segunda-feira, 15 de outubro de 2018

POEMA: AUTO-RETRATO FALADO - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

Poema: Auto-Retrato Falado
             Manoel de Barros

Venho de um Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas.
Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,
aves, pessoas humildes, árvores e rios.


Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar
entre pedras e lagartos.
Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto
meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou
abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que fui salvo.
Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.
Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço
coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore.

         BARROS, M. de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

Entendendo o poema:

01 – Como o poeta define o local de sua origem?
      Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas.

02 – Cite os elementos do Pantanal incluídos na paisagem de sua infância.
      Bichos de chão, aves, pessoas humildes, árvores, rios, pedras e lagartos; garimpos e ruelas entortadas; garças do pantanal; dor de árvore.

03 – Quais as imagens poéticas (metáforas) criadas a partir desses elementos?
·        Bichos de chão – foi criado (aves, pessoas humildes, árvores e rios).
·        Garimpos e ruelas – veio.
·        Pedras e lagartos – apreciou viver.
·        Garças do pantanal – foi abençoado.
·        Dor de árvore – no morrer.

04 – Como o poeta define sua poesia?
      Diz sentir meio desonrado e sofrer do moral por fazer poesia.

05 – É possível perceber indícios dessa definição no poema transcrito?
      Sim. Deixa claro que mesmo com 10 livros publicados, só não estava vivendo na sarjeta porque herdou uma fazenda de gado.

06 – O que mais lhe chamou a atenção nesse aspecto?
      A falta de valorização a cultura em nosso país.

07 – Qual o tema central do poema lido.
      O auto-retrato do poeta.

08 – Uma obra literária pode combinar diferentes gêneros, embora, de modo geral, um deles se mostre dominante. O poema de Manoel de Barros, predominantemente lírico, apresenta características de um outro gênero. Qual?
a) Gênero épico.
b) Gênero poético.
c) Gênero elegíaco.
d) Gênero dramático.
e) Gênero narrativo.

6 comentários: