HISTÓRIA: EXAME E PONTUAÇÃO
(Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo)
Quindim, o rinoceronte enorme que fugiu
do circo, foi mesmo parar nas matas do Sítio de Dona Benta e, aos poucos, se
integrando àquela turma tão divertida. Foi ele quem transportou a boneca
Emília, as crianças do Sítio e o Visconde para o País da Gramática.
Junto com a Turma do Sítio do Pica-pau
Amarelo, você vai estudar um pouco mais sobre PONTUAÇÃO – um estudo prazeroso e
cheio de surpresas! Você poderá aprender e se divertir ainda mais, lendo o
livro “Emília no País da Gramática”.
– E agora? – disse Narizinho. – Dona
Sintaxe nos mandou brincar – mas brincar de que, nesta cidade de palavras? Uma
ideia! Vamos ver a Pontuação! Onde fica a Pontuação, Quindim?
–
Aqui perto, num bazar. Eu sei o caminho – respondeu o paquiderme.
No tal bazar encontraram os Sinais de Pontuação, arrumados em
caixinhas de madeira, com rótulos na tampa. Emília abriu uma e viu só Vírgulas dentro.
– Olhem que galanteza! – exclamou. –
Vírgulas, vírgulas e mais vírgulas! Parecem bacilos do cólera-morbo, que Dona
Benta diz serem virgulazinhas vivas.
Emília despejou um monte de Vírgulas na
palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.
– Essas vírgulas servem para separar as
Orações Independentes das Subordinadas – explicou ele – e para mais uma porção
de coisas. Servem sempre para indicar uma pausa na frase. A função delas é
separar de leve.
Emília soprou um punhadinho de Vírgulas
e abriu outra caixa. Era a do Ponto e
Vírgula.
– E estes, Quindim, estes casaizinhos
de Vírgula e Ponto?
– Esses também servem para separar. Mas
separam com um pouco mais de energia do que a Vírgula sozinha. Emília despejou
no bolso de Pedrinho todo o conteúdo da caixa. – E estes aqui? – perguntou em
seguida, abrindo a caixinha dos Dois
Pontos.
– Esses servem para separar, porém com
maior energia ainda do que o Ponto e vírgula.
Metade daqueles Dois pontos foram para
o bolso do menino. Emília abriu uma nova caixa.
– Oh, estes eu sei para que servem! –
exclamou ela, vendo que eram Pontos
finais. – Estes separam de uma vez – cortam. Assim que aparece um deles na
frase, a gente já sabe que a frase acabou. Finou-se...
Em seguida abriu a caixa dos Pontos de interrogação.
– Ganchinhos! – exclamou. – Conheço-os
muito bem. Servem para fazer perguntas. São mexeriqueiros e curiosíssimos.
Querem saber tudo quanto há. Vou levá-los de presente para Tia Nastácia.
Depois chegou a vez dos Pontos de exclamação.
– Viva! – gritou Emília. – Estão cá os
companheiros das Senhoras Interjeições. Vivem de olhos arregalados, a
espantar-se e a espantar os outros. Oh! Ah!!! Ih!!!!!
A caixinha imediata era a das Reticências.
– Servem pra indicar que a frase foi
interrompida em certo ponto – explicou Quindim.
– Não gosto de Reticências – declarou
Emília. – Não gosto de interrupções. Quero todas as coisas inteirinhas – pão,
pão, queijo, queijo – ali na batata! – E, despejando no assoalho todas aquelas
Reticências, sapateou em cima.
Depois abriu outra caixa e exclamou com
cara alegre: – Oh, estes são engraçadinhos! Parecem meias-luas...
Quindim explicou que se tratava dos Parênteses, que servem para encaixar
numa frase alguma palavra, ou mesmo outra frase explicativa, que a gente lê
variando o tom da voz.
– E aqui, estes pauzinhos? – perguntou
Emília abrindo a última caixa.
– São os Travessões, que servem no começo das frases de diálogo para mostrar
que é uma pessoa que vai falar. Também servem dentro de uma frase para pôr em
maior destaque uma palavra ou uma Oração.
– Que graça! – exclamou Emília. –
Chamarem Travessão a umas travessinhas de mosquito deste tamanhinho! Os
gramáticos não possuem o “senso da medida”.
Quindim olhou-a com o rabo dos olhos.
Estava ficando sabida demais...
Adaptado. LOBATO,
Monteiro. Emília no País da Gramática.
São Paulo, Globo,
2008.
Glossário:
Bacilo –
bactéria em forma de bastonete
Cólera-morbo –
doença infecciosa aguda, contagiosa, em geral epidêmica, caracterizada por
diarreia abundante, prostração e cãibras.
Entendendo o texto:
01 – Qual era o nome do
rinoceronte que fugiu do circo? E onde ele foi para?
Chama-se Quindim.
E foi parar na mata do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
02 – Quais os sinais de
pontuação que iremos aprender junto com a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo?
São os sinais de
pontuação: vírgulas; ponto e vírgula; dois pontos; pontos finais; pontos de
interrogação; pontos de exclamação; reticências; parênteses e travessões.
03 – Retire do texto o
trecho em que Quindim explica onde fica a Pontuação.
“– Aqui perto, num bazar. Eu sei o
caminho”.
04 – No 4° parágrafo “– Aqui
perto, num bazar. Eu sei o caminho – respondeu o paquiderme.”, a quem o termo destacado faz referência?
Justifique o uso desta palavra.
Refere-se ao
rinoceronte. Significa animal de pele espessa.
05 – Numere os parágrafos e
identifique que termo os pronomes destacados substituem.
a) – “Emília despejou um
monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.” (7° parágrafo)
Substituem as
vírgulas.
b) – “– Essas vírgulas
servem para separar as Orações Independentes das Subordinadas – explicou ele – e para mais uma porção de
coisas.” (8° parágrafo)
Substituem o
rinoceronte.
c) – “– Conheço-os muito bem.” (16° parágrafo)
Substituem os
pontos de interrogação.
d) – “Quindim olhou-a com o rabo dos olhos.” (27°
parágrafo)
Substituem a
Emília.
06 – Por que, no 16º
parágrafo, Emília afirma que os pontos de interrogação são “mexeriqueiros” e “curiosíssimos”?
Porque eles servem para fazer perguntas.
07 – O que Emília quis dizer
no trecho “Quero todas as coisas inteirinhas – pão, pão, queijo, queijo – ali
na batata!” (21º parágrafo)?
É que ela não gosta das reticências.
Porque servem para interromper a frase em certo ponto.
08 - No parágrafo 14°, está
o ponto que a Emília conhece. Qual sinal de pontuação é essa?
É o pontos finais.
09 – Na frase: “– Viva! –
gritou Emília. – Estão cá os companheiros das Senhoras Interjeições. Vivem de
olhos arregalados, a espantar-se e a espantar os outros. Oh! Ah!!! Ih!!!!! Qual
é o sinal de pontuação e em que parágrafo está?
É os pontos de exclamação, e está no 17°
parágrafo.
10 – Qual é o sinal de
pontuação, quando a Emília disse: “—Oh, estes são engraçadinhos! Parecem
meias-luas.”?
São os parênteses.
Na comunicação oral, utilizamos um
conjunto de recursos – entonação, pausas, melodia, silêncios. Na escrita, estes
recursos são representados pelos SINAIS
DE PONTUAÇÃO.
Os sinais de pontuação servem para
estruturar as frases e conferir ritmo e sentido ao que se deseja transmitir.
Vamos sistematizar algumas noções sobre pontuação, exemplificando com trechos
do texto “Exame e Pontuação”.
PONTO
(.)
Usado para indicar o final de uma frase
declarativa. “Emília despejou um monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as
ao rinoceronte.” (5º parágrafo)
TRAVESSÃO
(–)
São utilizados na reprodução de
diálogos. “– Esses também servem para separar. Mas separam com um pouco mais de
energia do que a Vírgula sozinha.” (9° parágrafo).
PONTO
DE EXCLAMAÇÃO (!)
Um sinal de pontuação que enfatiza as
seguintes emoções: surpresa, espanto, entusiasmo, raiva, dor. “– Viva! – gritou
Emília. – Estão cá os companheiros das Senhoras Interjeições. Vivem de olhos
arregalados, a espantar-se e a espantar os outros. Oh! Ah!!! Ih!!!!!” (17º
parágrafo)
PONTO
DE INTERROGAÇÃO (?)
É usado para fazer perguntas. “– E
estes, Quindim, estes casaizinhos de Vírgula e Ponto?” (8º parágrafo)
VÍRGULA
(,)
É usada para marcar uma pausa do
enunciado. “No tal bazar encontraram os Sinais de Pontuação, arrumados em
caixinhas de madeira, com rótulos na tampa.” (3º parágrafo)
RETICÊNCIAS
(...)
Usada para indicar que a ideia que se
pretende exprimir não se completa com o término gramatical da frase, e deve ser
suprida pela imaginação do leitor. “Estava ficando sabida demais...” (9º
parágrafo).
www.armazemdetextos.blogspot.com.br
Amei Parabéns muito obrigado pelas respostas amei !!!😘😚
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirVc e da nações
Excluirlgl
ResponderExcluirEu não entendi a 5 questão é pra botar o que tá escrito
ResponderExcluirAMEI AJUDOU MUITO OBRIGADA 😘
ResponderExcluirAmei😘mto obgd♡
ResponderExcluirMuito obrigado!
ResponderExcluirthankyou
ResponderExcluirMuuuuuuuuuuito bom Obrigada
ResponderExcluirQuantos parágrafo tem o texto?
ResponderExcluir