texto mostra o diálogo entre duas personagens:
a) Quem são as personagens?
      O homem e o vendedor.

b) Onde as personagens estão?
      Numa loja.

05 – O narrador da história também é personagem?
      Sim, ele é o vendedor.

06 – O homem enfrenta dificuldades para comprar o que quer.
      Sim, pois ele esquece o nome.

07 – Por que ele não consegue comprar o que deseja?
      Ele não lembra o nome do objeto desejado.

08 – Podemos afirmar que o vendedor não está se esforçando em entender o homem? Por quê? 
      Não. Pois o vendedor fez diversas perguntas ao homem até encontrar o nome do objeto.

09 – Como é o objeto que o homem quer comprar?
      Uma coisa pontuda que prende.

10 – Finalmente, qual é o objeto a ser comprado?
      O objeto é um alfinete de segurança.

33 comentários:

  1. Eu amei esse texto pois tem no meu livro da escola que é o de português

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber urgente:
    Que problema enfrentam os personagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles enfrentam o problema de não saber o nome do produto 👍

      Excluir
    2. O homem enfrenta dificuldades para comprar o que quer? porque

      Excluir
    3. O problema enfrentado é o homem esquecer oque iria comprar.
      Beleza te servil para alguma coisa se sim da um lije

      Excluir
  3. 4) É possível identificar, no diálogo travado, o predomínio de uma das seis
    funções da linguagem.
    a) Qual função é essa?
    b) Qual elemento do texto comprova sua resposta ao item anterior?

    ResponderExcluir
  4. Eu queria sabe qual problema de comunicação eles enfrentam no texto

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso saber o pq o texto "Comunicação" de Luiz Fernando Verissimo , pode ser considerado uma crônica??

    ResponderExcluir
  6. Preciso fazer uma lista de palavras que nomeiam coisas presentes no texto. Me ajudem pff

    ResponderExcluir
  7. Preciso saber agora Com suas palavras explique qual o principal assunto do texto .

    ResponderExcluir
  8. quantos parágrafos tem o texto “comunicação” ?????

    ResponderExcluir
  9. Pelos dados textuais, por que os protagonista emprega "meio expansivo" em vez de "expansivo"

    ResponderExcluir
  10. Estou com dúvida sobre qual tipo de narrador deste texto

    ResponderExcluir
  11. Qual é a razão do título comunicação???

    ResponderExcluir
  12. O vendedor sugere ao freguês que se comunique de outra maneira. Como? Por que o freguês não faz oque lhe foi sugerido?

    ResponderExcluir
  13. A crônica apresentar uma situação de comunicação que envolve dois personagens um comprador e um vendendo caracteriza os dois personagens por meio de duas ações discursiva

    ResponderExcluir