Reportagem: Um ensino diferente – Fragmento
Com
mais de oito milhões de jovens frequentando o Ensino Médio em todo o Brasil,
desafio é criar uma educação inovadora e atraente
Com a proposta de incentivar as redes
estaduais de educação a diversificar os currículos escolares e tornar a escola
um espaço mais atraente para os alunos, o Ministério da Educação (MEC) criou o
projeto Ensino Médio Inovador. Pela proposta, as instituições de ensino
participantes podem incluir, na grade de aula, atividades que integrem educação
escolar e formação cidadã.

Iniciada neste ano, participam dessa
primeira etapa do projeto 357 escolas em todo o Brasil, totalizando mais de
296312 alunos matriculados. O Paraná é o Estado com maior número de escolas
participantes, com 84 instituições, seguido do Pará, que possui 34. O MEC
convidou todos os Estados, mas apenas 17, e o Distrito Federal, toparam aderir
ao novo modelo de Ensino Médio, que somou recursos de R$ 22,6 milhões,
destinados pelo governo federal.
No Ensino Médio Inovador, uma das
mudanças sugeridas pelo MEC é o aumento da carga horária de aulas, que passa
das atuais 2400 horas para 3000 horas ao final dos três anos letivos. Outra
mudança é a possibilidade de deixar o aluno escolher, pelo menos, 20% da grade
curricular que irá estudar, dentro das atividades que a escola oferece. Também
faz parte da proposta incluir aulas em laboratórios, valorizar a leitura e
garantir formação cultural.
Ilka Madeira Basto, que está na
coordenação de Ensino Médio do Ministério da Educação, explica que o programa
tem alguns indicativos a serem seguidos, que garantem as disciplinas básicas,
como Língua Portuguesa e Matemática. “Quando falamos de ‘inovador’, esperamos
que a escola tenha a oportunidade de adequar e pensar a educação de acordo com
a sua realidade local, tendo os eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura”,
fala Ilka. Entre as atividades oferecidas pelas escolas estão oficinas de hip-hop,
rádio escola, banda fanfarra e instalações de cineclubes.
No Amapá, oito escolas foram
contempladas com o projeto, quatro em Macapá e quatro em Santana, cidade a 20
quilômetros da capital. O projeto foi inicialmente implantado em conjunto com avaliações
anteriores do Ensino Médio da região. A carga horária da escola foi ampliada
para 3600 horas e cada unidade trabalha de forma diferente com o projeto, de
acordo com a realidade de cada localidade. “O maior avanço diz respeito à
evasão escolar, que diminuiu consideravelmente. Uma grande conquista também é o
aumento de participações em olimpíadas (de Matemática e Português) e nos
índices do ENEM. Além disso, acreditamos que o projeto trabalha o aluno
enquanto cidadão e membro de uma comunidade”, conta o gerente do Núcleo do
Ensino Médio de Macapá e Região (AP), Antônio Carlos Favacho. As ações
realizadas nas escolas do Amapá incluem aulas de teatro, implantação de salas
específicas para o uso de diversas mídias (midiatecas) e exibição de filmes, além
de permitir que a escola fique aberta à comunidade nos finais de semana. “Além
disso, fornecemos treinamento específico para os professores. Acreditamos que o
Ensino Médio Inovador contempla tanto alunos quanto professores”, diz Antônio.
Pelo Brasil, além do Ensino Médio
Inovador, outras propostas de “revolucionar” a educação acontecem. A seguir,
você confere duas iniciativas, feitas no Paraná e Ceará, com a intenção de ter
um espaço educativo construído por alunos e professores.
Transformando
experiência em conhecimento
Em Curitiba (PR), materiais didáticos
são criados a partir das experiências vivenciadas nas salas de aulas.
Ainda hoje, salvo raras exceções, o
modelo vigente de educação no Brasil carrega heranças do período medieval, em
que a Igreja era detentora de todo o conhecimento e transmitia as orientações
que julgava necessárias para o povo. [...]
Na contrapartida desse modelo
tradicional de educação, um programa realizado no Paraná tem gerado ótimas experiências
e resultados para os alunos, professores e estudiosos da educação. Trata-se do
“Projeto Folhas”, criado a partir da necessidade de produzir materiais
didáticos que fossem frutos das experiências vivenciadas nas salas de aulas por
professores atuantes na educação básica e pública do Estado. “Acredito que por
serem registros de suas experiências cotidianas, em sala de aula, as
publicações refletem, ao mesmo tempo, as dificuldades enfrentadas no ensino de
determinados conteúdos e as alternativas metodológicas criativas encontradas
pelos professores. Esse processo é então registrado no ‘Folhas’ e socializado
com outros professores que diariamente passam por situações semelhantes e
encontram nesses textos um suporte pedagógico que os auxilie também”, relata um
dos coordenadores do projeto, o professor Marcelo Cabarrão.
[...]
Conhecimento
técnico
Em Fortaleza (CE), escola prepara
estudantes para o mercado de trabalho.
Foi-se o tempo em que os estudantes
preocupavam-se apenas com as provas e trabalhos da escola. Na rotina das
instituições de ensino profissionalizantes, os alunos buscam. Além do
aprendizado tradicional, conhecimentos que possam orientá-los para o mercado de
trabalho. Na escola de ensino profissionalizante Marwin, localizada no Bairro
Pirambu, em Fortaleza (CE), essa é a realidade dos estudantes de Ensino Médio.
