segunda-feira, 8 de outubro de 2018

FÁBULA: O PAPAGAIO E A BORBOLETA - TRADUÇÃO TATIANA BELINKY - COM GABARITO

Fábula: O papagaio e a borboleta
           Tatiana Belinky
                     

Um papagaio, pipa de papel,
Subindo até as nuvens percebeu
No vale, lá embaixo,
Uma borboletinha; e gritou-lhe então:
--- Mal posso te enxergar daqui, creias ou não!
Eu acho que tu me invejas voar tão alto assim!
--- Invejo-te, eu? Eu não!
E tu não tens razão
De te vangloriares: voas alto sim,
Mas voas preso a um fio, e a vida assim
Está distante da felicidade.
Já quanto a mim
É bem verdade
Que eu voo baixo: mas voo em liberdade:
Esvoaço e adejo
Onde eu desejo!
Nem como tu, tal qual um bobalhão,
Me gabo sem razão!

                 
krilov, Fábulas russas, tradução Tatiane Belinky, Melhoramentos
Vocabulário:
Creias: acredites
Vangloriares: gabares, contares vantagens
Esvoaço, adejo: dou voos curtos, bato as asas

Entendendo a Fábula:

01 – Que capacidade ou habilidade as duas personagens, da fábula, possuíam em comum? Como você pode comprovar sua resposta?
      Elas podem voar. “Mas voar preso a um fio / Que eu voo baixo; mas voo em liberdade”.

02 – Qual personagem provocou o diálogo? Justifique sua resposta com elementos do texto.
      O papagaio; “Mal posso te enxergar daqui; creias ou não!”

03 – Qual a localização (espaço) das personagens?
      No vale.

04 – Por que o papagaio provocou o diálogo?
      Porque ele achou ser mais esperto e importante, pela altura que estava.

05 – O que você acha que a borboleta quis dizer quando falou “nem como tu, tal qual um bobalhão, me gabo sem razão.
      Que ela não era boba, e seus voos eram livres.

06 – Assinale os três provérbios que comprovam que o ensinamento transmitido pela fábula à sabedoria popular:
·        Antes só do que mal acompanhado
·        Em boca fechada não entra mosquito.
·        Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
·        A palavra é prata, o silêncio é ouro.
·        Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

07 – Em sua opinião, que tipo de pessoa, age como o papagaio? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Pessoa maldosa, para intimidar, humilhar e rebaixar seu próximo.

08 – Por que você acha que a borboleta chamou o papagaio de bobalhão?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: porque ele queria ser mais melhor do que a borboleta.

09 - Alguém algum dia, já lhe fez alguma provocação fazendo você se sentir humilhado? Conte como foi e como você se sentiu.
      Resposta pessoal do aluno.

10.Qual das personagens você acha que agiu corretamente? Justifique sua resposta.
      Borboleta. Porque ela falou com a razão e sem ofender ou humilhar o papagaio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário