sábado, 20 de outubro de 2018

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: A HISTÓRIA DA BARATA - MARIA DO CARMO BRANDÃO - COM GABARITO

 TEXTO: A HISTÓRIA DA BARATA


         Sou uma barata. É isso mesmo que vocês escutaram. Uma ba–ra-ta!
         Pobre de mim! Escura, cascuda, duas antenas que mais parecem chifres, sou mesmo horrorosa. O bicho mais detestado do mundo. Vão me vendo e botando o pé. Querendo matar, esfacelar.
         _ Oh! Uma barata! Mata, mata essa nojenta!
         A nojenta, é claro, sou eu. A rejeitada. Sem nunca ´ter feito mal a ninguém. Só porque nasci feia e sem graça nenhuma. Não é à toa que vivo pelos cantos, sempre correndo. Morrendo de medo daquele homem que vai dar uma vassourada. Isso quando ela não desmaia antes, de HORROR!                                                         
Maria do Carmo Brandão. Barata tonta,
Belo Horizonte, Editora RHJ, 1987


1 – O título do texto é:
      História de barata.

2 – A autora do texto é:
      Maria do Carmo Brandão.

3 – Qual a cidade de publicação do livro “Barata tonta”? E o ano?
      Belo Horizonte. Em 1.987.

4 – Reescreva a frase trocando a palavra grifada por outra de mesmo significado.
a – Vão me vendo e botando o pé. Querendo matar, esfacelar.
      Vão me vendo e botando o pé. Querendo matar, esmagar.

5 – Quem narra a história do texto?
      A barata.

6 – Em que pessoa do singular está o texto?
      1ª pessoa do singular.

7 – Grife os pronomes no texto.
      Isso, que, vocês, mim, me, eu, essa, ninguém, nenhuma, ela, daquele.

8 – Substitua a palavra grifada por um pronome.
a)    A barata é um bicho nojento.
Ela é um bicho nojento.

b)    Eu e você escutamos o barulho da barata.
Nós escutamos o barulho da barata.

9 – O texto fala de um animal que é:
(   ) vertebrado.                 (X) invertebrado.

10 – “Pobre de mim! Escura, cascuda...” Quem disse esta frase?
      A barata.

11 – Do que a barata vive morrendo de medo?
      Do homem que vai dar uma vassourada.

12 – Você concorda com a frase do texto:
      “O bicho mais detestado do mundo.” Justifique sua resposta.
      Sim. Por se tratar de um inseto feio e nojento.

13 – Você tem medo de barata? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário