sexta-feira, 26 de outubro de 2018

POESIA: ÓRION - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

POESIA:  ÓRION
                    Carlos Drummond de Andrade

A primeira namorada, tão alta
Que o beijo não alcançava,
O pescoço não alcançava,
Nem mesmo a voz a alcançava.
Eram quilômetros de silêncio.
Luzia na janela do sobradão.
                                                ANDRADE, Carlos Drummond de.
             Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

    1)Órion é uma constelação de estrelas brilhantes e visíveis. Com base nessa definição, responda:
     a)    O poeta faz uma comparação no poema. Que comparação é essa?
Ele compara a distância que existe entre ele e a sua primeira namorada com a distância que há entre ele, na Terra, e a constelação Órion.

   b)   O termo “Luzia” pode ser interpretado de duas maneiras diferentes no poema. Quais são elas? Identifique a classe gramatical a que essa palavra pertence em cada um dos sentidos.
No poema, “Luzia” pode ser o nome da namorada, um substantivo próprio, ou é o pretérito imperfeito do verbo “luzir”, isto é, brilhar.

    c)    Em seu caderno, interprete o seguinte verso: Luzia na janela do sobradão.
Há uma sobreposição de significados: “Luzia”, que estava na janela do sobradão, brilhava como Órion, como estrela, e “Luzia” (brilhava) na janela.

    d)    O que você compreendeu do verso: “Eram quilômetros de silêncio.”?
Resposta pessoal. Sugestão: entre o eu poético e a primeira namorada não havia comunicação, não havia um contato verbal.

    e)     Que recurso usado na estrutura do poema reforça a ideia de silêncio?
A separação das estrofes: o último verso está sozinho na 2ª estrofe, o que reforça a ideia de incomunicabilidade, solidão, silêncio sugerido pelo verso.

40 comentários:

  1. Obrigada isso me ajudou no dever de casa 🤣

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ñ Sou me ajudou bastante como levei um ponto estrangeiro por desempenho!

    ResponderExcluir
  3. Oie, alguém sabe me dizer quantos versos e estrofes tem no texto?

    ResponderExcluir
  4. De quantos versos e estrofes tem no poema

    ResponderExcluir
  5. Considerando a escrita do poema responda de que modo ele se difere de um texto em prosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o texto e estrutura em parágrafos. O texto em prosa busca criar imagem da realidade , fictícia, ou não mais concreta possível.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Pelo poema, podemos dizer que a primeira namorada do eu poético era inatingível. Como essa idéia é construída no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O beijo não alcançava. "O pescoço não alcançava " ou seja não havia nenhum tipo de contato

      Excluir
  7. Me ajudou bastante muito obrigada mesmo me ajudou demais com o meu da escola

    ResponderExcluir
  8. Obrigada mim ajudou bastante ❤️ grata por demais!💘

    ResponderExcluir
  9. O eu lírico do poema caracteriza a primeira namorada com um adjetivo. Qual é esse adjetivo

    ResponderExcluir
  10. Essa organização gráfico-espacial é uma característica apenas desse poema ou se entende aos poema como um todo?

    ResponderExcluir
  11. Magnífico!!! TEXTO ELXELENTE PARA TRABALHAR AMBIGUIDADE!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom mesmo Resposta legal tudo certo Muito bom msm cara confia

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado pela resposta
    Me ajudou muito mesmo ❤

    ResponderExcluir
  14. Será que alguém pode me ajuda por favor é urgente

    Pelo poema podemos dizer que a primeira namorada do eu poético era inatingível como essa ideia é construída no texto?

    ResponderExcluir