quarta-feira, 31 de outubro de 2018

POEMA: EXCURSÃO - SÉRGIO CAPPARELLI - COM QUESTÕES GABARITADAS

POEMA -  EXCURSÃO


O ônibus roncava na subida
e como era difícil o amor de Mariana,
de blusa rala e jeans apertado!
A viagem nem tinha começado
e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
batendo nos bancos,
e a professora pedia um pouco de silêncio,
pelo amor de Deus, vou ficar surda,
e a turma batucava e batucava


e batucava no meu peito
um coração pedindo estrada
e tu, nem te ligo,
conversavas com Luísa, ajeitando uma rosa branca
nos teus cabelos lisos,
ô Mariana, vê se me vê, pô, estou aqui,
louco de você, e me calava,
ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada
que diante dele se torcia
machucada.
                      CAPPARELLI, Sérgio. Restos de arco-íris. Porto Alegre: L&PM,2000.

1 -   Explique que efeito de sentido produzem as repetições no poema “excursão”
     As repetições indicam as batidas do coração do eu poético; provavelmente referem-se ao fato de o coração do eu poético estar acelerado.

2 – Observe que, além da repetição de palavras, o poema também emprega versos curtos, em que se alternam sílabas fracas e fortes. Identifique esses versos e explique de que modo esse recursos reforçam o efeito de sentido que você indicou na atividade anterior.
     “Batendo nos bancos”; “e tu, nem te ligo”. Eles também expressam as batidas do coração do eu poético.

3 -   Interprete os seguintes versos do poema de Sérgio Capparelli:
        Ouvindo o ônibus cheio de amor pela estrada que diante dele se torcia machucada.
     “O ônibus cheio de amor” se refere ao sentimento do eu poético que era capaz de encher, tomar o ônibus de amor. A expressão “estrada que se torcia” refere-se as curvas da estradas.

4 -   Segundo as informações do poema, é possível identificar quem seria o eu poético?
     É possível deduzir que o eu poético é um adolescente apaixonado que está participando de uma excursão escolar.


16 comentários:

  1. Qual os traços de oralidade no poema?

    ResponderExcluir
  2. Como cada um deles trata o tema do amor por uma mulher

    ResponderExcluir
  3. Qual é o esquema de rimas encontrado no poema "Excursão"?

    ResponderExcluir
  4. Compare as estrofes do poema e explique como o poema trata o amor por uma mulher?

    ResponderExcluir
  5. Como cada um deles trata o tema do amor por uma mulher? Me ajudem é pra entregar hoje por favor
    :(

    ResponderExcluir
  6. A viagem nem tinha começado
    e eu ali, em meio ao vozerio, cantava
    batendo nos bancos,
    e a professora pedia um pouco de silêncio,
    pelo amor de Deus, vou ficar surda,
    e a turma batucava e batucava
    e batucava no meu peito
    um coração pedindo estrada
    e tu, nem te ligo,

    Que figura de linguagem foi empregada na estrofe como forma de dar mais expressividade aos versos?

    ResponderExcluir
  7. A)que figura de linguagem foi empregada do 5° ao 12°verso,justifique sua presença nesses versos e retire exemplos.

    ResponderExcluir
  8. que mudança ocorre no comportamento do eu lírico no início para o final do poema?

    ResponderExcluir
  9. Qual e o esquema de rimas encontrado no poema ônibus

    ResponderExcluir