quinta-feira, 4 de outubro de 2018

TEXTO: MENSAGEM SECRETA - EDUARDO G.KIEFFER/HILDA T.VARELA - COM GABARITO


Texto: Mensagem secreta

          
     Eduardo Gudino Kieffer / Hilda Torres Varela


        Traço estes ideogramas sobre um tablete de argila, como sempre faço por ordem do príncipe. Só que desta vez não se trata de uma encomenda do príncipe. Escrevo por mim, não por ele. Gudea não verá esta mensagem. Sofreria muito. É uma mensagem secreta, não enfeitará as estátuas, nem será conservada no templo. Eu a guardarei e a levarei comigo para o túmulo. Este é o lado obscuro da minha sabedoria e não quero que seja conhecido nem por meus soberanos, nem por meus contemporâneos.
        Gudea e eu somos amigos desde crianças. Na infância éramos iguais. Mesmo sabendo que ele era filho de reis e que eu era filho de súditos, na infância não há diferenças. O barro nos sujava, tanto a ele como a mim, a chuva molhava os dois, os dois éramos aquecidos pelo Sol. As brigas foram de irmãos, as reconciliações foram de irmãos.
        Agora já não é assim. Ele é o príncipe e, embora eu seja seu escriba favorito, a igualdade já não existe.
[...]
Escrita: das paredes ao computador. São Paulo: Ática, 1998, p. 41- 43.

Entendendo o texto:

01 – No trecho “Eu a guardarei e a levarei comigo para o túmulo.” As palavras destacadas são:
a) advérbios.
b) substantivos.
c) pronomes.
d) verbos.

02 – “Agora já não é assim. Ele é o príncipe e, embora eu seja seu escriba favorito, a igualdade já não existe.” Essa sequência é:
a) argumentativa.
b) injuntiva.
c) descritiva.
d) narrativa.

03 – Ideogramas são:
a) Sinais táteis.
b) Sinais visuais regularmente dispostos.
c) Símbolos gráficos utilizados no sistema de escrita ideográfico.
d) São as mais antigas escritas.

04 – O que mudou no relacionamento de Gudea e o narrador?
      Eles cresceram, hoje Gudea é o príncipe e ele seu escriba favorito.
      Quando crianças não existia diferenças.

www.armazemdetextos.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário