quinta-feira, 25 de outubro de 2018

SONETO: AMOR FIEL - GREGÓRIO DE MATOS - COM QUESTÕES GABARITADAS


Soneto: Amor Fiel

“Ó tu do meu amor fiel traslado
Mariposa entre as chamas consumida,
Pois se à força do ardor perdes a vida,
A violência do fogo me há prostrado.

Tu de amante o teu fim hás encontrado, 

Essa flama girando apetecida;
Eu girando uma penha endurecida,
No fogo que exalou, morro abrasado.

Ambos de firmes anelando chamas,
Tu a vida deixas, eu a morte imploro
Nas constâncias iguais, iguais nas chamas.

Mas ai! que a diferença entre nós choro,
Pois acabando tu ao fogo, que amas,
Eu morro, sem chegar à luz, que adoro.”

                                                             Gregório de Matos
Entendendo o soneto:

01 – Qual o título do soneto e que é o autor?
      Amor fiel. Gregório de Matos.

02 – A que imagem o amor do eu lírico é comparado nos dois primeiros versos?
      A uma mariposa.

03 – Que imagem pode ser construída a partir da atitude da mariposa no segundo verso?
      Uma mariposa girando em torno da chama de uma vela ou de uma lâmpada.

04 – O que a mariposa representa na primeira estrofe?
      Representa o amante, o sujeito lírico.

05 – E o que representa a chama?
      Representa a mulher amada, aquela que atrai o sujeito.

06 – Por que o sujeito lírico diz que morre girando uma penha endurecida?
      Porque a mulher amada não corresponde ao seu amor.

07 – Por que o eu lírico implora a sua própria morte?
      Porque percebe que seu amor não é correspondido.

08 – Que verso revela a morte do amor de sua amada?
      "Tu a vida deixas, eu a morte imploro"

09 – Que verso do soneto revela a humilhação do eu lírico por um amor ainda não conquistado?
      "A violência do fogo me há prostrado."

10 – A quem se refere o pronome “nós” na última estrofe?
      A mariposa e ao eu lírico.

11 – A situação do amante é pior do que a da mariposa. Descreva o final da mariposa e do eu lírico.
      Mariposa: Antes da sua morte, ela alcança ao fogo (o amor). 
      Eu lírico: Morre antes de alcançar a luz (o amor).

12 – Localize no soneto duas antíteses.
      Vida e morte.

13 – Qual a estrutura de um soneto?
      Um soneto é composto de quatro estrofes, sendo as duas primeiras com quatro versos e as duas últimas estrofes com três versos.


11 comentários: