terça-feira, 30 de outubro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DEVOLVA-ME - ADRIANA CALCANHOTTO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Devolva-me
                           Adriana Calcanhotto


Rasgue as minhas cartas
E não me procure mais
Assim será melhor, meu bem!
O retrato que eu te dei
Se ainda tens, não sei
Mas se tiver, devolva-me!
Deixe-me sozinho
Porque assim
Eu viverei em paz
Quero que sejas bem feliz
Junto do seu novo rapaz

Rasgue as minhas cartas
E não me procure mais
Assim vai ser melhor, meu bem!
O retrato que eu te dei
Se ainda tens, não sei
Mas se tiver, devolva-me!
Devolva-me!
Devolva-me!
                             Composição: Lilian Knapp / Renato Barros.

Entendendo a canção:
01 – Quem é o interlocutor do eu lírico?
      Parece ser uma mulher com quem o eu lírico já não mantém uma relação amorosa, uma ex-namorada, por exemplo.

02 – Qual parece ser o sentimento do eu lírico em relação a seu interlocutor?
      Parece ser um sentimento de amor ou carinho, pois o eu lírico declara somente alcançar a paz se ficar sozinho e diz desejar a felicidade de sua interlocutora, com quem não tem mais um relacionamento.

03 – Que trechos revelam esse sentimento?
      Revelam esse sentimento a expressão meu bem e os versos “Deixe-me sozinho / Porque assim / Eu viverei em paz” e “Quero que sejas bem feliz / Junto do seu novo rapaz...”.

04 – A colocação pronominal contribui para tornar a linguagem desses versos mais formal ou mais informal? Justifique sua resposta explicando a colocação de cada pronome.
      A colocação pronominal contribui para tornar a linguagem mais formal, pois está de acordo com a norma-padrão. Em “E não me procure mais”, o me está em posição proclítica pela presença da palavra não; em “O retrato que eu te dei”, o te está proclítico porque o pronome relativo que o atrai para antes do verbo; em “Devolva-me”, o me está em ênclise porque não há palavras que o atraiam para antes do verbo e porque o verbo inicia o verso (ainda que não inicie a oração); em “Deixe-me sozinho”, o me está enclítico porque o verbo inicia a oração.

05 – Reescreva no caderno as frases a seguir, substituindo as expressões destacadas por pronomes oblíquos e seguindo as regras da norma-padrão para a colocação pronominal.
a)   As propagandas podem ser confiáveis ou não, por isso devemos ler as propagandas com espírito crítico.
As propagandas podem ser confiáveis ou não, por isso devemos lê-las com espírito crítico.

b)   Propagandas podem ser muito atraentes, mas nunca leia as propagandas sem tentar perceber que intenção elas têm.
Propagandas podem ser muito atraentes, mas nunca as leia sem tentar perceber que intenção elas têm.

c)   O senso crítico vai proteger você de algum engano.
O senso crítico vai protege-lo / la de algum engano.

d)   Quem havia comprado aquele presente para a menina?
Quem lhe havia comprado aquele presente?


3 comentários: