segunda-feira, 18 de julho de 2022

CARTUM: OS DESMANDAMENTOS - LOR - COM GABARITO

 Cartum: Os desmandamentos

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8_sHClxrTgcr0_ERa6qXspK58tXchuCpn2SuGlsSzEyf0ZzsakQNkxKshRdVdywBrXiTYkwWezpuIMS8aP6hRG8OAcQcSQyBWt7ITMijwcM9G0tvxapvcE9x_FI43HMTaV0jTurIfVTzm5Wr3uM7Xd295HWd-3Zo9R8cHfxHgd9A8kIQnBgA1xElB/s1600/LOR.jpg 

LOR. Os desmandamentos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1992.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 17-8.

Entendendo o cartum:

01 – Interlocutor é cada uma das pessoas que participam de uma situação de comunicação. No cartum que você leu, quem são os interlocutores? Justifique sua resposta com elementos do cartum.

      Os interlocutores são uma professora de História que dá aula a respeito da Revolução Francesa e seus alunos, que respondem à pergunta feita por ela.

02 – As respostas dos alunos foram as esperadas pela professora? Justifique.

      Não. Os alunos deram exemplos de fatos que contradizem o que passou a ser garantido como direitos do cidadão a partir da Revolução Francesa, enfatizando a desigualdade, o desrespeito, os privilégios e a impunidade que, segundo eles, caracterizam a realidade dos trabalhadores.

03 – Em que consiste o humor do cartum?

      O efeito humorístico é provocado pela quebra de expectativa entre a pergunta da professora e as respostas dos alunos.

04 – Em sua opinião, o que pode ter motivado os alunos a farem essas respostas?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os alunos podem ser suficientemente informados e “politizados” para fazer as críticas que fizeram ao capitalismo, ao sistema político e econômico, à justiça, ao funcionamento de determinadas instituições governamentais, etc. usando a ironia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário