CRÔNICA: O dia em que meu primo
quebrou a cabeça do meu pai
Ruth Rocha
Vocês precisavam conhecer meu primo,
puxa vida!
Que chato que ele é!
Ele é tão certinho, mas tão certinho,
que eu tenho sempre vontade de chutar a canela dele...
E nem isso eu posso, que ele é maior do
que eu e é faixa marrom de caratê.
E joga futebol...
Ele é goleiro, e tem luva de goleiro e
camisa de goleiro e uma joelheira de verdade que o Juju falou que é cotoveleira
de gente grande e que criança usa de joelheira.
E na escola? Primeiro da classe perde.
Ele sabe tudo! Só tira 10. Nunca vai pra fora de classe, nunca tem anotação na
caderneta.
E quando ele vai na minha casa, puxa
vida!
Meu pai fica dizendo “Olha a caderneta
do Armandinho. Só tem 10...”
E a minha mãe fala “Olha como o
Armandinho se comporta direitinho e cumprimenta todo mundo, não é como você que
entra que nem furacão, sem falar com ninguém...”
E as canetas do Armandinho não estouram
e não sujam a mão dele toda de tinta, os cadernos dele não enrolam nos cantos
que nem os meus e os lápis de cor dele gastam todos iguaizinhos, não ficam que
nem os meus que logo acaba o vermelho e o azul.
É por isso que eu não posso nem ouvir
falar de Armandinho... e é por isso que quando aconteceu o que eu vou contar eu
fiquei bem me divertindo...
Nesse dia o Armandinho já tinha enchido
as minhas medidas. Vocês não vão acreditar, mas o Armandinho trouxe flores pra
minha vó. Pode?
E ele veio com uma roupa que eu acho
que a minha mãe e a dele compraram no mesmo dia e que era um horror e que eu
disse pra minha mãe que eu não ia vestir nem que fosse amarrado.
E minha mãe e minha vó só faltaram
babar quando viram o Armandinho com aquela roupa de palhaço.
E na hora do almoço tinha fígado e o
engraçadinho gostava de fígado!
E ele tinha ganho um prêmio na escola e
tocou piano pra minha mãe ver e tinha entrado na aula de natação.
Quando ele começou a contar que ia à
Disneylândia nas férias e que ele tinha ganho um aparelho de videocassete eu
até levantei da mesa e disse que ia vomitar.
E fui pro meu quarto e me tranquei lá
em cima e fingi que não ouvia quando minha mãe me chamou.
Mas depois de um tempo eu comecei a
ouvir um berreiro, minha mãe falava sem parar e fui descendo a escada devagar e
eu ouvi minha avó dizer pra minha mãe:
-- Foi o Armandinho... ele quebrou a
cabeça do Pacheco...
Eu podia perceber que a minha vó estava
muito sem jeito. Pudera! Pacheco era meu pai. Se o Armandinho tinha quebrado a
cabeça do meu pai...
Eu não sabia ao que fazer e eu só ouvia
o Armandinho chorando feito um bezerro desmamado.
Aí eu fiquei preocupado, que eu nem
sabia que o meu pai estava em casa e eu não ouvia a voz dele...
“Será que meu pai morreu?” eu pensei, e
fiquei aflitíssimo com essa ideia.
E aí eu cheguei na sala e estava aquela
zona!
O Armandinho chorando, no colo da minha
vó.
Minha mãe abaixada junto ao piano
catando uma coisa que eu não sabia o que era.
E eu já entrei gritando:
-- Cadê meu pai? Meu pai morreu?
Minha mãe ficou muito assustada e
correu pra mim:
-- Seu pai morreu? Que é que você está
dizendo?
E eu então percebi o que tinha
acontecido e comecei a rir que não parava mais.
Cheguei a sentar no chão de tanto
rir.
É que o Armandinho tinha quebrado a
cabeça do meu pai, sim. Mas não era a cabeça dele mesmo. Era a cabeça de gesso
que tinha em cima do piano e que era de um tal de Beethoven...
