sexta-feira, 8 de julho de 2022

REPORTAGEM: FICADAS E ROLOS - ADRIANE SCHULTZ - REVISTA ATREVIDA - COM GABARITO

 Reportagem: Ficadas e rolos

          Gostar de alguém: saiba como lidar com esta situação e esquecer o garoto de vez!                    

03/04/2012 postado às 14h30 por Adriane Schultz

        Não é nada fácil gostar de alguém e não ser correspondida, né? A Atrê ajuda você a superar a dor do coração partido sem tanto sofrimento!

        Você é completamente apaixonada por um garoto [...] e sabe que não existe mais a mínima chance de ficar com ele, mas mesmo assim não consegue ficar um minuto sem pensar nele... Você sabe que isso não é nada saudável, afinal ele não te quer! Mas... calma, a gente sabe como é estar nesta situação! Você sabe muito bem que não pode pensar nele, mas pensa, mesmo sem querer! Sabe por quê? A gente não manda no coração. Apaixonar-se é fácil, mas esquecer é muuuuuito difícil! Depende bastante de um bom esforço da sua parte e, claro, de paciência para esperar o tempo curar as cicatrizes. A Atrê dá dicas que vão ajudar você a pensar cada vez menos no gato até esquecê-lo de vez, sendo ele ex-namorado, ex-ficante ou simplesmente uma paixão platônica!

        1 – Mantenha distância.

        É muito complicado esquecer alguém que você convive e conversa o tempo todo! Por isso, o importante, neste momento, é manter-se o mais distante que puder: [...] Também não precisa fingir que não o conhece e passar reto por ele. Se ele faz isso com você, não se rebaixe a ponto de fazer igual. Além disso, passar reto pode fazer com que ele pense que você está toda magoada e chateada com ele. Não se entregue! Saiba ser educada, mesmo que por dentro você esteja morrendo de raiva! [...] Se pode evitar uma convivência, ótimo. Mas não deixe de ir a festas de amigos ou encontros da galera só porque ele vai estar presente. Não deixe de fazer as suas coisas por causa dele. Com certeza, esse cara não merece!

        2 – Corte contatos.

        [...] Proíba-se de perseguir o gato pelas redes sociais ou ficar iludida esperando uma mensagem dele! Leia esta matéria 1.000.000 de vezes quando estiver pensando em dar um pulinho na página dele para fuçar. Isso não faz bem para a saúde de nenhuma garota, ok?! Ninguém merece ver as fotos em que ele foi marcado, descobrir onde e com quem esteve no final de semana ou ver aqueles recadinhos bobos de meninas que possam estar afim dele! Poupe-se de passar nervoso e lembre-se de que, para esquecê-lo, precisa parar de saber da vida dele! Se for preciso, bloqueie temporariamente o garoto no Facebook e MSN, ou saia por um tempinho das redes sociais. Assim, não vai ter chance de você saber que ele está on-line e sentir o coração disparar só de ver ele entrando no MSN.

        3 – Distancie-se das lembranças, mas não as jogue no lixo!

        [...] Você não precisa rasgar todas as fotos, nem jogar no lixo as cartas antigas ou os presentes que ele já te deu! Apenas, se distancie de tudo isso por um tempo, pois não vale a pena jogar nas recordações e passar horas chorando e pensando que tudo aquilo não irá voltar. Você não merece isso! Se não conseguir parar de olhar fotos antigas, guarde todas as lembranças em uma caixa e peça a uma amiga que guarde na casa dela. Só peça a ela a caixa de volta depois de uns meses, quando se sentir mais tranquila, ok?

        4 – Desabafe com as amigas.

        [...] O ideal nessas horas é chorar e desabafar com as amigas! Depois disso, com certeza, seu coração vai ficar mais leve! Mas não deixe essa deprê tomar conta do seu dia a dia, ok? Programe uma sessão de cinema com as BFFs,(sigla derivada da expressão best friend forever, ou melhor amiga para sempre, em português) um passeio ao shopping ou até uma viagem rápida. Faça um esforço para manter sua mente ocupada. Recaídas acontecem! Não se sinta culpada se de repente acordar e sentir vontade de chorar... Acontece!

        5 – Viva sua vida!

        Chegou a hora de olhar para si mesma! Resolva pendências, faça coisas que já estava para fazer há um tempo e deixou para depois... Dedique-se mais à escola, lendo livros e conversando com os colegas. Comece a prestar mais atenção naquele carinha que sempre te olhou diferente e você nunca deu bola! Quem sabe não vira romance?

Disponível em: http://atrevid.uol.com.br/arrasa/ficadas-e-rolos/gostar-de-alguem-saiba-como-lidar-com-esta-situacao-e-esquecer-o-garoto-de-vez/4519. Acesso em: 12 mar. 2015.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 44-7.

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Atrê: abreviação de Atrevida, nome da revista onde o artigo foi publicado.

·        MSN: nome de um programa de comunicação instantânea por texto (bate-papo) pela internet.

·        Deprê: abreviação de depressão.

·        BFF: sigla derivada da expressão best friend forever (ou melhor amiga para sempre, em português).

02 – O texto que você leu aparece em uma coluna fixa denominada “Ficadas e rolos”, de uma revista feminina para adolescentes.

a)   Qual é o assunto eleito para a coluna neste número?

Dicas sobre como superar uma paixão não correspondida.

b)   Considerando o conteúdo do texto, e levando em conta o título da coluna, qual é o objetivo que se dá para ela?

O objetivo da coluna é falar sobre problemas concernentes à relação afetiva entre adolescentes.

c)   Será que o título da coluna, considerando o seu objetivo, seria o mesmo se estivesse em uma revista masculina? Explique.

Esta questão visa à participação dos meninos na discussão, de modo a possibilitar às meninas conhecer mais sobre o universo masculino e aos meninos compartilhar o universo deles.

03 – Na matéria, a repórter aponta cinco atitudes importantes para esquecermos alguém de quem ainda gostamos.

a)   Essas atitudes indicam algumas outras indesejáveis ou inadequadas que temos a tendência de ter nesta fase. De acordo com o texto, quais são as atitudes indesejadas?

Tentar se reaproximar da pessoa que nos deu um fora, ficar seguindo essa pessoa em redes, sociais, ficar remexendo em coisas que lembram essa pessoa (como fotos, bilhetes, etc.), guardar sua tristeza só para si, deixar de fazer as coisas e de viver normalmente.

b)   Você concorda com os cinco conselhos dados para evitar essas atitudes e esquecer alguém? Teria algum outro para apresentar?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Você diria que esses conselhos para esquecer são válidos para garotos e garotas? Seria dito o mesmo se a matéria estivesse em uma revista masculina? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Como você resumiria em uma frase o que, segundo a matéria, deve ser feito para esquecer uma pessoa de quem se gosta?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Devemos seguir a vida adiante e evitar qualquer contato com a pessoa e com coisas que nos fazem lembrar dela (redes sociais, fotos, cartas...).

06 – Você acredita que esquecer alguém de quem se gosta – seja um ex-namorado ou ex-namorada, seja um ou uma “ficante” – é mais fácil para os garotos do que para as garotas? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Assinale a alternativa que esclarece que tipo de informação a matéria pretende apresentar ao leitor:

     Informações sobre a experiência pessoal que a repórter tem sobre o assunto.

·        Conselhos ou orientações que a repórter e seus colaboradores podem dar sobre o que fazer na situação apresentada.

·        Opinião da repórter sobre o assunto tratado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário