quarta-feira, 10 de outubro de 2018

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: A VIDRAÇA - LUÍS PIMENTEL - COM GABARITO

Texto: A VIDRAÇA


     — Oi, dona Laura.
     — Oi, Zezinho.
     — Dona Laura, eu preciso de um favor.
     — Pois não.
   — Sabe o que é? Preciso entrar em sua casa. Quer dizer, no seu quintal. É para apanhar a minha bola que caiu lá.


     — Ah, foi?
     — Foi. E aconteceu um pequeno acidente.
     — Acidente?
     — Ao cair, sem querer, minha bola acertou sua vidraça dos fundos, dona Laura. E quebrou.
     — Minha vidraça, Zezinho?
     — Mas pode ter certeza de que foi sem querer. Minha bola não costuma fazer essas coisas.
     — Sem querer, não foi?
     — Sei como a senhora deve estar se sentindo, dona Laura. Posso pegar minha bola?
     — Não. Você só pega a bola depois que seus pais pagarem a minha vidraça.
     — Não precisa envolver os meus pais nessa história, dona Laura. Eu mesmo vou pagar a vidraça.
     — Você?
     — Vou. Mas antes preciso pegar a bola.
     — De jeito nenhum. A bola não sai daqui, enquanto você não pagar a vidraça.
     — Tem que sair, dona Laura.
     — Não sai.
     — Então não posso pagar a vidraça.
     — Essa eu não entendi, Zezinho.
     — Para pagar sua vidraça, dona Laura, vou ter que vender minha bola.

PIMENTEL, Luís. A gente precisa conversar.
Belo Horizonte: Lê, 1995.
Entendendo o texto:
01 – Onde aconteceu a história?
      Na rua.

02 – Quem é o(a) autor(a)?
      Luís Pimentel.

03 – Quantos parágrafos tem o texto?
      23 parágrafos.

04 – O que Zezinho aprontou?
      Quebrou a vidraça da vizinha.

05 – Qual foi a condição de Dona Laura para o menino pegar a bola?
      Que ele só pegaria a bola depois que os pais pagassem a vidraça.

06 – Por que Zezinho não queria que Dona Laura envolvesse seus pais?
      Porque ele mesmo ia pagar.

07 – O que ele iria fazer para reparar sua travessura?
      Vender sua bola.







2 comentários: