Poema: A felicidade bate à sua porta
Sebastião Nunes
Todo mundo é feliz
nos anúncios de cigarro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de bebida.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de carro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de tudo.
A melhor garota propaganda
da publicidade
é a felicidade.
NUNES, Sebastião.
Somos todos assassinos. Belo Horizonte/Sabará: Dubolso, 1980, p. 63.
Poema
é um texto geralmente organizado em versos
e estrofes. Verso é cada linha do
poema. Cada conjunto de versos é chamado de estrofe.
Alguns recursos costumam ser empregados
na construção de um poema. São eles ritmo, rima, sonoridade, musicalidade e
expressividade por meio da escolha de palavras.
Ritmo
é a sucessão de sons que se repetem regularmente, com acentos fortes e fracos. Rima é a repetição de sons semelhantes
no final das palavras ou no final de dois ou mais versos. Sonoridade é a qualidade do que é sonoro, que se destaca pelo som,
agradável ou não.
Uma das características da poesia
contemporânea é o uso de versos brancos
(sem rimas) e versos livres (sem
métrica). A voz que fala no poema é chamada de eu lírico ou eu poético.
O eu lírico ou poético é uma criação do autor do poema, mas não deve ser
confundido com ele.
Fonte: Livro Língua
Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016.
p. 31-2.
Entendendo o poema:
01 – Baseando-se nas
informações acima, responda:
a) Quantos versos e quantas estrofes tem o poema “A felicidade bate à sua porta”?
Tem duas estrofes e onze versos.
b) Esse poema contém rimas? Quais?
Sim. As rimas são carro/cigarro; publicidade/felicidade.
02 – Qual o tema do poema?
A promessa de
felicidade presente nos anúncios publicitários, que tentam convencer o
consumidor de que comprar traz felicidade. Essa afirmação tem um tom irônico no
poema, em que o autor satiriza a linguagem publicitária.
03 – Entre as alternativas
abaixo, qual não se refere ao poema
de Sebastião Nunes?
a) São usados recursos poéticos como repetição, ritmo, sonoridade.
b) Uma das funções desse poema é convencer o leitor dos aspectos negativos da publicidade.
c) Trata-se de um poema lírico, pois a voz que fala (o eu poético) expressa emoções e sentimentos pessoais.
d) O eu poético tem a intenção de negar a promessa de felicidade anunciada no título do poema.
Alternativa c. O
poema é satírico.
04 – Segundo o poema “A felicidade bate à sua porta”, qual é
o argumento predominante na publicidade?
O apelo ao
sentimento de prazer e à busca de felicidade, que, segundo se apregoa, pode ser
alcançada facilmente.
05 – No poema, o que a
aquisição dos produtos anunciados representa?
A compra e o
consumo de produtos como carro, bebida e cigarro representam a felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário