segunda-feira, 15 de outubro de 2018

FÁBULA PARA SÉRIES INICIAIS: O CAMPONÊS E OS FILHOS - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: O camponês e os filhos
                 ESOPO


        Um camponês tinha chegado ao fim de sua vida.
        Como queria que os filhos soubessem o que era cuidar da terra, chamou-os e lhes disse:
        -- Meus filhos, chegou a minha hora. Quanto a vocês, nada lhes faltará se procurarem o que escondi nas minhas vinhas.
        Os filhos pensaram que ele estivesse falando de algum tesouro.
        Uma vez o pai morto, eles cavaram todo terreno, mas em vão.
        Nada de tesouro, mas a vinha bem lavrada deu-lhes uva em abundância.
        Moral da história: O tesouro é o trabalho.
                                                                              Fábula de Esopo.


Entendendo a fábula:
01 – Qual é o título da fábula?
      O Camponês e os filhos.

02 – Quantos parágrafos possui a fábula?
      Possui 07 parágrafos.

03 – No 3° parágrafo, o que o pai quis dizer aos filhos?
      “-- Meus filhos, chegou a minha hora. Quanto a vocês, nada lhes faltará se procurarem o que escondi nas minhas vinhas.”    

04 – O que os filhos acharam que o pai tinha escondido nas vinhas?
      Eles acharam que tinha um tesouro enterrado.

05 – No texto, os filhos cavaram todo o terreno das vinhas procurando o que estava enterrado. O que aconteceu?
      O que aconteceu é que eles reviraram a terra, e a produção de uva foi abundante.

06 – Qual é o aprendizado que você tira da moral da história?
      Resposta pessoal do aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário