Conto: Circuito fechado (1)
Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia,
sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel,
espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme
para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata,
paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de
cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato,
bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e
poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas,
blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com
plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e
fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques,
memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros,
cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta,
projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz,
papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos,
talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos.
Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo
de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de
anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e
caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal,
cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos.
Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos,
talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro.
Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa,
sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama,
travesseiro.
RAMOS, Ricardo.
Circuito fechado: Contos. Rio de Janeiro: Record, 1978. p. 21-22.
Fonte: Livro Língua Portuguesa –
Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 103-4.
Entendendo o conto:
01 – Que impressão você teve
ao ler o texto “Circuito fechado”?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: À
primeira vista, o texto parece ser apenas uma enumeração de palavras e
expressões. Porém, à medida que se avança na leitura atenta, concluímos que se
trata de um texto do gênero conto.
02 – Qual é enredo desse
conto?
O cotidiano de uma pessoa.
03 – Em geral, verbos, advérbios
e locuções adverbiais constroem a sequência temporal de uma narrativa.
a) O autor usou esse recurso no conto que você acabou de ler?
Não.
b) Que recursos linguísticos ajudam o leitor a perceber a sequência temporal de “Circuito fechado”?
A repetição de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas que
sugerem ações rotineiras, que fazem parte do dia-a-dia.
04 – Se você conseguiu
perceber o enredo, ou seja, a sucessão de fatos que acontecem em determinado
tempo e lugar, sabe que deve haver uma personagem em “Circuito fechado”. Quem é essa personagem e quais são suas
características? Justifique.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Pode-se identificar uma personagem do sexo masculino com
base na nomeação de alguns de seus objetos de uso pessoal, como creme de
barbear, pincel, gilete, cueca, camisa, abotoaduras, calça, gravatas, paletó,
etc. Trata-se de um executivo/publicitário, provavelmente é uma pessoa de
classe média.
05 – O conto “Circuito
fechado” foi publicado pela primeira vez em 1972. Se tivesse sido escrito
atualmente, quais elementos/objetos poderiam fazer parte do cenário descrito?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Celular, boxe de banheiro, banheira de hidromassagem,
computador, notebook, laptop, aparelho de som, TV, vídeo game, DVD, fone de
ouvido, controle remoto, etc.
06 – Determine:
a) O tempo cronológico da narrativa.
Um dia na vida de uma pessoa (manhã, tarde e noite).
b) Os espaços.
Casa, automóvel, local de trabalho da personagem, táxi, restaurante.
07 – Toda história pressupõe
um leitor (real ou imaginário) e é contada de um ou mais pontos de vista. Nesse
conto, qual é o foco narrativo, ou seja, a história é contada a partir de que
ponto de vista? Responda no caderno.
a) O próprio personagem conta o que fez e o que pensa.
b)
Um narrador conta o que observa,
enumerando palavras e expressões relacionadas a ações cotidianas.
c) Não é possível determinar um foco narrativo. Há vários.
d) Quem narra também participa dos acontecimentos do enredo.
e) Pela sua estrutura, o conto dispensa um narrador.
08 – Que ações se repetem?
Explique.
Hábitos de
higiene, de tomar café, fumar, telefonar, escrever. Isso fica claro a partir da
repetição das palavras e expressões associadas a essas ações.
Preciso de ajuda. Por que o autor optou por usar substantivos e não palavras de outra classe gramatical para construir o texto? Se puder me ajudar agradeço.
ResponderExcluir