Conto: Trem Fantasma
Moacyr Scliar
Afinal se confirmou: era leucemia
mesmo a doença de Matias, e a mãe dele mandou me chamar. Chorando, disse-me que
o maior desejo de Matias sempre fora passear de Trem Fantasma; ela queria
satisfazê-lo agora, e contava comigo. Matias tinha nove anos. Eu, dez. Cocei a
cabeça.
Não se poderia levá-lo ao parque onde
funcionava o Trem Fantasma. Teríamos de fazer uma improvisação na própria casa,
um antigo palacete nos Moinhos de Vento, de móveis escuros e cortinas de veludo
cor de vinho. A mãe de Matias deu-me dinheiro; fui ao parque e andei de Trem
Fantasma. Várias vezes. E escrevi tudo num papel, tal como escrevo agora. Fiz
também um esquema. De posse destes dados, organizamos o Trem Fantasma.
A sessão teve lugar a 3 de julho de
1956, às 21 horas. O minuano assobiava entre as árvores, mas a casa estava
silenciosa. Acordamos o Matias. Tremia de frio. A mãe o envolveu em cobertores.
Com todo o cuidado colocamo-lo num carrinho de bebê. Cabia bem, tão mirrado
estava. Levei-o até o vestíbulo da entrada e ali ficamos, sobre o piso de
mármore, à espera.
As luzes se apagaram. Era o sinal.
Empurrando o carrinho, precipitei-me a toda velocidade pelo longo corredor. A
porta do salão se abriu; entrei por ela. Ali estava a mãe de Matias, disfarçada
de bruxa (grossa maquilagem vermelha). Olhos pintados, arregalados. Vestes
negras. Sobre o ombro, uma coruja empalhada.(Invocava deuses malignos).
Dei duas voltas pelo salão, perseguido
pela mulher. Matias gritava de susto e de prazer. Voltei ao corredor.
Outra porta se abriu – a do banheiro,
um velho banheiro com vasos de samambaia e torneiras de bronze polido.
[...]
Saindo dali entrei num quarto de
dormir onde estava o irmão de Matias, como esqueleto (sobre o tórax magro,
costelas pintadas com tintas fosforescentes; nas mãos, uma corrente
enferrujada).
[...]
Assim era o Trem Fantasma, em 1956.
Matias estava exausto. O irmão
tirou-o do carrinho e, com todo o cuidado, colocou-o na cama.
Os pais choravam baixinho. A mãe quis
me dar dinheiro. Não aceitei. Corri para casa.
Matias morreu algumas semanas depois.
Não me lembro de ter andado de Trem Fantasma desde então.
Moacyr Scliar. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das
Letras, 1995. p. 316-317.
Entendendo o texto
01. O
gênero provém de uma esfera social, ou seja, ele é produzido a partir da
interação verbal (oral ou escrita) entre as pessoas que exercem uma mesma
atividade com a linguagem. Então, assinale a alternativa que indica a esfera a
que pertence o texto “O trem fantasma” de Moacyr Scliar.
(x) esfera cotidiana
( )
esfera publicitária
( )
esfera literária
( )
esfera escolar
( )
esfera jurídica
02. Os
textos do gênero conto, no decorrer de sua narrativa, sempre estão ligados a
alguma temática do cotidiano. Identifique qual é o assunto desse conto.
O trem fantasma.
03. Contemporâneo
é o tempo atual. Nesse caso, você considera esse conto como contemporâneo?
Explique o porquê a partir do contexto do texto e de sua temática.
Sim. Atualmente têm nos parques de diversões. Porque fala do trem fantasma “...Assim era o Trem Fantasma, em 1956.”
04.Qual era a
relação entre o narrador e Matias?
O narrador era amigo de Matias.
05.O que a mãe de Matias
doente pediu ao narrador?
Pediu para o narrador ajudá-la a
realizar um desejo de seu filho; ir no trem fantasma.
06. Após o pedido da mãe, o
que o narrador fez?
Foi no Trem Fantasma várias vezes e
escrevi tudo num papel e fiz também um esquema.
07.Além do narrador, quem são
os outros personagens do Trem fantasma?
Matias, os pais dele e o irmão.
08. Qual era a intenção
de todos eles ao fazerem aquilo?
Deixarem o Matias feliz, realizando um desejo.
09.Esse conto traz
ensinamentos. Em sua opinião quais?
Resposta pessoal.
10. O narrador
participa ou não da história? Retire um trecho do texto, para comprovar sua
resposta.
Sim, participa da história. É
narrador-personagem.
“...e a mãe dele mandou me chamar...”
11- O texto apresenta uma sequência de
fatos, com certa ordem cronológica dos acontecimentos. Sendo assim esse texto
pertence a qual sequência tipológica?
( ) expositiva
( x
) narrativa
(
) descritiva
( ) injuntiva
( ) argumentativa
Retire do texto
um trecho que comprove sua resposta:
“A mãe de Matias deu-me dinheiro; fui ao
parque e andei de Trem Fantasma. Várias vezes. E escrevi tudo num papel, tal
como escrevo agora. Fiz também um esquema. De posse destes dados, organizamos o
Trem Fantasma.”
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