No Marwin, os alunos estudam em dois
turnos (manhã e tarde) e têm aulas tradicionais aliadas ao conhecimento de um
curso técnico que escolhem no ato da matrícula. No total são nove aulas todos
os dias. A instituição oferece cursos de Enfermagem, Informática e Turismo
desde março de 2009. Este ano, os alunos também puderam escolher entre
Modelagem e Vestuário ou Hospedagem.
A grade curricular dispõe que os
estudantes vejam as disciplinas do Ensino Técnico juntamente com as disciplinas
tradicionais de forma integrada. Dessa forma, durante a manhã os alunos podem
estudar Matemática e depois uma disciplina de Informática, por exemplo. No último
ano, os alunos fazem um estágio supervisionado organizado pela escola, que os
encaminha a uma determinada instituição. As aulas de campo reforçam o
aprendizado, já que os alunos têm a possibilidade de conhecer empresas de sua
área de atuação.
A estudante de Vestuário Paula
Franciar, de 15 anos, diz que o curso profissionalizante é uma oportunidade
única para garantir um futuro melhor para ela, pois as possibilidades de entrar
logo no mercado de trabalho são maiores com os conhecimentos adquiridos no
curso.
[...]
A coordenadora Maria do Socorro do
Amaral aponta que a escola possibilita um amadurecimento aos alunos e uma
preparação melhor para o ingresso na universidade. “O aluno fica mais preparado
para enfrentar os desafios do cotidiano”, diz. A coordenadora comenta que um
dos destaques da escola Marwin é o projeto Diretor da Turma, no qual cada
professor é responsável por uma sala de aula. Assim, cada docente acompanha o
rendimento dos alunos e entra em contato coma família para informa-los do
resultado dos estudantes. A coordenadora informa ainda que o projeto é eficaz,
pois os docentes têm tempo de se dedicar a ele já que também estão na escola em
tempo integral.
Vinícius Gallon
(Virajovem Curitiba, PR), Caroline Brito (Virajovem Fortaleza, CE), Sâmia
Pereira (Virajovem São Paulo, SP) e Rafael Stemberg. Um ensino diferente.
Revista Viração, n° 67, p. 18-21, edição especial, 2010.
Fonte: Universos –
Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 9º ano – Camila Sequetto
Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª
edição, 2015. p. 191-193.
Entendendo a reportagem:
01 – Qual é o principal
objetivo do projeto Ensino Médio Inovador, de acordo com o texto?
A – Aumentar o número de
escolas participantes em todo o país para atingir todas as 27 unidades da
federação.
B – Focar exclusivamente na
preparação dos alunos para o ENEM e olimpíadas de conhecimento.
C – Incentivar as
redes estaduais a diversificar os currículos e tornar a escola um espaço mais
atraente para os alunos.
D – Oferecer aulas de hip-hop,
rádio escola e cineclubes para entreter os alunos.
02 – De acordo com a
reportagem, qual é a principal mudança na carga horária de aulas proposta pelo
Ensino Médio Inovador?
A – A carga horária é reduzida
para 2000 horas, permitindo que os alunos tenham mais tempo para atividades
extracurriculares.
B – O projeto não altera a
carga horária, apenas a distribuição das disciplinas ao longo do ano.
C – A carga horária
é aumentada de 2400 horas para 3000 horas ao final dos três anos letivos.
D – A carga horária passa de
2400 horas para 3600 horas em todas as escolas participantes.
03 – Um dos indicativos do
programa 'Ensino Médio Inovador' é a oportunidade da escola adequar e pensar a
educação de acordo com a sua realidade local, tendo como eixos principais:
A – Esportes, artes,
tecnologia e sustentabilidade.
B – Trabalho,
ciência, tecnologia e cultura.
C – Matemática, redação,
laboratórios e projetos de pesquisa.
D – Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
04 – Segundo a reportagem,
qual foi um dos maiores avanços do projeto no Amapá?
A – A diminuição
considerável da evasão escolar.
B – A abertura de novas
escolas em Santana, cidade a 20 quilômetros da capital.
C – O fornecimento de
treinamento específico para os professores de todas as escolas do estado.
D – A criação de novos cursos
profissionalizantes para os alunos.
05 – Qual é a principal
proposta do 'Projeto Folhas', de Curitiba (PR)?
A – Produzir
materiais didáticos a partir das experiências vivenciadas nas salas de aulas
por professores.
B – Adotar um modelo de
educação tradicional, focado em conteúdos específicos.
C – Incentivar as olimpíadas
de Matemática e Português nas escolas da região.
D – Fazer os alunos estudarem
em dois turnos para aprimorar os conhecimentos técnicos.
06 – Como a Escola de Ensino
Profissionalizante Marwin, em Fortaleza (CE), organiza a grade curricular para
seus estudantes?
A – Os estudantes
veem as disciplinas do Ensino Técnico juntamente com as disciplinas
tradicionais de forma integrada.
B – Os alunos fazem um estágio
supervisionado no primeiro ano para conhecerem a área de atuação.
C – Os alunos estudam as
disciplinas tradicionais pela manhã e os cursos técnicos à tarde, de forma separada.
D – A escola foca apenas em
disciplinas do Ensino Técnico, eliminando as disciplinas tradicionais.
07 – Qual é a função do
projeto 'Diretor da Turma' na escola Marwin, em Fortaleza (CE)?
A – Selecionar os alunos mais
talentosos para participarem de olimpíadas e competições externas.
B – Permitir que
cada professor seja responsável por uma sala de aula, acompanhando o rendimento
dos alunos e o contato com a família.
C – Atribuir um aluno monitor
para cada sala, responsável por auxiliar os colegas com dificuldades.
D – Organizar as aulas de
campo e os estágios supervisionados dos alunos.