Ruth Rocha
Entendendo o texto:
01 – O narrador participa
dessa história? comprove com trecho do texto?
Sim. É narrador-personagem. “E nem isso
eu posso, que ele é maior do que eu e é faixa marrom de caratê.”
02 – O texto é composto de
quantos parágrafos?
Possui 35
parágrafos.
03 – O que o menino quis
dizer com: ““E nem isso eu posso, que ele é maior do que eu e é faixa marrom de
caratê.”?
É que ele é menor
e tem medo de apanhar do primo.
04 – O primo de Armandinho é
organizado com o seu material escolar? Que parte do texto justifica a sua
resposta?
Não. “E as
canetas do Armandinho não estouram e não sujam a mão dele toda de tinta, os
cadernos dele não enrolam nos cantos que nem os meus e os lápis de cor dele
gastam todos iguaizinhos, não ficam que nem os meus que logo acaba o vermelho e
o azul.”
05 – Explique as expressões
grifadas:
a)
“Nesse dia, o Armandinho já tinha enchido as minhas medidas.”
Já tinha provocado ele muito, já estava irritado.
b)
“E minha mãe e a minha avó só faltavam babar quando viram o Armandinho
com aquela roupa de palhaço.”
Elas acharam linda a roupa no Armandinho.
c)
“Eu podia perceber que minha avó ouvia o
Armandinho chorando feito um bezerro desmamado”.
Ele chorava sem parar.
06 – Na sua opinião, qual é
o sentimento que o menino tem pelo seu primo Armandinho? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Inveja, porque não consegue ser igual, e todos só elogia o
primo.
07 – De acordo com o texto,
quais as características do Armandinho e de seu primo? Escreva abaixo
comparando os dois personagens:
·
Armandinho: Educado – organizado –
dedicado – sentimental.
·
Menino: Bagunceiro – desorganizado –
encrenqueiro – debochado.
08 – Separe as sílabas das
palavras abaixo:
Enrolado = en-ro-la-do.
Enrugado = en-ru-ga-do.
Marrom = mar-rom.
Goleiro = go-lei-ro.
Criança = cri-na-ça.
Caderneta = ca-der-ne-ta.
09 – Procure no dicionário o
significado de:
Joelheira = peça para proteger o joelho.
Cumprimentar = dirigir cumprimento, saudar.
Caderneta = pequeno caderno ou livrinho de registros ou apontamentos,
agenda.
10 – Retire do texto 10
substantivos comuns:
Primo – futebol –
luva – camisa – mãe – escola – criança – casa – canetas – tinta.
a)
Coloque-os em ordem alfabética:
Camisa – caneta – casa – criança – escola – futebol – luva – mãe –
primo – tinta.
b)
O que você deve olhar para colocar palavras
em ordem alfabética?
Seguir o alfabeto – colocando em sequência as palavras parecidas e
depois observar as duas primeiras sílabas.
11 – Retire do 3° parágrafo:
03 palavras trissílabas: certinho – vontade – canela.
03 palavras dissílabas: tenho – sempre – dele.
03 verbos: é - tenho – chutar.
12 – As palavras podem ser
oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Retire do texto:
a)
05 palavras oxítonas e circule a sílaba
tônica de cada uma delas.
Caratê – futebol – ninguém – azul
– furação.
b)
05 palavras paroxítonas e circule a sílaba
tônica de cada uma delas.
Lápis – luva – camisa – goleiro – casa.
Muito obrigado 🙏💕 fiz tudinho certinho
ResponderExcluirFiz tudo certinho
ResponderExcluirVlw meu tio (da escola) mandou eu copiar ��������
ResponderExcluirObrigada agora ja terminei a tarefa kkkkkkkkkkk 😅😅😅😅😅😅😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣
ResponderExcluirKkkkk também
ExcluirPra mim tem a 13
ResponderExcluirO meu vai até 11. Estranho 🤔🤔
ExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirE Bom demais esse app🐬
ResponderExcluirMuito bom obg❤️❤️❤️❤️❤️
ResponderExcluir